ALTERNATIVA

Vídeo revela revolta de comerciantes com obra do calçadão

Lídia Prata
Publicado em 09/01/2019 às 07:02Atualizado em 17/12/2022 às 17:05
Compartilhar

 Olha o banco!

Vídeo enviado por leitor do JM na tarde passada (e postado nas redes sociais do Jornal da Manhã) mostra a revolta dos comerciantes do calçadão com os acidentes ocorridos com pedestres nos últimos dias. Só ontem quatro pessoas teriam se acidentado, caindo ou tropeçando nos bancos de alvenaria. Uma delas (que é mostrada no vídeo) precisou ser socorrida por unidade de resgate dos bombeiros, com suspeita de fratura no braço. Não é de hoje que essa coluna tem publicado críticas ao projeto de revitalização do calçadão, alertando inclusive para os riscos de acidente. Sem contar a enxurrada que causou prejuízo aos lojistas...

Distraiu, caiu

Um dos graves problemas do projeto do novo calçadão é a cor. Tanto o piso quanto os bancos têm a mesma tonalidade acinzentada, causando confusão nos pedestres entre os limites entre bancos e piso. Sem contar a disposição dos bancos de alvenaria, cuja inclinação nem sempre é percebida por aqueles que se sentam ali. Como não é possível arrebentar tudo e começar de novo com outro projeto, talvez seja prudente a colocação de faixas de advertência (coloridas, talvez) sobre a existência dos bancos de concreto.

Quem tem razão?

Somente agora, no Porta-Voz de segunda-feira, foi publicado o resultado dos julgamentos dos recursos contra infrações de posturas, datados de novembro do ano passado. Por incrível que pareça, dos 30 recursos interpostos contra autuações de terrenos por falta de limpeza, nem um foi acatado totalmente. Apenas um foi parcialmente deferido, mas os restantes 29 foram indeferidos. De duas, uma: ou os julgadores andam muito exigentes, ou os recorrentes andam de lero-lero...

Dois pesos

Um dos proprietários de imóveis autuados por falta de limpeza desabafou ao constatar o indeferimento do recurso pela Jarp: “Nem lá foram ver que o terreno estava limpo. Nem adiantou juntar as fotos. A Prefeitura é boa para multar a gente, mas não limpa as ruas, que estão puro mato”. Citou como exemplo de sujeira a avenida Alexandre Barbosa, no bairro Mercês. Além disso, ele argumenta que os fiscais de Posturas andam muito rigorosos com uns e complacentes com outros, citando, no caso, os terrenos do bairro Olinda, cobertos por mato há meses...

E o IPTU?

Proprietário de terreno de 220 metros quadrados, localizado no morro da rua Paraíso, perto da esquina com a avenida Santos Dumont, conta que o IPTU teve quase 100% de aumento este ano. Foi à PMU reclamar, alegando que o preço do metro quadrado no morro não pode ser igual ao da avenida plana. Além disso, disse ter murado o imóvel no ano passado. Foi orientado a formalizar um requerimento pedindo desconto no IPTU. Ora, a Prefeitura já devia ter conhecimento desses dados, pois na época ele conta que informou a construção do muro ao município. “Vou fazer o requerimento. Mas não vai adiantar muita coisa” - disse.

Nem pensar!

“Sou radicalmente contra. Em qualquer tempo, defenderei que isso não aconteça.” Assim reagiu o presidente Luiz Guaritá Neto à possibilidade de privatização da Codau. O assunto vem sendo ventilado nas redes sociais desde o início do ano, indicando o interesse de empresários chineses na aquisição da companhia, mas Luiz Neto garante que tudo não passa de fake news. “A possibilidade de isso acontecer é zero”, reforça o presidente.

Outro foco

“Codau está se tornando uma empresa pública de excelência, com possibilidade de prestar serviços cada vez melhores à população. O nosso foco é esse: tornar a Codau cada vez mais profissional” – diz Luiz Neto. Além disso, ele ressalta que os chineses não estão interessados em saneament “Querem vender patinetes elétricos, motocicletas, bicicletas...”.

Fica

Ex-secretário municipal de Obras, o arquiteto Marcondes de Freitas foi nomeado para o cargo de assessor especial do gabinete do prefeito Paulo Piau. Decreto foi publicado na edição do jornal oficial do município de segunda-feira (7). Vale ressaltar que Piau já havia manifestado intenção de manter Marcondes no seu time, desde o anúncio da reforma administrativa na PMU.

Tintim por tintim

Por falar em reforma administrativa, o Arquivo Público de Uberaba passou à responsabilidade da Secretaria Municipal de Administração. Hoje o secretário Rodrigo Vieira visitará o local para conhecer o trabalho desenvolvido e os servidores do APU. Quer saber como sua pasta poderá aproveitar bem os documentos sob guarda do Arquivo.

Assim não!

Filho do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, acaba de ser nomeado assessor especial da presidência do Banco do Brasil. Funcionário de carreira do BB, o rapaz vai triplicar o salário com essa “promoção”. Pode até merecê-la, mas convenhamos que não pegou bem.

Novidades

Além do Parque do Batman, que estreia hoje no Shopping Uberaba, três brinquedos espetaculares virão para elevar a adrenalina de pais e filhos: Chapéu Mexicano e 360º na área externa e Carrossel, na Entrada B. Shopping Uberaba é pura diversão nessas férias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por