ALTERNATIVA

Municípios ainda não assumiram custeio do Hospital Regional

Lídia Prata
Publicado em 10/05/2019 às 07:28Atualizado em 17/12/2022 às 20:39
Compartilhar

Pai nosso às avessas

Dos 27 municípios (incluindo Uberaba) que se comprometeram a custear 25% das despesas de manutenção do Hospital Regional somente 3 estão em dia. Dois municípios pagaram apenas duas parcelas em 2018 e outros 22 municípios continuam embromando para assinar o convênio e, consequentemente, até agora não repassaram um mísero centavo para o custeio do HR. No entanto, todos eles têm mandado pacientes para ser atendidos aqui. Como já era previsto, Uberaba está com praticamente todo o ônus de manter o Hospital Regional de portas abertas, contando com recursos do Governo Federal e olhe lá!

Vem que tem

Embora o maior número de pacientes atendidos pelo Hospital Regional nos primeiros quatro meses deste ano tenham sido de Uberaba, somando 6.962, outros municípios da região também se beneficiaram da estrutura do HR. Araxá, por exemplo, encaminhou 142 pacientes, enquanto Frutal teve 121 pacientes atendidos aqui e outros 114 de Conquista. No mesmo período, o HR atendeu 90 doentes vindos de Planura, outros 82 de Veríssimo, 76 de Perdizes, 71 de Pirajuba, 54 de Santa Juliana, 51 de Conceição das Alagoas, 48 de Iturama (a quase 300 km de distância de Uberaba), 47 de Delta e o mesmo número de doentes de Itapagipe. Campo Florido e Sacramento mandaram 31 pacientes, cada, para cá, enquanto de Ibiá vieram 30 doentes. Tem mais: até de São Francisco de Sales (cerca de 250 km de Uberaba) vieram 29 pacientes, e outros 14 de Fronteira, a 200 quilômetros de distância de Uberaba. Por incrível que pareça, até Uberlândia está mandando pacientes para atendimento no nosso Hospital Regional. Que tal?

Povo doente

Está explicado por que tem tanta farmácia em Uberaba. Vejam só: de janeiro até quarta-feira, dia 8, as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) prestaram quase 100 mil atendimentos. Na UPA São Benedito o número de atendimentos foi um pouco maior do que na do Mirante, 49.597 contra 48.315. Por enquanto, o mês de março registrou o maior volume de atendimentos nas duas UPAs, totalizando 24.414.

Upinha

Desde 16 de março, quando a Upinha entrou em atividade no Hospital da Criança, já foram computados 8.800 atendimentos lá, além de 600 internações e 30 transferências para outros hospitais.

Cinema na Roça

Esse é o nome do projeto que a 5ª Companhia de Polícia Militar do Meio Ambiente realiza hoje, às 18h30, na Escola Municipal Sebastião Antônio Leal, na Comunidade da Baixa. Antes de exibir o filme para as famílias, a PM fará palestra sobre ações preventivas e de combate a incêndio, já que entramos no período de seca e, com ela, vêm as perigosas queimadas.

Que porqueira!

Em apenas dois dias o mutirão da limpeza da Secretaria de Serviços Urbanos recolheu nada menos do que 260 toneladas de lixo nas ruas do Jardim Maracanã, Jardim Califórnia e Valim de Melo. Socorro! Aliás, numa das ruas do Valim, a Rua Dom Almir Marques, a Prefeitura vai ter de acionar a Polícia. Não adianta limpar, porque logo em seguida vêm carroceiros e até caminhões descarregando lixo no local. Não é possível manter essa situação assim.

Pauta de prioridades

Prefeito Paulo Piau e os secretários de Obras e Serviços Urbanos, Toninho Oliveira, Planejamento, Nagib Facury, e assessores percorreram a cidade nessa quinta-feira para definição de uma pauta de prioridades para os próximos meses. Saíram da Prefeitura às 7h e voltaram às 17h. Começaram o tour pelo Alfredo Freire e terminaram no Boa Vista, percorrendo 166 km no total. Detalhe: o almoço da turma foi num restaurante da Praça da Abadia e cada um pagou a própria conta.

Ações principais

Recapeamento e limpeza de ruas, revitalização de praças nos bairros, e serviços de micro e macrodrenagem foram definidos como prioridades pelo prefeito Paulo Piau e equipe. Ao todo serão 30 praças repaginadas, com direito a inclusão de brinquedos infantis e iluminação de LED nos respectivos projetos. Além das tradicionais praças Santa Rita, Santa Terezinha, Dom Eduardo, Estevão Pucci e Magalhães Pinto, pracinhas de bairro também serão atendidas nesse pacote de obras.

Rodou!

Prefeito Paulo Piau desistiu da obra de canalização do córrego da Saudade, embora estivesse no pacote de obras que a Câmara autorizou o Executivo a contratar financiamento este ano com a Caixa. Segundo o secretário Toninho Oliveira, o custo da canalização – em torno de R$9,5 milhões – acabou inviabilizando o serviço. A Prefeitura busca uma alternativa mais barata para solucionar os problemas de assoreamento naquela região e, por outro lado, pretende utilizar os recursos do financiamento em outras obras a serem definidas.

Novos rumos

Competente jornalista Adriana Afonso está deixando a equipe da TV Integração, depois de quase 21 anos de atuação frente às câmeras. Vai alçar novos voos profissionais. Sucesso, Adriana! Você merece.

Reforço expressivo

O Shopping Uberaba segue em alta, apesar do momento não tão positivo no cenário econômico para alguns segmentos. Na Praça de Alimentação acaba de ser inaugurado o restaurante italiano Amaretto e no mall, a loja Constance. Em breve será inaugurada a loja conceito de O Boticário, a primeira em Minas Gerais trazida por um franqueado, no caso a dinâmica Ana Beatriz (Tiza) Cordeiro. O gerente comercial Luis Fernando Gobbo segue buscando as novidades tops para o nosso Shopping. Vem aí, por exemplo, uma nova operação de entretenimento, além de ampliações e revitalizações em lojas já consolidadas, como Minerva, Joalheria Cardoso e OnLine Informática.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por