ALTERNATIVA

Piau faz peregrinação em Brasília no início de governo federal

Lídia Prata
Publicado em 20/02/2019 às 19:56Atualizado em 17/12/2022 às 18:21
Compartilhar

Enchentes de novo!

Pelo que se viu ontem à tarde, Uberaba continua muito vulnerável e suscetível aos desígnios de São Pedro. Chuva forte, mas rápida, provocou alagamentos em vários pontos da cidade, inclusive em pontos mais altos. Porém, o centro voltou a ser castigado pelas enchentes, colocando mais uma vez em xeque o projeto do Calçadão. Erros ficaram ainda mais evidentes do que já estavam.

Toboágua do Calçadão

A pouco mais de uma semana para a inauguração oficial do Calçadão, está provado que o sistema de drenagem daquela região continua insuficiente para conter a força e o volume da enxurrada, quando cai uma chuva forte. Como é impossível controlar o volume d´água que vem do céu, a solução é recorrer à melhor técnica para prevenir as enchentes. Mas no caso específico do Calçadão está evidente que alguma coisa (ou várias) precisa ser adequada. Afinal, a enxurrada desceu do São Benedito e deslizou no Calçadão como se fosse um toboágua, mais uma vez.

Represa na Leopoldino

Não bastasse o aguaceiro que tomou conta do Calçadão e invadiu as lojas, a enxurrada na Leopoldino de Oliveira voltou a assustar os uberabenses. Mas, nesse caso específico, ficou provado o equívoco da opção por uma passagem de pedestres excessivamente alta. Em nome da suposta “segurança” de quem anda a pé, os técnicos da Prefeitura construíram quase um muro. Deu no que deu: a água da chuva não conseguia seguir seu caminho para encontrar um bueiro. E teve moto rodando na enxurrada, gente reclamando, passeio inundado, bombeiro precisando socorrer as pessoas ilhadas... Foi um Deus nos acuda.

Olha a água!

Lojistas da Leopoldino de Oliveira tiveram prejuízos grandes com a chuva de ontem. Mas chamou a atenção também a falta de civilidade e de respeito de motoristas que transitaram na avenida como se não houvesse enxurrada, dando um banho nos pedestres. Cadê a educação, gente?

Chegou chegando

Assumindo a vaga de Franco Cartafina, o novato Elias Divino “chegou chegando” à Câmara Municipal. De cara nomeou 10 assessores parlamentares para seu gabinete.

Novo perfil

Tratativas entre gestores do Hospital da Beneficência Portuguesa e da Funepu, com as bênçãos da Secretaria Municipal de Saúde, podem resultar numa parceria entre as partes para assumir um novo modelo de atendimento à população. Segundo consta, a Funepu poderá assumir o hospital, e abrir as áreas médicas para prestação de serviços.

Upinha

Upa da Criança, no Hospital da Criança, será destinada exclusivamente ao atendimento de urgência e emergência infantil. A sequência de tratamento dos baixinhos continuará sendo feita nas unidades básicas, com equipe de pediatras própria. Esclarecimento foi feito nessa quarta-feira pelo secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, à Rádio JM.

Dengue e cia.

A convite do vereador Rubério Santos, a coordenadora do Departamento de Zoonoses do município, Lara Rocha Batista, estará na Câmara Municipal hoje para falar sobre dengue e seus desdobramentos. Com mais de 70 casos confirmados da doença e outros tantos suspeitos, a luz amarela está acesa, desafiando medidas mais vigorosas por parte das autoridades e, principalmente, da população.

Nova peregrinação

Prefeito Paulo Piau começou ontem a peregrinação a Brasília, nesse início de governo e de renovação no Congresso Nacional. Visitou vários gabinetes de deputados, assim como do senador Carlos Vianna, eleito por Minas Gerais. Por onde andou, o prefeito deixou uma pasta com demandas para a área social, econômica e infraestrutura, principalmente. Com os parlamentares, Piau tratou de Orçamento 2019 e as demandas de Uberaba em áreas como saúde, educação, saneamento básico, esportes, habitação, dentre outras. Piau aproveitou para convidar todos eles para o Fórum de Desenvolvimento Regional, que acontecerá no mês de maio.

Bala na agulha

Prefeito esteve também com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes. Piau apresentou uma lista enorme de reivindicações, passando pela municipalização da Ceasa (processo que se arrasta há um tempão), política de produção de fertilizantes, e uma série de temas específicos. Com MM em posto estratégico no Mapa, é "agora ou nunca" para Uberaba ter suas reivindicações atendidas.

Minha casa...

Levando o presidente da Cohagra a tiracolo, o prefeito terá audiência hoje com o Ministro do Desenvolvimento Regional. Vai tratar das escolas a serem implantadas nos novos bairros do Minha Casa Minha Vida. De lá vai ao FNDE buscar dinheiro para terminar três escolas em construção e continuar a peregrinação com os parlamentares eleitos pela nossa região.

Homenagem

Professor Emiliano Campos receberá neste sábado o “Diploma Honorífico de Causas Imortais”, conferido pela Academia de Letras do Brasil, seccional de Uberaba. Solenidade está marcada para as 18h, no Memorial Chico Xavier.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por