ALTERNATIVA

Prefeitos recebem o governador com "pires nas mãos" nesta quinta

Lídia Prata
Publicado em 13/02/2019 às 19:52Atualizado em 17/12/2022 às 18:11
Compartilhar

Visita oficial

O dia vai ser pequeno para o governador Romeu Zema cumprir toda a agenda de compromissos hoje em Uberaba. O primeiro deles está previsto para as 11h, no anfiteatro da PMU, local escolhido para a posse da nova diretoria da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande, a Amvale, que será capitaneada pelo prefeito Paulo Piau. Mas o encontro político mais importante acontecerá à tarde, na ABCZ, reunindo os prefeitos, deputados estaduais e federais para “afinarem a viola”. Deputado Heli Andrade, do PSL, já confirmou presença e deve acompanhar o governador no deslocamento entre BH e Uberaba.

Evento empresarial

Do encontro com os políticos Romeu Zema seguirá para a Fiemg, onde se reunirá com empresários previamente selecionados pelo Governo do Estado. Será uma reunião reservadíssima. Na avaliação da presidente da Fiemg/Regional, Elisa Araújo, os empresários querem ouvir o governador muito mais do que falar. “Queremos saber qual é o alinhamento e quais são as diretrizes dele para o nosso segmento, a indústria. Ainda não tivemos essa oportunidade aqui na Fiemg Regional Vale do Rio Grande” – pontua a líder classista anfitriã do encontro.

Por último

Depois de falar com a imprensa, às 18h, o governador ainda terá outro compromisso, desta vez com integrantes de seu partido, o Novo. Mais do que um bate-papo e agradecimento aos companheiros que carregaram aqui sua candidatura, acredita-se que Romeu Zema mostrará interesse pelo fortalecimento do partido em Uberaba, que é uma cidade considerada estratégica para o governo. Aliás, no segundo turno das eleições para governador, Romeu Zema recebeu 84,43% dos votos válidos em Uberaba, o que corresponde a 132.739 votos. Foi uma votação histórica para um candidato que saiu do zero nas pesquisas e conquistou a preferência do eleitorado. Portanto, sua responsabilidade com os uberabenses é bem grande.

Balanço

Durante a reunião partidária em Uberaba, será apresentado ao governador e filiados um balanço mostrando em números o crescimento do Novo aqui e na região. Para se ter uma ideia, até a semana passada a sigla contava com 130 filiados na cidade, todos pagando mensalidade para a sobrevivência do Novo. Mas bastou a confirmação da vinda do governador para começar uma verdadeira avalanche de filiações. Ainda ontem se teve notícia de gente se filiando ao partido de Zema.

Quadro geral

Segundo Daniel Angotti, que foi candidato a deputado e é um dos principais expoentes do Novo na cidade, também serão apresentados ao governador os votos obtidos na região pelos candidatos do partido, em todas as esferas. A partir daí estará lançado o desafio do fortalecimento regional da sigla, com consequente eleição de um número maior de candidatos nas futuras eleições.

É o cara!

Na assembleia geral pós-cerimônia de posse da nova diretoria, o presidente Paulo Piau deverá apresentar oficialmente o nome de José Luiz Alves para ocupar o cargo de secretário executivo da Amvale. Apresentação é meramente para cumprir formalidade do estatuto da entidade.

Novidade

Prefeito Paulo Piau fechou ontem a lista de mudanças no seu time. Antes, porém, de encaminhar as nomeações para publicação no Porta-Voz, Piau teve a delicadeza de comunicar aos seus companheiros um whatsApp informando as novidades. Algumas não são propriamente novidades, porque se referem apenas a remanejamento de cargos. Mas outras sim. É o caso do ex-presidente da CDL e atual vice-presidente da Federação Lojista de Minas, Fúlvio Ferreira, escolhido adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Fortalecimento

A ida de Fúlvio Ferreira para adjunto de José Renato Gomes deixa evidente a intenção do prefeito municipal de fortalecer a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pasta de maior visibilidade do governo municipal nos últimos meses e verdadeira fábrica de boas notícias para Uberaba, como conquista de empreendimentos, geração de empregos, etc.

De volta

Toninho Oliveira volta mesmo ao comando da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. No entanto, terá como adjunto o engenheiro Cláudio Junqueira. Com essa escolha, o prefeito Paulo Piau contempla, de certa forma, o pleito do Instituto de Engenharia do Triângulo Mineiro. Cláudio Junqueira, além de carisma, tem experiência na administração pública, tendo sido titular da Secretaria de Planejamento no primeiro mandato de Piau.

Troca-troca

Marcelo Borjão foi deslocado para adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social, enquanto Professor Godoy deixa o cargo para assumir a subsecretaria de Educação. Ex-adjunto da Fundação Cultural, Marcelo Augusto será o novo diretor comercial da Codiub, e para seu lugar irá Ernani Neri, ex-diretor da Cohagra.

De olho no lixo

Moradora da rua João Pinheiro foi autuada pela Prefeitura por colocar lixo na rua fora do horário. Outro cidadão, morador da rua Teófilo Lamounier, também vai ter se explicar ou pagar multa por queimar lixo, o que, cá pra nós, é um absurdo, além de perigoso. Em compensação, cidadão que ligou na PMU pedindo para varrer a rua onde mora (que é pequena e sem saída) recebeu resposta que a tal rua não está no mapeamento da varrição de Uberaba. Como assim???

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por