ALTERNATIVA

Instalação da fábrica da Itaipava na cidade é motivo de comemorar

Lídia Prata
Publicado em 15/03/2019 às 07:33Atualizado em 17/12/2022 às 19:01
Compartilhar

Foto/Divulgação

O maior investimento dos últimos 40 anos em Uberaba. Assim o prefeito Paulo Piau anunciou os investimentos de R$800 milhões do Grupo Petrópolis para implantar aqui a fábrica da cerveja Itaipava. Na foto, o prefeito entre o empresário Walter Faria e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, que foi o principal artífice dessa conquista

Itaipava aqui

Tintim! Essa é para comemorar e cantar de gal Uberaba terá uma fábrica da cerveja Itaipava. Isso mesmo! Assim como Ribeirão Preto tem fábrica da Antarctica e Uberlândia, a Ambev, Uberaba terá Itaipava, a quinta marca de cerveja mais vendida no país. Anúncio da vinda da cervejaria foi feito no fim da tarde dessa quinta-feira, no gabinete do prefeito Paulo Piau, quando foram reveladas as cifras do investimento do Grupo Petrópolis na nova fábrica: R$800 milhões. Esse, sim, foi um gol de placa da administração Paulo Piau.

Viva a Itaipava

A confirmação da fábrica da Itaipava traz um novo alento à economia do município, não apenas pelo valor expressivo do investimento, como também pela diversificação do parque industrial de Uberaba, até aqui alicerçado basicamente na fabricação de fertilizantes. Essa é, seguramente, a melhor notícia dos últimos tempos e representará um impulso fenomenal no desenvolvimento econômico do município. São centenas de empregos diretos e indiretos, dinheiro novo em circulação fazendo a roda da economia girar também em outros segmentos, como logística, transportes, alimentação, etc.

Quinta no mercado brasileiro

Segundo pesquisa da empresa Euromonitor, divulgada em 2018, a Itaipava é a quinta cerveja mais consumida no Brasil, desbancando Heineken, Stella Artois e Budweiser. No ranking das mais vendidas estão Skol, Brahma, Antarctica, Schin, Itaipava (da cervejaria Petrópolis, fundada em 1993), Kaiser, Crystal (também do grupo Petrópolis), Bohemia (a primeira cervejaria do Brasil, fundada em 1853 por um alemão) e Bavaria.

Formigueiro

Estreia da rede ABC em Uberaba causou até congestionamento no trânsito na avenida Barão do Rio Branco, onde se localiza o supermercado. Tinha gente que não acabava mais para aproveitar as promoções de inauguração. Na véspera, o empresário Valdemar Martins do Amaral veio pessoalmente para apresentar a nova loja ABC aos uberabenses, recepcionando autoridades e lideranças durante coquetel oferecido para marcar a vinda do grupo para a cidade.

Simbologia

 Comissão especialmente designada pelo município escolhe hoje, às 10h, a logomarca que será usada em todas as peças publicitárias alusivas aos 200 anos de Uberaba. Julgamento será feito na sede da Codau.

Cara nova

Olha que boa ideia para ser adaptada a Uberaba: esta semana, foi lançado em Salvador o Projeto Revitalizar, para estimular a requalificação de imóveis antigos, tombados ou não, implantando habitações e atividades comerciais neles, de modo a evitar desabamentos, gerar ocupação dos prédios e lhes dar uma destinação útil. Na capital baiana serão beneficiados três mil imóveis em 11 bairros. Os proprietários, no caso, receberão incentivos fiscais e isenção de IPTU e de ITBI (caso sejam vendidos a terceiros). Para os imóveis comerciais, o projeto propõe a redução do ISSQN sobre as atividades neles desenvolvidas.

Outro lado

Por outro lado, proprietários que não aderirem ao Projeto Revitalizar também não poderão mais deixar seus imóveis abandonados, nem subutilizados, sujeitando-se a medidas como edificação ou utilização compulsória pelo poder público. Além disso, serão penalizados com aumento da alíquota do IPTU em até 15% e desapropriação com pagamento em títulos públicos após cinco anos de abandono. Uberaba bem que poderia se inspirar no exemplo baiano para obrigar os proprietários a dar destinação útil aos imóveis que hoje estão abandonados na cidade, principalmente na área central.

Cartão vermelho

Nem bem assumiu a cadeira de vereador na vaga aberta por Luiz Dutra e o vereador Francisco Barbosa (o Chiquinho da Zoonoses) já exonerou dois assessores parlamentares de seu gabinete. Um dos exonerados foi o ex-vereador Hamilton Félix.

Fake news

Vereador Rubério Santos, líder do prefeito na Câmara, foi às redes sociais nessa quinta-feira para desmentir a boataria sobre os radares. Ele garantiu que não haverá velocidade máxima de 30km/h nas avenidas da cidade onde os radares forem instalados. Nem poderia ser diferente.

Uberaba em todas

Competente uberabense Rosana Marra acaba de assumir a Procuradoria Criminal do Mato Grosso. Rosana estudou no Colégio Nossa Senhora das Dores, formou-se em Direito pela Uniube e fez carreira naquele Estado, tornando-se uma das mais atuantes integrantes do Ministério Público mato-grossense. Ao assumir o cargo, a nova procuradora destacou: “Assumo a Procuradoria Criminal no momento em que o país passa por um estado de depuração, onde a sociedade repudia a corrupção e exige o reconhecimento dos seus direitos. Para tanto, precisamos de um Ministério Público forte, compromissado de forma a postar-se ao lado dos cidadãos para cumprir com o dever constitucional”. Perfeito!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por