ALTERNATIVA

Líder comunitário diz que alguns candidatos pensam é em 2020

Lídia Prata
Publicado em 03/10/2018 às 09:12Atualizado em 17/12/2022 às 14:04
Compartilhar

Na foto – considerada histórica em Sacramento – estão à esquerda de Marcos Montes os ex-prefeitos Joaquim Rosa Pinheiro, Bruno Cordeiro, José Alberto Bernardes Borges, e à sua direita, o atual prefeito, Wesley Melo – o Baguá, e o empresário Izalberto Rodrigues da Cunha, filho do saudoso ex-prefeito de Sacramento, Hugo Rodrigues

Aliança inédita

Se a política causa desavenças e rompimentos entre amigos, também opera alguns “milagres”. Em Sacramento, por exemplo, adversários ferrenhos se uniram em torno da eleição de Marcos Montes e Anastasia para o governo de Minas. Até pouco tempo atrás, essa aliança seria absolutamente impensável e impossível. Mas se concretizou, como se vê em foto divulgada nas redes sociais em que todos os ex-prefeitos vivos, o atual prefeito e o filho de um ex já falecido manifestam apoio à candidatura do deputado federal Marcos Montes a vice-governador pela coligação Reconstruir Minas. Vale lembrar que MM nasceu em Sacramento e tem fortes vínculos com a cidade, onde tem familiares.

Repercussão da pesquisa

Foi longe a repercussão da pesquisa de intenção de votos dos uberabenses, publicada na edição do JM dessa terça-feira. Em muitas cidades vizinhas e outras mais distantes, familiares de candidatos se manifestaram pelas redes sociais, elogiando a iniciativa do Jornal da Manhã. Para eles, foi uma informação preciosa, embora em muitos casos os baixos índices dos postulantes na pesquisa tenham sido vistos com preocupação.

Nomes não mencionados

Alguns candidatos a deputado com base eleitoral em Uberaba questionaram a pesquisa HC7/JM, uma vez que seus nomes não constaram na divulgação dessa terça-feira. Vale esclarecer que todos os nomes constaram na planilha para a pesquisa estimulada. No entanto, alguns não foram citados pelos entrevistados, ou seja, não tiveram “intenção de voto”.

De olho no futuro

Segundo respeitado líder comunitário, os números da pesquisa HC7/JM evidenciam que muitos candidatos a deputado neste ano estão mirando as eleições para a Câmara de Vereadores, em 2020. A conferir.

Estorvo

Ainda de acordo com o mesmo líder comunitário, esses candidatos de “araque” prestam um desserviço a Uberaba, pois atrapalham a eleição de representantes do município em Brasília e BH. “Essa é uma tremenda irresponsabilidade desses políticos e dos seus respectivos partidos. A pulverização de votos vai se mostrar nefasta para a política local e a culpa será desses cidadãos” – sentenciou.

Ganha ou perde?

Somente poderemos dizer que candidatos A e B estão eleitos, depois de computados todos os votos. Apenas pelos números mostrados em pesquisa local, ouvindo exclusivamente eleitores de Uberaba, não é possível prever esse resultado. Mas é certo que não têm chance alguma aqueles candidatos que não trabalharam firme na região, buscando ampliar sua base eleitoral. Os votos de Uberaba não serão suficientes para eleger deputado algum, nem estadual, nem federal.

Nem bola de cristal

Quem tem mandato, como no caso de Aelton Freitas (federal), Tony Carlos e Lerin (estaduais) teoricamente tem mais chances de reeleição, em razão do trabalho de deputado e dos apoios selados nos últimos anos. Mas, até nesse caso, dependendo da legenda, não há garantia de voltarem ao Parlamento. Tony, por exemplo, tem uma legenda considerada “pesada”.

Romeu para elas

Novidade na corrida eleitoral e candidato a governador pelo Partido Novo, o araxaense Romeu Zema volta a Uberaba hoje, para uma roda de prosa batizada de “Salto da Liberdade”, na Fiemg/Regional Vale do Rio Grande. Embora seja estreante na política, Romeu Zema tem feito bonito papel, a ponto de ocupar o 3º lugar no ranking das intenções de votos dos mineiros, segundo as pesquisas recentemente divulgadas. Na pesquisa HC7/JM ele obteve nada menos do que 9% das citações, consagrando-se como terceira via e deixando outros políticos mais conhecidos – como Adalclever Lopes (MDB) e Mares Guia (Rede) – comendo poeira...

Top Of Mind

Marcas líderes de Mercado em Uberaba serão premiadas hoje à noite, com o Top Of Mind, conferido anualmente pela TV Integração. Festa será no Centro de Eventos da ABCZ, a partir das 20 horas.

O Shopping Uberaba apoia a campanha Voto Consciente encabeçada pela Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers, e espalhou displays pelo empreendimento e colocou adesivos nas cancelas dos estacionamentos bastante adequados lembrando a importância do voto para quem deseja um Brasil melhor. Iniciativa totalmente apartidária com foco no voto sem desperdício. E por falar em eleições, no domingo, dia 7 de outubro, o Shopping Uberaba estará aberto, sem alteração no expediente 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por