ALTERNATIVA

Cidade deverá receber empresa de logística de distribuição de alimentos

Lídia Prata
Publicado em 19/03/2019 às 07:18Atualizado em 17/12/2022 às 19:05
Compartilhar

Os ratos no Mercado

Não se falou em outra coisa nesse início de semana além do vídeo que viralizou na internet mostrando ratos e baratas saindo do esgoto na calçada do Mercado Municipal, no domingo. A Secretaria do Agronegócio não tardou a dar explicações no próprio domingo, embora o serviço propriamente dito para eliminar o problema só tenha sido feito no dia seguinte. Os ratos e baratas teriam aparecido após o entupimento da rede de esgoto do lado externo do Mercado. A intervenção para desobstrução foi feita na manhã de ontem. Todavia, questões dessa natureza desafiam ação mais rápida, a serem solucionadas por equipes de plantão. Ou não?

Reação imediata

Ainda sobre o vídeo mostrando ratos e baratas no passeio do Mercadão, permissionários postaram desabafo nas redes sociais, ainda no domingo, ressaltando que “existem ratos, baratas, escorpiões em todo lugar. Só não é certo dizer que os produtos vendidos no Mercado Municipal podem apresentar resquícios desses “bichos”, pois, no nosso caso, fazemos dedetização periodicamente”. Alegaram, ainda, que a Vigilância Sanitária esteve nos boxes do Mercado na semana passada para renovação de alvarás: “burocracia é enorme” – queixaram-se. E arremataram: “Ficamos tristes por usarem o nome do Mercado Municipal para expor descontentamento político”.

Gota d´água

O vídeo dos ratos foi apenas a gota d´água para mostrar a necessidade de atenção ao Mercado Municipal. Por se tratar de um centro de compras importante, um ponto turístico para visitantes que querem levar produtos locais como queijos e doces, o Mercado precisa de maiores cuidados. Por mais limpo que esteja, infelizmente o piso interno dá sempre a sensação de sujeira, porque está muito encardido e mal cuidado. Os cachorros de rua continuam perambulando no interior do prédio. Os corredores ficam muito apertados para o trânsito de pessoas, por conta de mercadorias expostas fora dos boxes. Sem contar o terrível mau cheiro dos banheiros, a falta de corrimões decentes nas escadarias e a acessibilidade prejudicada pelo passeio irregular. Quem sabe agora o Mercado se torne uma prioridade do Poder Público e ganhe vida nova?

Megainvestimento

Nem bem comemoramos a fábrica da Itaipava em Uberaba e um novo investimento milionário está para ser oficialmente confirmado. Trata-se de empresa conhecida como a maior fornecedora de logística para distribuição de alimentos. A multinacional fez fama ao redor do mundo por manter os mais diversos itens nos seus Centros de Distribuição.

Potência

No Brasil, a empresa conta com sete centros de distribuição. Ela soma 45 mil metros quadrados de armazéns multitemperaturas e mais de 500 caminhões para transporte de mercadorias. Um gigante do segmento de logística de distribuição de alimentos.

Em alta

A julgar pelo número de alvarás concedidos pela Secretaria de Planejamento, 2019 começou com construção bem mais aquecida do que no primeiro bimestre do ano passado. Para se ter uma ideia, em janeiro foram expedidos 70 alvarás, contra 58 em 2018. O desempenho da construção civil foi ainda melhor em fevereiro, mês curtinho, mas que registrou nada menos do que 72 alvarás expedidos, contra 39 do mesmo mês do ano passado. Se continuar nesse ritmo, o ano poderá ser um dos melhores para a construção civil em Uberaba.

Área ocupada

O relatório da Secretaria de Planejamento mostra que nesses dois primeiros meses do ano já foram mais de 80 mil metros quadrados de área autorizada para construção. Em janeiro, por exemplo, os alvarás para novas construções abrangeram área correspondente a 22.196,39 metros quadrados, dos quais a metade se refere a obras residenciais. Em fevereiro os alvarás para construções contemplaram 59.154,09 metros quadrados. Mas, curiosamente, as obras industriais superaram as residenciais: 32.523,80 metros quadrados industriais contra 24.276,02 residenciais. O restante foi destinado a construções comerciais e de serviço.

Casa pronta

O relatório de “habite-se” concedido pela Seplan mostra que 2019 também já supera o ano passado. Em janeiro foram 69 habite-se, contra 58 registrados em 2018. Detalhe: foram 68 construções residenciais liberadas, contra apenas uma do setor de serviços. Já em fevereiro foram concedidos 75 habite-se contra 47 em fevereiro do ano passado. Porém, do total de habite-se, 73 foram residenciais, um industrial e um comercial. Em área quadrada, foram 42.261,14 metros quadrados.

Candidatura própria

Com convenção municipal marcada para 8 de junho em Uberaba, o PDT deverá lançar candidatura própria a prefeito em 2020. Determinação nesse sentido foi dada durante a convenção nacional do partido, realizada nessa segunda-feira, em Brasília. Presidente reconduzido da sigla, Carlos Lupi, falou claramente que todo município com mais de 200 mil eleitores terá de lançar candidato próprio, o que inclui Uberaba. A conferir.

Foto/Divulgação

Presidente do PDT/Uberaba, advogado Jacob Estevam Oliveira, participou da convenção nacional do PDT, ontem, em Brasília. Na foto, com o presidente da sigla, Carlos Lupi. Embora esperado, o ex-presidenciável Ciro Gomes não apareceu na convenção pedetista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por