ALTERNATIVA

Balanço da Posturas mostra que sujismundos não criam juízo

Lídia Prata
Publicado em 03/12/2018 às 20:49Atualizado em 17/12/2022 às 16:05
Compartilhar

Lista tímida

A primeira lista de demitidos pela Prefeitura ainda não convenceu. Foi bastante tímida, diante do que todos esperavam desde o anúncio do contingenciamento drástico prometido. Na verdade, os cortes atingiram apenas 34 comissionados, sendo a grande maioria dos exonerados formada por contratados, cujo contrato já estava chegando ao fim. Nesse caso estão os professores e alguns médicos contratados, por exemplo. Não se sabe se por questões estratégicas ou escala financeira para pagamento de indenizações pelo município, esses primeiros cortes ficaram muito aquém do esperado.

Mais cortes

Nova lista de exonerações será publicada na edição de amanhã do jornal oficial do município. Talvez nessa próxima “leva” sejam incluídos os nomes de comissionados “boas vidas” que todos sabem os nomes de cor e salteado. Há grande expectativa de que a necessidade de enxugamento das despesas públicas seja o motivo ideal para o município se livrar desses “encostos” apadrinhados politicamente.

Sem prejuízo

Secretário municipal de Saúde garante que os cortes na sua pasta não irão prejudicar a população. Foram desligados apenas contratados. Os médicos especialistas, lotados nas Unidades Regionais de Saúde, foram mantidos. Um único pediatra foi exonerado em razão da proximidade do final do contrato com o município. Mas, segundo o secretário Iraci Neto, a rede conta com 15 pediatras, estrategicamente lotados nas unidades matriciais, e vão absorver a demanda de atendimentos.

Carga dobrada

Cortes na Saúde atingiram também gerentes de postinhos, embora as unidades básicas já estivessem trabalhando com quadro bastante reduzido. Segundo o secretário Iraci Neto, os gerentes que foram mantidos terão de colaborar e assumir a gestão de duas UBSs, prioritariamente numa mesma rota, para facilitar o deslocamento e logística deles. Resta saber se os gerentes vão topar trabalhar dobrado, recebendo o mesmo salário...

Cortes extremos

Em relação aos comissionados, Iraci Neto pondera que não há muito o que economizar na Saúde. Desde o último enxugamento, ano passado, a pasta já vinha trabalhando com 80 dos 139 cargos comissionados existentes no organograma. Agora estão sendo desligados mais sete. É o que pode ser feito, segundo o secretário, porque está no limite.

Outra opção

Em época de “vacas desnutridas” na Prefeitura, não seria aconselhável rever os contratos de locação de imóveis também? Apenas com o aluguel de prédio para abrigar a “Central de Abastecimento Aurélio Luiz da Costa Júnior e a Farmácia de Acolhimento” serão gastos R$16 mil mensais. Pois é. Será que a PMU não conseguiria um imóvel mais barato, entre tantos desocupados na cidade?

Mais um

Imóvel que abrigou a “garagem da Transmil” na avenida Santana Borges poderá sediar atacarejo da rede Assaí (com dois “s” mesmo). A rede começou em 1974, em São Paulo. Em 2007, passou a integrar a rede Pão de Açúcar e se espalhou por 18 estados. Hoje conta com mais de 110 lojas no país, nas quais emprega mais de 30 mil pessoas.

Troca de comando

Unimed Uberaba oficializou no fim de semana a informação que vinha sendo comentada nos bastidores há um bom temp acaba de assumir efetivamente a gestão do Hospital São Domingos. Com isso, a Unimed Uberaba amplia sua prestação de serviços aos uberabenses, que já conta com um quadro de cooperados do mais alto conceito profissional na cidade, além de clínica de imagem, laboratório e farmácia. Bom para Uberaba que o HSD esteja em mãos seguras e, principalmente, mãos uberabenses de notória competência.

De novo?

Balanço divulgado pelo Departamento de Posturas mostra que os “sujismundos” da cidade não criam juízo. Para se ter uma ideia, as multas aplicadas por sujeira em terreno ou abandono de imóvel têm praticamente os mesmos endereços, o que significa que os cidadãos multados não estão “nem aí” para a punição. Provavelmente o descaso esteja relacionado ao valor baixo da multa. Como não “dói no bolso”, o cidadão negligencia com suas obrigações legais de cuidar do próprio patrimônio.

Reincidência

De janeiro a novembro de 2018 foram 136 multas aplicadas para edificações/casa em estado de abandono e outras 1.297 multas aplicadas durante vistoria em terrenos vagos e que se encontram sujos, em condições insalubres, como mato alto, acúmulo de lixo, entulhos e focos de dengue. Os proprietários multados são quase todos reincidentes. Francamente!

Falta pouco

Produção da 63ª JM Magazine já entrou na reta final. Com lançamento marcado para o dia 13, a revista trará uma série de assuntos interessantes e uma editoria especial alusiva aos 95 anos da Aciu. A propósito, no dia 15 a Associação Comercial vai comemorar a data com uma megafesta no Centro de Eventos da ABCZ, coroada com show da Família Lima. Convites já estão se esgotando, o que assegura de antemão o sucesso da promoção.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por