ALTERNATIVA

Está evidente o caráter político no pedido de impeachment de Piau

Lídia Prata
Publicado em 22/03/2019 às 07:35Atualizado em 17/12/2022 às 19:13
Compartilhar

No xadrez

Mais um ex-presidente da República foi parar atrás das grades nessa quinta-feira. Ainda que fosse aguardada a prisão de Michel Temer, o assunto ganhou repercussão internacional. E serviu também para desmontar aquela ladainha dos correligionários de Lula, segundo a qual havia uma perseguição ao petista. Agora se vê que não era bem assim. O problema é outro, e tem o vil metal em comum entre Lula e Temer. Esse sim foi o motivador da prisão de ambos. Agora falta a Justiça enquadrar Dilma Rousseff...

De novo

Ex-assessor de Piau não desiste. Vicente Araújo Souza Neto, o Vicentinho, voltou a pedir a cassação do prefeito em petição protocolada na Câmara Municipal nessa quinta-feira. É o segundo pedido do gênero e mais uma vez mirando a Codau. Na peça, Vicente aponta supostas irregularidades em licitação da nova ETA (Estação e Tratamento de Esgoto) e em outras obras. Mas, cá pra nós, dificilmente essa nova denúncia encontrará eco na Câmara Municipal e a tendência é o arquivamento, como aconteceu com o primeiro pedido de impeachment protocolado por Vicente.

Marcação cerrada

Segundo o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto, essa nova denúncia de Vicente envolvendo contratos da Codau também não tem o menor fundamento, assim como a anterior. As obras, no caso, são financiadas com recursos federais, devidamente fiscalizados pelo agente financeiro. “Todo contrato de obra financiada pela Caixa é medido e o pagamento só é liberado depois de comprovada a conclusão da etapa medida. Além disso, a obra está lá” – argumenta Luiz Neto.

Embate político

Mais uma vez fica evidente o caráter político eleitoral do embate entre Vicente Araújo Neto e o prefeito Paulo Piau. E novamente o denunciante opta por recorrer à Câmara Municipal para pedir a cassação do mandato do prefeito, em vez de protocolar sua denúncia no Ministério Público. No Legislativo só é possível julgamento político...

Pra pensar

Não está na hora de começarmos a construir uma agenda positiva para Uberaba, em vez de desperdiçarmos tempo e energia com denuncismos políticos? Quando e se houver de fato irregularidade em contratos públicos, em obras públicas, na gestão pública enfim, que sejam fundamentadas e comprovadas, e devidamente dirigidas ao Ministério Público para providências. É preciso ter responsabilidade e seriedade para denunciar o que quer que seja. Sem isso, nada mais se faz do que “jogar pra galera”.

Sucatas

Por falar na Codau, entre sucatas de metais diversos, materiais eletrônicos e de informática, tanque de caminhão-pipa, caçamba de caminhão, motocicletas CG 125 e outros itens, a Codau arrecadou R$105.362,00 no último leilão de bens inservíveis realizado pela autarquia. Os itens estavam divididos em 19 lotes e o valor inicial projetado de arrecadação era de R$56 mil. Os recursos arrecadados serão direcionados para a aquisição de novos equipamentos.

Peso da indústria

Você sabia que o setor industrial ocupa o 2º lugar na geração de empregos em Uberaba? Pois 21,4% dos vínculos empregatícios estão justamente na indústria de transformação. Números fazem parte de um levantamento feito pelo Sine, mostrando que hoje existem 24.733 trabalhadores empregados nas fábricas instaladas na cidade. Além disso, se a construção civil for enquadrada como indústria também, esse número de empregos gerados pelo setor sobe, pois emprega 5.430 pessoas em Uberaba, hoje. Vale destacar que, em Minas Gerais, a indústria de transformação ocupa a 4ª posição na geração de empregos, e na vizinha Uberlândia, fica em 3º lugar, empregando apenas 10,94% da mão de obra. Ou seja, a indústria de transformação tem um peso grande na geração de empregos aqui em Uberaba.

Serviços no topo

No topo do ranking da geração de empregos, tanto em Uberaba quanto no Estado, estão os serviços. Hoje existem 40.553 trabalhadores com carteira assinada trabalhando no setor de serviços em Uberaba, o que corresponde a 35,08% da mão de obra empregada no município. Em Uberlândia, por sua vez, esse índice corresponde a 45,3% do total dos empregos formais.

Ranking

O comércio vem em 3º lugar no ranking dos empregos com carteira assinada em Uberaba, com 22.497 trabalhadores empregados, seguido pela administração pública, com 11.230 pessoas empregadas.

Consultoria

Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico tem prestado consultoria a empresas de pequeno porte em dificuldades, para evitar fechamento de portas e de postos de trabalho. Segundo o secretário José Renato Gomes, os resultados desse trabalho têm sido muito positivos.

Devagar

Ano começou devagar para os loteamentos em Uberaba. Nos dois primeiros meses de 2019, nenhum projeto de loteamento foi protocolado na Secretaria de Planejamento.

A caminho

Mais dois investimentos estão prestes a enriquecer o mix de produtos oferecidos pelo Shopping Uberaba à clientela. Vem aí a Anfora, loja-conceito de O Boticário, e Constance Calçados, loja que tem mais de 100 unidades espalhadas pelo interior de São Paulo. E por falar em novidades, anda fazendo o maior sucesso no Shopping Uberaba a franquia das Unhas Cariocas, serviço de manicure express.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por