ALTERNATIVA

Uberaba perde representatividade em BH e Brasília

Lídia Prata
Publicado em 08/10/2018 às 20:14Atualizado em 17/12/2022 às 14:16
Compartilhar

Perdemos!

Como já era previsto, Uberaba perdeu representatividade em BH e Brasília, com a pulverização dos votos para deputados federal e estadual. Não por falta de alerta. Mas por teimosia das lideranças políticas e, principalmente, pela vaidade excessiva ou oportunismo de candidatos aventureiros que usaram o pleito apenas como balão de ensaio para 2020 ou para cumprir tabela por exigência de partido político. Foi um desastre. De quatro deputados federais, baixamos para um. Na Assembleia Legislativa, ficamos com um único representante.

Renovação, palavra de ordem

O recado das urnas foi clar eleitor não aguenta mais a velha política e tirou de cena nomes tradicionais, tanto no cenário nacional quanto estadual. Dos nossos deputados federais, nenhum foi reeleito. É bem verdade que Marcos Montes não disputou a eleição para a Câmara Federal, já que concorre a vice-governador em dobradinha com Antonio Anastasia. Aelton Freitas, Adelmo Carneiro e Caio Narcio despedem-se do Parlamento dentro de dois meses, para dar lugar a novos nomes.

Reflexos em 2020

É inegável que o resultado das urnas no domingo, 7, terá reflexos na eleição de 2020. O eleitor procura nomes novos, que tenham nome limpo, e propostas claras. Estão em alta a defesa dos valores tradicionais (como família estruturada, moral, bons costumes, ética) e resgate da segurança pública (Bolsonaro chegou à liderança nas urnas justamente com discurso nessa linha). Dificilmente quem não se alinhar a esse perfil terá chances de se eleger.

Na pauta 

A propósito, a renovação no cenário político foi o tema principal da reunião do prefeito Paulo Piau com seu secretariado, na manhã dessa segunda-feira. De certa forma, foi um alerta aos cinco ou seis integrantes do seu time que estão mais “salientes”, assanhando-se na intenção de disputar a eleição para prefeito em 2020.

Tesourinha afiada 

No domingo, Piau disse que na hora certa vai cortar as asas dos secretários que andam de olho na sua cadeira de prefeito. Em entrevista à Rádio JM, ele não quis nominar os “passarinhos assanhados”, mas não é difícil acertar os nomes...

Que surpresa!

A votação espetacular de Romeu Zema na disputa pelo governo de Minas desmoralizou por completo as pesquisas de intenção de votos (principalmente DataFolha e Ibope). Todas mostraram a tendência de crescimento do novato, mas nenhuma foi capaz de prever que ele desbancaria os dois principais protagonistas do processo sucessório em Minas.

Jeito novo

Certamente os marqueteiros da campanha de Anastasia e Marcos Montes tomaram um susto com o resultado das urnas no domingo. Ficou claro que, daqui pra frente, será preciso rever conceitos, rumos e estratégias para evitar derrota para Zema, no dia 28. Campanha majoritária de Anastasia e Marcos Montes no primeiro turno foi uma das mais fracas e sem graça de todos os tempos, em termos de comunicação com o eleitor.

Ação rápida

Nem bem conheceu o resultado que o guindou a campeão de votos no primeiro turno e Romeu Zema foi às redes sociais para agradecer aos mineiros. Seu marketing não esperou sequer amanhecer para fazer os posts. Da mesma forma, seus apoiadores multiplicaram posts com fotos de Zema e Bolsonaro, embalados pelo sucesso de outros candidatos que colaram a imagem à do presidenciável do PSL. Zema, aliás, já manifestou apoio a Bolsonaro.

É o cara

Quem também declarou apoio a Jair Bolsonaro foi o prefeito Paulo Piau, anti-PT convicto. “Sou Bolsonaro desde criancinha” – brincou, ao ser indagado sobre quem apoiará no segundo turno.

Estrategista

Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Dutra, está colhendo os louros de suas opções eleitorais. Foi o primeiro a declarar apoio e vestir a camisa da candidatura do colega Franco Cartafina, mesmo não sendo filiados ao mesmo partido. Da mesma forma, abraçou a candidatura do delegado Heli Andrade, campeão de votos para deputado estadual. Dutra mostrou-se um estrategista de primeira.

Tchau, queridos!

O tsunami eleitoral de domingo tirou de cena velhos caciques da política nacional, como os senadores Romero Jucá, Edson Lobão, Eunício Oliveira (atual presidente do Senado) e Cristovan Buarque, além dos polêmicos Lindberg Faria (PT) e Vanessa Graziotin (PCdoB). Sarney Filho e sua irmã Roseana Sarney foram reprovados pelos eleitores do Maranhão, enquanto no Paraná o tucano Beto Richa não conseguiu se reeleger. O chatérrimo Jean Wyllis foi outro que recebeu o cartão vermelho nas urnas. Já o delator da Operação Lava Jato e ex-petista Delcídio do Amaral, assim como o petista Eduardo Suplicy fracassaram ao tentar retornar ao Senado. Porém, o melhor de tudo foi o alívio com a derrota de Dilma Rousseff. Minas Gerais não merecia mesmo a vergonha de elegê-la para o Senado Federal. Aleluia! Que venham novos tempos e uma nova forma de fazer política no Brasil, com ética e respeito aos cidadãos e ao dinheiro público.

Sicoob Uberaba está rompendo as fronteiras e levando seus serviços e produtos a outras cidades da região. Na sexta-feira foi a vez de Delta, onde foi inaugurada agência com a presença do presidente do Conselho de Administração do Sicoob Uberaba, Alceu Vieira de Sousa Neto; do prefeito de Delta, Marcos Estevam, e da secretária municipal de Fazenda, Valéria Reis. Prefeito Paulo Piau também prestigiou o evento. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por