ALTERNATIVA

PMU vai endurecer fiscalização e punição aos sujismundos

Lídia Prata
Publicado em 15/05/2019 às 06:41Atualizado em 17/12/2022 às 20:48
Compartilhar

Jogo duro

Os sujismundos podem se preparar. Prefeitura irá endurecer ainda mais as regras – e multas – para quem for pego jogando lixo em local indevido. Foi o que garantiu o prefeito Paulo Piau à colunista. Decisão foi tomada a partir de sugestões do secretariado, na reunião de segunda-feira, quando a explosão dos casos de dengue na cidade dominou a pauta. Além disso, a Sesurb tem recolhido toneladas de lixo nos bairros e logo em seguida os mesmos locais estão entulhados de tranqueira novamente.

Viva a sujeira!

Os números de recolhimento de descarte em Uberaba chegam a ser inacreditáveis. Números oficiais já revelam a retirada de mais de 60 toneladas de lixo num único bairro. Em outra região da cidade foram necessárias 20 viagens de caminhões para retirar o lixo. Verdadeiro absurdo! Além de restos de material de construção, que só serve para dar moradia a escorpião, os fatídicos saquinhos de supermercados cheios de lixo doméstico também são descartados aos montes nos terrenos baldios. E são justamente estes que atraem roedores, baratas, escorpiões, quando não servem de criadouro para o mosquito da dengue...

Força-tarefa

Aproveitando o período de estiagem, o serviço de cata-treco e limpa-entulho da Sesurb será intensificado, com o objetivo de eliminar possíveis focos do Aedes. Mas, claro, não basta o Poder Público agir. É preciso que cada um de nós faça sua parte, cuidando do próprio quintal. Paralelamente, um mutirão da capina vai focar na limpeza dos terrenos públicos numa primeira etapa. Em seguida a Prefeitura vai limpar os terrenos particulares e mandar a conta aos proprietários. E não pense que sairá barato para os particulares: a Prefeitura vai fazer a cobrança, sob pena de protesto.

Agora vai

Sabe aquele esqueleto de prédio abandonado pela falida Encol, em frente do Colégio Marista? A Portal Construtora está assumindo a gestão da obra para terminar a construção. Segundo o empresário Roberto Velludo, cap da Portal, nessa primeira etapa estão sendo feitas atualizações necessárias ao projeto original, que era de 1995. Além disso, o prédio já foi dedetizado, assim como a piscina lavada, de onde foi retirado um palmo de lodo. Próximo passo será lavar a estrutura toda. Com isso, a vizinhança finalmente vai se livrar dos ratos, baratas, pombos, assim como dos drogaditos que usavam o local como “casa”. Em dois anos no máximo o prédio estará em condições de ser habitado, acredita Roberto.

De primeira

Em matéria de investimentos do setor da construção civil em Uberaba, um deles deve revolucionar o mercado local. Trata-se de um empreendimento voltado para a área da saúde, próximo ao Hospital Mário Palmério. No local, a Portal vai erguer um prédio de seis pavimentos destinado a clínicas, hospital-dia, consultórios compartilhados, restaurante, SPA, academia, laboratório, etc. Esse modelo é inédito por aqui, mas já existe em outras cidades de grande porte no país e no exterior.

Casa nova

Assinado pelo arquiteto Marcondes Nunes de Freitas, o projeto da sede do Parque Tecnológico de Uberaba foi apresentado esta semana ao prefeito Paulo Piau. Entre outras finalidades, o prédio vai abrigar startups e servir de laboratório para desenvolvimento de projetos na área de tecnologia. Projeto agora passa pela prova de fog a fase de orçamento, na Seplan.

Em alta

Sine municipal, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, fechou o mês de abril com 5.524 atendimentos prestados e 603 vagas captadas. Foi o mês de melhor desempenho do Sistema neste ano. No mês anterior, os atendimentos foram bem menores: 3.954, assim como o número de vagas preenchidas foi o menor do quadrimestre, apenas 171. De janeiro a abril o Sine captou um total de 1.570 vagas.

Emprego à vista

Somente ontem entrou no sistema do Sine a oferta de 255 vagas de emprego geradas pelas M Roscoe, responsável pela construção da fábrica da Cervejaria Petrópolis (leia-se Itaipava) na BR-050. De servente de pedreiro a auxiliar de departamento pessoal, a construtora está contratando mão de obra local.

Clima tenso

Discussão acirrada entre a superintendente de Ensino, Marilda Ribeiro, e servidora ligada ao Sind-UTE levou a sindicalista a necessitar de atendimento médico nessa terça-feira. A servidora foi socorrida por equipe do Samu, depois do bate-boca, e levada para hospital da cidade. Pois é. Numa repartição pública da área da Educação era de se esperar debate de ideias ou de posições ideológicas num nível de respeito e civilidade, sobretudo considerando a origem política de ambas: o Partido dos Trabalhadores.

Protesto

Vereador Agnaldo Silva usou a tribuna da Câmara Municipal para denunciar a desativação da Delegacia da Receita Federal em Uberaba, para ser transformada em mera agência de atendimento. Agnaldo já acionou o deputado Franco Cartafina para tentar evitar a medida, que trará enormes prejuízos ao desembaraço de mercadorias no Porto Seco e, por outro lado, à repressão ao contrabando, entre outros. Pois é. Só falta Uberaba perder mais essa...

Atualização

Fundadora e vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin, Janete Vaz estará em Uberaba hoje para o Encontro Regional de Gestão de Pessoas, à tarde, no Bookafé. Também virá à cidade nessa quarta-feira a especialista em programas de CRM para o varejo, Patrícia Barizon. A convite do Shopping Uberaba, ela vai falar aos lojistas sobre “Como transformar seus melhores clientes em embaixadores da sua loja”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por