ALTERNATIVA

Cortes nas despesas da Prefeitura serão menores do que o esperado

Lídia Prata
Publicado em 28/11/2018 às 19:25Atualizado em 17/12/2022 às 15:53
Compartilhar

Agência Sicoob Uberaba no Centro foi inaugurada na noite de terça-feira, em concorrida cerimônia que contou com a presença de autoridades e correntistas. Na foto está o presidente do Conselho de Administração, Alceu Vieira de Souza Neto, e os conselheiros Jobson Antunes de Oliveira, Miguel Haroldo de Faria, Ana Lucia Nogueira Borges e Mário José Caetano Afonso

Foi pouco!

A julgar pela coletiva do prefeito Paulo Piau à imprensa na manhã dessa quarta-feira, os cortes nas despesas da Prefeitura serão menores do que o esperado. Nas últimas semanas vinham sendo cogitadas medidas bem mais drásticas, o que não se confirmou. Ou ainda não foram anunciadas. Também não houve novidade para quem acompanha o Jornal da Manhã diariamente. O prefeito confirmou a fusão das secretarias de Obras e Serviços Urbanos, mas adiou a fusão da Agricultura com Meio Ambiente, argumentando que vai manter o número de secretarias na mesma média dos ministérios de Bolsonar 16.

Tchau e bênção

Além do corte do ticket alimentação para servidores com salários mais altos, o enxugamento do quadro de comissionados também foi confirmado. Parte da redução virá da extinção de cargos na administração direta e indireta. Outra parte será via demissão. Somadas as duas situações, a redução do quadro de comissionados deve atingir 480 servidores. É muita gente. Mas, nos bastidores, especula-se que ainda há espaço para um enxugamento maior, se o prefeito quiser.

Sem alternativa

Embora visivelmente abatido, o prefeito Paulo Piau manteve a serenidade ao anunciar os cortes na PMU aos jornalistas, durante a coletiva de ontem. Deixou claro que não há alternativa, senão o enxugamento da máquina. Também revelou que vai correr risco de usar todos os recursos do Município para pagar todos os servidores, inclusive os professores, independentemente de virem ou não os repasses do Fundeb (que são específicos para a Educação). Ressaltou que não seria justo pagar parte dos servidores e deixar os professores na mão, porque o Estado retém o dinheiro que seria para a Educação.

Quem fica?

Ainda não se sabe qual dos secretários será mantido, se Marcondes Freitas (Obras) ou Marlus Salomão (Serviços Urbanos). Ou se um será sub do outro. Ou que será feito com os respectivos subsecretários das duas pastas...

Rescisões

Outra grande preocupação entre os comissionados refere-se ao recebimento dos acertos rescisórios. Se a Prefeitura não tem dinheiro para pagar os salários, de onde vai tirar recursos para quitação das verbas trabalhistas? Aliás, quanto o Município vai desembolsar com essas rescisões? Quando vai pagar os demitidos? Esses detalhes não foram revelados na coletiva de imprensa pelo prefeito Paulo Piau.

Alívio para muitos

Se tem muita gente perdendo o sono na Prefeitura, outros estão se sentindo aliviados. Servidores de carreira, concursados, argumentam que essas medidas já deveriam ter sido tomadas pelo prefeito Paulo Piau há mais de um ano, quando a crise econômica se agravou. Alguns deles, ouvidos pela coluna, ponderaram que os comissionados “boas vidas”, que viviam encostados nas secretarias, poderão finalmente “cair fora” e “parar de atrapalhar” quem quer trabalhar. Outros foram além, dizendo que daqui por diante terão maior segurança de receber em dia os seus salários. Oremos!

Braços cruzados

Enquanto o Executivo “rebola” para enxugar despesas, o Legislativo fica só no “ora veja”. Ou na malhação. Vereador Thiago Mariscal usou as redes sociais para criticar o projeto da LOA para 2019, tendo por alvo os recursos destinados às pastas de Administração, Saneamento, Comunicação, Indústria e Comércio, Segurança Pública e Esportes. Só perdoou Saúde, Educação, Assistência Social e, claro, a verba da Câmara Municipal, de R$ 28 milhões. Cá pra nós: em vez de usar redes sociais, os vereadores deveriam, sim, expor suas opiniões e críticas em plenário.

Cabidão teimoso

Em plena época de vacas magras, os vereadores bem que poderiam dar exemplo, reduzindo as despesas com os seus gabinetes, especialmente com assessores parlamentares. Não é novidade para ninguém que esses assessores não têm sequer obrigação de cumprir horário, muito menos aparecer no local de “trabalho”, até porque nem caberiam nos gabinetes dos vereadores.

Mais uma

A Zebu Carnes Supermercados anuncia para o dia 6 de dezembro a inauguração da 9ª loja da rede. Desta vez será no bairro Fabrício, em frente ao Quartel. Olha que a Zebu Carnes entregou na semana passada uma loja totalmente repaginada e bem mais moderna na avenida da Saudade. Agora vem mais uma por aí!

Negócio fechado!

O quinteto fantástico da EXP Produções já definiu pelo CDL Hall os próximos cinco anos da CIA, a megafesta que mistura shows com esportes e fez o maior sucesso em Uberaba nas suas duas edições iniciais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por