ALTERNATIVA

Reajuste da tarifa do transporte coletivo urbano será inevitável

Lídia Prata
Publicado em 10/12/2018 às 20:14Atualizado em 17/12/2022 às 16:19
Compartilhar

Jésus Tormin e Wesley Barbosa, representando a Aprosoja MG, e Ana Maria Valentini, da Irriganor, foram recebidos à tarde passada pelo governador eleito Romeu Zema. Na pauta, temas ligados ao agronegócio em Minas Gerais

Sem choro nem vela

Preparem o bols o reajuste da tarifa do transporte coletivo urbano será inevitável. Está previsto em contrato. Portanto, o prefeito Paulo Piau não escapará de autorizar o novo preço. Se serão acatados os R$ 4,73 pedidos pelas empresas não se sabe. Mas, no mínimo, terá de autorizar a reposição da inflação do período, conforme previsão contratual...

Custo alto

Rodrigo Oliveira e André Campos explicam que Líder e Piracicabana têm bancado algumas despesas extracontratuais, sem ressarcimento pelo Poder Público ou através da tarifa do transporte. Neste caso estão limpeza e manutenção de terminais e estações do BRT. No entanto, até pouco tempo eram 2 terminais, agora são 4. Se isso não bastasse, os atos de vandalismo têm causado enormes prejuízos, especialmente as depredações nas estações de BRT. O custo desse item dobrou para as empresas, beirando a casa dos R$ 200 mil por mês.

Uns pelos outros

Outra queixa das empresas de ônibus que operam em Uberaba refere-se à queda acentuada no número de passageiros transportados. Em 2014 (antes do BRT entrar em operação), foram transportados 15 milhões e 52 mil passageiros pagantes, contra 13 milhões e 374 mil registrados em 2017. Este ano, de janeiro a outubro, o número despencou para 4 milhões 300 mil e 290 passageiros pagantes. Ou seja, a despesa aumentou e o número de usuários despencou.

Cobertor curto

A gratuidade assegurada a usuários com mais de 60 anos, embora seja legal, acaba despejando nas costas dos usuários pagantes o custo daqueles passageiros transportados sem pagamento. De janeiro a novembro deste ano, foram transportados 2 milhões de passageiros com idade entre 60 e 64 anos. É quase a metade dos passageiros pagantes transportados de janeiro a outubro em Uberaba.

Malandragem

Brasileiro tem a malandragem no DNA – não adianta. Acredite, se quiser, mas tem idoso emprestando a carteirinha a parentes mais jovens, apenas para aproveitarem a isenção do pagamento da tarifa de ônibus.

Alô, consumidor!

Nada menos do que 40kg de produtos impróprios para consumo foram recolhidos pela Vigilância Sanitária no primeiro dia da Blitz Natalina. É muita coisa para um dia só. De duas, uma: ou os comerciantes andam negligenciando o controle da data de validade dos produtos à venda, ou a fiscalização foi muito rigorosa. Fico com a primeira alternativa, sinceramente. Quem frequenta supermercados e varejões constantemente encontra verduras estragadas, carnes expostas com moscas, iogurtes com data de validade vencida e por aí afora... Esses fatos acontecem tanto em pequenos quanto grandes estabelecimentos comerciais locais...

De olho

Dentre os produtos apreendidos no comércio local nessa segunda-feira estavam linguiças de procedência duvidosa e frutas cristalizadas acondicionadas de forma errada. Se o consumidor não abrir os olhos vai acabar comprando “gato por lebre” neste Natal.

Boa performance

Nem só de más notícias estamos vivendo ultimamente por aqui. A semana começou com a divulgação do Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico, colocando Uberaba em 3º lugar no ranking estadual e 1ª no interior de Minas. BH lidera, seguida por Contagem, localizada na região metropolitana da capital. No interior do Estado, Uberaba apresentou o melhor desempenho. O Sebrae avaliou cinco itens para o levantamento do Índice de Desenvolvimento Econômico Local (Isdel): capital empreendedor, tecido empresarial, governança para o desenvolvimento, organização do sistema produtivo local e inserção competitiva.

Novidades

Um showroom com os lançamentos da concessionária Land Rover e Jaguar para o Triângulo Mineiro é a novidade que chegará ao Shopping Uberaba, em breve. A loja da Urca Motors já recebeu os adesivos e está localizada no mall, em frente à Fonte Ala 500. E a semana começou com inauguração da Biotech Prime, a nova academia do Shopping Uberaba. Vem mais novidade por aí.

Desde que se entende por gente, Frederico Bevilacqua atua no ramo de manutenção e comercialização de equipamentos elétricos, eletrônicos e mecânicos em automação industrial. Agora Fred acaba de inaugurar a Funcionaltec, no Jardim Induberaba. O café empresarial reuniu os principais profissionais da indústria para conhecer o novo espaço. Sucesso, Fred!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por