ALTERNATIVA

Assembleia vota em 1º turno projeto que gera perdas às cidades

Lídia Prata
Publicado em 05/12/2018 às 08:15Atualizado em 17/12/2022 às 16:07
Compartilhar

Verdadeiro papel

Terça-feira foi de comemoração para os vereadores, que conseguiram junto ao prefeito Paulo Piau a revisão do índice de reajuste para a tarifa de água. Na véspera, entregaram ao Executivo um requerimento conjunto em que os 14 vereadores alegavam que o índice anunciado pelo Codau era excessivo e acabaria impondo ônus desarrazoado à população. A união fez a força, nesse caso. No entanto, é preciso ressaltar que o papel do vereador é justamente este: defender a comunidade, seja legislando, seja intercedendo junto ao Executivo em questões de interesse coletivo. Pena que não agiram com a mesma contundência por ocasião da votação da revisão da planta de valores imobiliários. E – podem esperar – essa revisão aprovada pela Câmara vai impactar fortemente os contribuintes uberabenses, quando chegar a hora de pagar o IPTU 2019.

Chumbo grosso

Assembleia Legislativa de Minas aprovou na tarde passada, em primeiro turno, o projeto de lei que cria o Fundo Extraordinário do Estado de Minas, conhecido por Femeg. Semana passada, os prefeitos reunidos na Amvale manifestaram preocupação com a aprovação desse PL, pois entendem que o fundo representará grande perda para os municípios, ao condicionar o repasse de recursos aos municípios ao recebimento de verba da União. Dos 56 deputados presentes, 33 votaram “sim”. Deputado estadual Tony Carlos (PMDB) votou “não”. Na semana que vem o projeto volta a plenário, para votação em segundo turno.

Calma!

Enquanto a Área Azul não entra em operação, as fake news andam dominando as redes sociais. O “chutômetro” está em alta. Mas, o secretário de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Wellington Cardoso, considera natural que as pessoas tenham muitas dúvidas nesse primeiro momento, porque ainda não receberam as devidas orientações e esclarecimentos. Com o início da operação do estacionamento rotativo no dia 20, em fase experimental, as informações serão todas prestadas. Em entrevista à Rádio JM nessa terça-feira, Wellington pediu calma à população, garantindo que quando a Área Azul estiver funcionando plenamente as pessoas vão perceber seus benefícios.

Fique atento

A partir da implantação da Área Azul, será proibido o estacionamento de motos nas vagas destinadas a carros, inclusive entre um veículo e outro. Haverá bolsões destinados exclusivamente às motocicletas.

Todos iguais

Idosos e portadores de deficiência não serão isentos do pagamento de tarifa de estacionamento rotativo. Terão vagas exclusivas, devidamente demarcadas, seguindo a determinação legal. Por lei, a cada 100 vagas, cinco devem ser destinadas a idosos e deficientes. Essas vagas só poderão ser usadas por aqueles que tiverem o documento próprio, emitido pela Sedest, mas vão pagar estacionamento como todos os demais motoristas.

Estacionamento democrático

Aos críticos da implantação da Área Azul nas ruas próximas aos hospitais, o secretário Wellington Cardoso ressalta que o estacionamento rotativo vai justamente favorecer o surgimento de vagas nessas regiões. Hoje quem leva um doente a um hospital não consegue estacionar o veículo. Geralmente, os funcionários que chegam primeiro ocupam as vagas e deixam o carro ali o dia todo. Com a Área Azul, essas vagas serão democratizadas, favorecendo o acesso de outras pessoas às vagas de estacionamento.

Pra depois

Feirão de imóveis com chancela da Cohagra que seria realizado a partir de amanhã em Uberaba foi adiado para janeiro. Justificativa foi a perspectiva de mudanças nas regras que envolvem os subsídios do programa Minha Casa Minha Vida após ser anunciada a fusão dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional. Efeito Bolsonaro.

Tudo igual

Apesar da redução do expediente na Prefeitura para seis horas corridas, o atendimento nas unidades básicas de saúde continuará inalterado. É o que garante o secretário de Saúde, Iraci Neto. O funcionamento será mantido entre 7h e 17h, de segunda a sexta-feira.

Semana de festa

Presidente José Peixoto recebe lideranças locais para um “café com o presidente”, segunda-feira, abrindo as comemorações dos 95 anos da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba. Será uma semana repleta de eventos, culminando com a grande festa de gala marcada para o dia 15, no Centro de Eventos da ABCZ. Terno e gravata obrigatórios para o evento, que terá show da Família Lima.

Despedida

Seguindo o calendário do Ministério das Comunicações para o desligamento do sinal analógico no país, a TV Universitária encerra hoje a transmissão da programação no Canal 5, de Uberaba, que está no ar há 32 anos. Para marcar a despedida, uma edição especial do programa “Falou & Disse” foi exibida nesta terça-feira, com a presença de ex-apresentadores e profissionais do grupo. Durante a transmissão, também foram divulgadas as novidades da emissora, que volta ao ar no primeiro bimestre de 2019, já no sinal digital.

Está chegando!

Contagem regressiva para você folhear prazerosamente a próxima edição da JM Magazine. No dia 13 haverá o tradicional coquetel para anunciantes e parceiros, e já na sexta-feira, dia 14, os exemplares estarão disponíveis nas bancas. Reserve seu exemplar desde já. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por