ALTERNATIVA

Decisão da CMU em rejeitar denúncia contra Piau foi acertada

Lídia Prata
Publicado em 18/02/2019 às 20:31Atualizado em 17/12/2022 às 18:20
Compartilhar

Lugar certo

Em que pese o placar considerado “apertado”, foi acertada a decisão da Câmara Municipal de rejeitar o pedido de impeachment contra o prefeito Paulo Piau, neste momento, e encaminhar a denúncia de malversação de recursos do Município ao Ministério Público de Defesa do Patrimônio. Competência legal e técnica para essa investigação é do Ministério Público, que tem esse poder de polícia e fiscalização considerado pela Constituição Federal. Se eventualmente a denúncia se mostrar consistente, aí, sim, caberá ao Legislativo apreciar a cassação do mandato do prefeito Paulo Piau. Desde o princípio esta coluna tem questionado essa inversão da ordem dos fatos: por que o denunciante não fez a denúncia ao Ministério Público, antes de recorrer à Câmara pedindo o impeachment do prefeito? Afinal, no Legislativo, o julgamento é meramente político.

No Judiciário

Autor da denúncia, Vicentinho Araújo já esperava o resultado da votação na Câmara. No fim de semana ele procurou os vereadores para prestar esclarecimentos sobre a denúncia, na qual destacou que o ponto-chave seria a sociedade entre Luiz Guaritá Neto e Antônio Ronaldo Rodrigues da Cunha em empresa da construção civil e, por essa razão, ele entendia ser ilegal o pagamento de aluguel por parte de empresa pública gerida por um deles. Segundo Vicente, o fato fere os Arts. 9º e 92 da Lei 8.666/93. “Nunca fiz referência à propriedade do imóvel ser do Luiz Neto” – frisou Vicentinho à coluna, no fim de semana.

Leitura dos fatos

Presidente da Codau se antecipou ainda nessa segunda-feira e entregou ao promotor de Justiça João Davina toda a documentação sobre o contrato firmado entre a Codau e Antônio Ronaldo Rodrigues da Cunha. À Rádio JM, Luiz Guaritá Neto afirmou com todas as letras que ele é o maior interessado na apuração da denúncia para dissipar toda e qualquer suspeita sobre sua conduta moral. “Podem falar que não sou bom gestor, que não gostam de mim, mas não falem sobre minha honestidade” – frisou Luiz Neto. "Quem não deve, não teme. E eu não devo" - arrematou.

Dossiê pesado

No dossiê entregue por Luiz Guaritá Neto ao Ministério Público constam nada menos do que seis avaliações do valor de mercado da locação do imóvel da avenida da Saudade, 755, onde funciona a sede da Codau. Essas avaliações foram feitas por imobiliárias da cidade.

É hoje

Presidente Ismar Vicente entregará pessoalmente a denúncia ao promotor de Justiça João Davina nesta terça-feira.

Votação isenta

À Rádio JM nessa segunda-feira, o presidente da Câmara, Ismar Vicente, o Marão, ressaltou que a votação restringiu-se a decidir sobre a aceitação ou não da denúncia. Não foi votado o impeachment do prefeito, como muitos pensaram e falaram nas redes sociais. Além disso, o presidente ressaltou que o voto da maioria seguiu o parecer jurídico da Procuradoria do Legislativo. “Prevaleceu o livre arbítrio de cada vereador. No meu caso, acompanhei o parecer jurídico, pois os procuradores têm conhecimento técnico que nós não temos” – frisou o presidente Ismar Vicente.

Quem é quem

Na votação da Câmara, seis vereadores votaram a favor do recebimento da denúncia contra o prefeito Paulo Piau: Kaká Carneiro, Denise Max, Almir Silva, Fernando Mendes, Thiago Mariscal e Alan Carlos. De todos esses, o que mais causou estranheza foi Almir Silva, que até pouco tempo atrás era o líder do prefeito na Câmara...

Jogando pra galera

Assim como nas redes sociais há quem esteja crucificando os vereadores que rejeitaram a aceitação da denúncia contra Piau, ficou claro que alguns dos que votaram a favor estavam apenas “jogando pra galera”. Pegaram muito mal as lives e selfies de vereadores no plenário, postadas durante a votação de um tema tão sério quanto uma denúncia que culminava com pedido de cassação do prefeito da cidade. Francamente!

Ato de coragem

Ao se encontrarem nos corredores da Rádio JM à tarde passada, Luiz Guaritá Neto cumprimentou o presidente da Câmara pela “coragem” de conduzir com isenção a votação dessa segunda-feira.

Caldeirão em chamas

Prefeito Paulo Piau venceu o primeiro round dessa batalha, e, segundo ele, está certo da legalidade dos atos praticados, No entanto, disse que até as eleições do ano que vem muitos outros rounds serão travados. “A preocupação maior é com o progresso de Uberaba, que não é citado nessas confusões. Assim como na vida, tudo tem consequências. Se o objetivo do grupo de oposição é tocar a tese do ‘quanto pior melhor’, pobre Uberaba” – avaliou.

Vira casaca

Nas redes sociais não passou despercebida a presença de Cristiane, esposa do ex-candidato a vereador Ronaldo Rocha. Numa foto, ela aparece segurando uma faixa com pedido de impeachment do prefeito. Na outra foto, ela posa sorridente ao lado de Piau, recebendo a chave de uma casa da Cohagra.

Termômetro

Detalhe que não passou despercebido também foi a receptividade de Vicente Araújo no Mercado Municipal, domingo. Não faltou quem o cumprimentasse pela “coragem” de fazer a denúncia contra o prefeito. Na verdade, muitos ali nem sabiam do que se tratava, mas usavam o fato para manifestar descontentamento com a administração municipal por outros fatos recentes, como IPTU, Calçadão, BRT, estacionamento rotativo e por aí vai. Luz amarela acesa!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por