ALTERNATIVA

Gestão do lixo vai mesmo passar para o Codau

Lídia Prata
Publicado em 29/11/2018 às 19:30Atualizado em 17/12/2022 às 15:55
Compartilhar

Lixo no Codau

Não tem pap a gestão do lixo vai mesmo passar para o Codau. Com base em lei federal que dispõe sobre saneamento urbano, o Município deve sacramentar essa questão através de decreto, sem necessidade de análise e aprovação pela Câmara Municipal. Aliás, vale destacar que em 2015 os vereadores já aprovaram o Plano Municipal de Saneamento, onde está prevista a possibilidade de transferência da gestão do lixo para o Codau. “Ninguém está inventando a roda. Estamos apenas copiando o que outras cidades brasileiras já estão fazendo com resultados positivos” – diz o presidente Luiz Guaritá Neto.

O que vem por aí

Pode até não ser a opção ideal, mas é preciso reconhecer que a mudança da gestão do lixo para o Codau poderá trazer benefícios para a população. Primeiro, porque o Codau é hoje uma empresa saudável financeiramente, e paga em dia seus fornecedores, ao contrário da Prefeitura. Com isso, pode exigir mais dos prestadores de serviço. Além disso, essa pontualidade evita eventuais paralisações da coleta de lixo por “falta de pagamento”, como já vimos em outras oportunidades. Segundo, porque poderemos cobrar do Codau maior eficiência na gestão do contrato da coleta de lixo, porque a estrutura do Centro Operacional é mais enxuta e mais ágil do que a da Prefeitura. Ou seja, poderá contratar mais rapidamente uma auditoria externa para a pesagem periódica do lixo, por exemplo.

Lixeiras na rua

Dos 16 servidores que a Secretaria de Serviços Urbanos e o Codau estão demitindo, nenhum será aproveitado na Diretoria de Ações Urbanas a ser criada na autarquia. Essa diretoria terá uma estrutura com sete pessoas e terá uma estrutura nova, segundo o presidente Luiz Guaritá Neto. A ideia é trabalhar com parâmetros mais modernos, incluindo controle rigoroso da pesagem do lixo e monitoramento da frota dos caminhões de coleta via GPS, além de um planejamento para instalação de lixeiras nas calçadas e varrição mecânica das ruas.

Fake news

Ao contrário do que correu nas redes sociais esta semana, a taxa de coleta de resíduos sólidos (TCRS) continuará sendo cobrada junto com o IPTU, e não na conta de água.

Novo nome

Como antecipou esta coluna no início da semana, o nome do Codau vai mudar. Passará a ser Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas.

Desfaçatez

Enquanto os servidores públicos vivem momentos de extrema angústia, sem saber se vão receber os salários e o 13º este ano, o governador Fernando Pimentel viajou ontem para o exterior, para tratar de assuntos particulares. Qualquer outra pessoa com um mínimo de respeito ao próximo e consciência de suas responsabilidades estaria, agora, tentando achar um meio de pagar os milhares de servidores públicos que dependem do salário para comer. Menos Pimentel!

Boa lição

Ao usurpar os municípios, retendo ilegalmente os recursos do Fundeb, Pimentel forçou os prefeitos mineiros à contenção extrema de despesas com a máquina pública. Pelo menos essa absurda situação tem servido para obrigar os gestores municipais a enxugarem a folha salarial, assim como cortar despesas e administrar com rédeas curtas. Que fique a lição para o futuro.

Área azul

O estacionamento rotativo conhecido por Área Azul deve entrar em operação na segunda quinzena de dezembro. No começo, funcionará em caráter experimental, para os uberabenses se familiarizarem com o novo sistema. Nessa quinta-feira, o executivo da EXP Parking, Sérgio Iran, esteve no JM detalhando o projeto. A íntegra da entrevista será levada ao ar pela Rádio JM às 10h deste sábado e na edição de domingo do Jornal da Manhã. Sugiro que ouçam, ou leiam, porque haverá muitas mudanças no estacionamento em vias públicas.

Jogo de cintura

Empresários chineses que visitaram Uberaba nessa quinta-feira, interessados em investir na instalação de uma fábrica de drones no Parque Tecnológico, foram rápidos para lidar com o imprevisto. Ao demonstrarem o equipamento para convidados do agronegócio, reunidos na Fazu, o drone levantou voo mas em seguida despencou no chão. Os chineses, porém, fizeram do limão uma limonada, dizendo que também darão assistência técnica aos drones de fabricação própria. Acidentes acontecem...

Articulações

Não será surpresa alguma se os ex-candidatos do Novo a deputado, Daniel Angotti e Gabriel Mendes venham a ser contemplados com cargos de destaque no governo Romeu Zema. A Superintendência Regional de Ensino pode ser confiada a Daniel Angotti, segundo comentários de bastidores.

Cuidado!

Empresário do segmento de tecnologia, Frederico Miranda (Geset) faz o alerta: ao digitar no Google a palavra Cemig para obter uma segunda via de conta, por exemplo, o primeiro link que aparece (patrocinado) é um site falso, que empurra o internauta para um site paralelo. Independente da validade dos dados que o cidadão informar, será encaminhado para um download contendo vírus. Todo cuidado é pouco.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por