ALTERNATIVA

Obra na fábrica da Itaipava começa na 2ª e fica pronta em um ano

Meta do Grupo Petrópolis é brindar com o primeiro gole de cerveja os 200 anos de Uberaba, em março do ano que vem

Lídia Prata
Publicado em 16/03/2019 às 07:39Atualizado em 17/12/2022 às 19:04
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Inauguração da primeira loja do Supermercado ABC em Uberaba trouxe à cidade o comandante da rede, Waldemar Martins do Amaral, e seus filhos Túlio e Tiago. A julgar pelo movimento espetacular de clientes nos dois primeiros dias de funcionamento do supermercado, não será surpresa se o ABC se animar a instalar mais uma unidade aqui.

Cerveja a jato

Começa nessa segunda-feira a construção da fábrica da Itaipava em Uberaba. Empreiteira (de BH) já está contratada, projeto pronto, dinheiro disponível, área comprada (e paga cash à família Lamartine Mendes), e inauguração definida para daqui a 12 meses. Meta do Grupo Petrópolis é brindar com o primeiro gole de cerveja os 200 anos de Uberaba, em março do ano que vem. Vale lembrar que os equipamentos estão sendo fabricados na Alemanha e serão os mais sofisticados em tecnologia de todas as cervejarias brasileiras. Top de linha.

Negociação vapt vupt

Em entrevista à Rádio JM na manhã dessa terça-feira, o prefeito Paulo Piau contou que a negociação com o empresário Valter Farias, timoneiro do Grupo Petrópolis, vai muito rápida. Em 30 dias ficou tudo sacramentado. “Deu tudo certo, desde o começo”, comemorou, ressaltando que depois da Fosfertil, Uberaba nunca teve um investimento desse porte. Serão 800 milhões de reais empregados na cervejaria que será construída perto do antigo Catetinho, na BR-050. Local é servido pelo Aquífero Guarani, cuja água foi considerada de altíssima qualidade para a produção de cervejas.

Credibilidade é tudo

Antes de bater o martelo, os técnicos do Grupo Petrópolis levaram a água para o laboratório próprio para testes. Os resultados das análises coincidiram exatamente com os dados fornecidos pela Codau. O presidente Luiz Guaritá Neto não tem dúvida que a confiabilidade das informações foi preponderante na opção por Uberaba.

Alô – Antes de anunciar a fábrica da Itaipava em Uberaba para convidados reunidos no seu gabinete, o prefeito Paulo Piau telefonou para o governador Romeu Zema para dar a boa notícia a ele em primeira mão. Além de ressaltar a importância desse investimento para Minas, Zema confirmou que voltará a Uberaba no dia 27 de abril para inauguração da ExpoZebu e também para a solenidade de assinatura do protocolo com o Grupo Petrópolis.

Vagas – A construção da fábrica da Itaipava vai gerar 1.400 empregos diretos, segundo revelou o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes. Quando a cervejaria entrar em operação serão outros 700 empregos diretos. Fora o incremento na participação de Uberaba no bolo do ICMS em Minas...

No sufoco

Em que pese o superávit de R$4 bilhões do Estado no primeiro bimestre deste ano, o Estado continua não repassando os recursos para a Saúde, correspondentes a 25% dos custos de manutenção do Hospital Regional e UPAs. Município está bancando 50% das despesas e a União, outros 50%.

Em alta

A propósito, balanço dos atendimentos prestados pelas Unidades de Pronto Atendimento revela que no primeiro bimestre deste ano passaram pela UPA Mirante 22.450 pessoas, das quais 376 casos urgentes. Na UPA São Benedito, os números foram pouco menores: 21.200 atendimentos. Em compensação, o número de atendimentos de urgência foi quase o dobr 740.

Interesse internacional

Além de chineses e russos, também os coreanos estão de olho no Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros a ser construído em área próxima ao Cinquentão. Semana que vem o prefeito vai reunir o Conselho das PPPs de Uberaba para discutir se abre ou não prazo para Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) aos grupos que têm buscado informações sobre o projeto. Essa PMI “amarra” os proponentes ao projeto, ou seja, deixa de ser mera especulação para ser uma intenção efetiva de investimento.

Olha a chuva!

Secretaria de Obras e Serviços Urbanos intensifica os trabalhos de limpeza de bueiros, de olho no céu. Tudo por conta da possibilidade de temporal na semana da enchente de São José. Levantamento feito pela Sosu mostra que de janeiro para cá foram retiradas quase 50 toneladas de sujeira dos bueiros da cidade. O que tinha de saco plástico, garrafa e outras bofeiras nesses bueiros até Deus duvidaria!

Confirmado

Marlus Salomão acaba de ser confirmado titular da Secretaria de Meio Ambiente. Até então ele vinha respondendo interinamente pela pasta, diante do afastamento do titular Carlos Messias, por problemas de saúde.

Logo dos 200

Comitê Técnico convidado para escolher logomarca do bicentenário de Uberaba, a ser comemorado em março de 2020, concluiu nessa sexta-feira o julgamento de todas as 145 inscrições recebidas pela Prefeitura de Uberaba. A escolha obedeceu a critérios de criatividade, originalidade, simplicidade, aplicabilidade, comunicabilidade e adequação/pertinência ao tema, que envolviam desde a inovação conceitual, aos aspectos estéticos, à capacidade comunicativa da logomarca e sua significância para o contexto. O vencedor vai ganhar um prêmio no valor de R$10 mil. O cronograma do edital ainda prevê outras fases até a conclusão do concurso, em meados de abril.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por