ALTERNATIVA

Pesquisa aponta que é preocupante a situação dos nossos candidatos a deputados federal e estadual

Lídia Prata
Publicado em 01/10/2018 às 22:41Atualizado em 17/12/2022 às 14:02
Compartilhar

Cenário preocupante

A julgar pelos números da pesquisa de intenção de votos feita pelo HC7 Pesquisa e Inteligência de Mercado, por encomenda do Jornal da Manhã, para avaliação do cenário eleitoral de Uberaba, é altamente preocupante a situação dos nossos candidatos a deputados federal e estadual. Se eles estiverem confiando em votos dos eleitores uberabenses para vitória nas urnas, poderão ter uma surpresa bastante desagradável. A pesquisa espontânea mostra índices baixíssimos dos candidatos nas eleições proporcionais, e muda muito pouco quando se trata de pesquisa estimulada. Diante desse quadro, Uberaba corre sério risco de não eleger representante algum na Assembleia Legislativa e talvez nem mesmo na Câmara Federal, a menos que busquem um volume alto de votos em outros municípios. Vale ressaltar que essa pesquisa é a primeira e única registrada junto à Justiça Eleitoral, para fins de divulgação, o que confere confiabilidade aos números em razão da isenção com que foi realizada. O Instituto é de São Paulo e ouviu 600 pessoas entre os dias 26 e 28 de setembro. Portanto, os números estão "fresquinhos".

Desperdício grande

Chamam a atenção também na pesquisa HC7 contratada pelo Jornal da Manhã o volume extraordinário de votos brancos, nulos e de eleitores que declararam intenção de sequer exercer o direito ao voto. Em alguns cenários, esse índice supera aquele alcançado pelo candidato melhor colocado na pesquisa. É o caso, por exemplo, da pesquisa estimulada para deputado estadual. O líder é o delegado Heli Andrade, com 16% das intenções de voto. Mas os votos brancos, nulos ou de eleitores que não votam em nenhum dos candidatos é de 17%. Se somados os brancos, nulos e não vota com os não sabe/não respondeu (14%) e aos que disseram votar em “outro candidato não listado” (30%), o índice chega a inacreditáveis 61% para deputado estadual. Quem mais vai perder com isso é Uberaba, indiscutivelmente.

Muitos indecisos

Faltando cinco dias para o eleitor ir às urnas, muitos nem sabem em quem vão votar. Para presidente da República a situação é mais crítica, tendo em vista a polarização entre PT e anti-PT. Mas também não deixa de preocupar a indecisão dos uberabenses em relação aos candidatos a governador e deputados.

Líder

Na pesquisa estimulada para deputado federal, o HC7 mostra que “outro candidato não listado” tem o dobro exato das citações dos eleitores uberabenses do que alcançou o líder Franco Cartafina (13%). É ou não é preocupante?

De fora

Ainda na pesquisa para federal, chama a atenção o fraco desempenho dos atuais detentores de mandato em Brasília. Aelton Freitas tem apenas 7% das intenções de votos, enquanto Adelmo Leão (PT) chega a 5% e Caio Narcio (PSDB), 3%. O índice de brancos e nulos (18%) é maior que a soma dos três.

Bem na fita

Na eleição majoritária em Minas, o candidato Antonio Anastasia (PSDB) lidera com folga a pesquisa em Uberaba. Tem 35% das intenções de votos, contra 16% de Pimentel. Mas não é suficiente para garantir a eleição em primeiro turno. O que surpreende também é o índice alcançado pelo araxaense Romeu Zema, 9% das intenções de votos. Adalclever Lopes, do MDB, que esteve em Uberaba recentemente, não passa de 1% das intenções de votos aqui.

Bolsonaro na frente

Se a eleição presidencial dependesse apenas dos votos dos uberabenses, Jair Bolsonaro seria o próximo presidente da República. Ele lidera a pesquisa estimulada HC7 com 26% das intenções de votos. Considerando expectativa de 120 mil votos válidos, isso significa que Bolsonaro deve sair de Uberaba com 31.200 votos, aproximadamente. A conferir.

Divergência

Em relação aos números de Ibope e Datafolha, a pesquisa HC7 mostra uma diferença na segunda e terceira colocações para presidente da República. Aqui em Uberaba, o tucano Geraldo Alckmin tem 11%, enquanto o petista Fernando Haddad fica em 3º lugar, com 9%. Logo na sequência vem Ciro Gomes, com 7%. Considerando a margem de erro de 5%, os três estão tecnicamente empatados. A julgar por esse cenário e pelo que se vê das demais pesquisas nacionais, é impossível dizer quais os candidatos que vão disputar o segundo turno. Está tudo muito embolado ainda. Mas é certo que nem um deles vencerá no primeiro turno.

Mãos à obra

Secretaria de Meio Ambiente fez um mutirão de limpeza na Mata do Carrinho na semana passada. Tomara que estenda a ação a outros pontos igualmente necessitados, como a Mata do Ipê, o Bosque Jacarandá (que continua abandonado) e outros mais. Daí pra frente caberá ao município manter a limpeza em dia, não é mesmo? Não dá para viver de mutirão em mutirão...

É hoje

A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais realiza a partir de hoje até sábado, no Sesc Venda Nova, em BH, a 17ª edição dos Jogos dos Advogados Mineiros (JAM). Cerca de 2.500 profissionais do Direito mineiros se inscreveram e estarão em Belo Horizonte competindo em mais de 20 modalidades esportivas. Além disso, o JAM2018 também oferece atividades de lazer e convivência, contribuindo para a interação e o congraçamento da advocacia mineira. Uberaba estará representada, mais uma vez, com perspectivas de voltar com muitas medalhas e troféus.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por