ALTERNATIVA

Pesquisa mostra os destaques da corrida eleitoral

Lídia Prata
Publicado em 28/09/2018 às 21:15Atualizado em 17/12/2022 às 13:58
Compartilhar

Cenário semelhante

Pesquisa da XP Investimentos, encomendada pelo Ipespe e divulgada nesta sexta-feira, indica o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, na liderança da corrida presidencial, com 28% das intenções de voto. Fernando Haddad (PT) aparece na sequência, com 21%. No comparativo com o último levantamento divulgado no dia 21 de setembro, Bolsonaro subiu um ponto percentual, e Haddad, quatro pontos. Na terceira posição aparece Ciro Gomes (PDT), que se manteve com 11% das intenções de voto. Geraldo Alckmin (PSDB) foi de 7% para 8%, enquanto Marina Silva (Rede) caiu de 6% para 5% na pesquisa. João Amoedo (Novo) tem 3%. Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) somam 2% das intenções de voto cada. Foram entrevistadas duas mil pessoas por telefone entre os dias 24 e 26 de setembro e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo turno

A pesquisa da XP Investimentos também simulou eventuais cenários de segundo turno. Na disputa entre os líderes da pesquisa, Haddad teria 43% e Bolsonaro, 39%. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro. Em outras simulações, Alckmin venceria Haddad e Bolsonaro, assim como Ciro Gomes. O quadro delineado pela pesquisa XP é praticamente o mesmo mostrado pelo Datafolha e pelo Ibope, sinalizando que o PT está a um passo de voltar ao comando do país, apesar de todos os escândalos de corrupção que levaram seus principais líderes à cadeia.

Questão de tempo

A propósito, em entrevista ao jornal “El País”, o ex-ministro José Dirceu – um dos condenados por corrupção na operação Lava-Jato – considerou “uma questão de tempo” para “o PT tomar o poder”. Disse, textualmente: “Aí nós vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar uma eleição”. Ao falar sobre Jair Bolsonaro, Zé Dirceu duvidou que ele consiga se eleger, pois “não tem maioria no país para as ideias dele”. Ele foi além: “O problema do Bolsonaro é do PSDB e do DEM”, que perderam espaço para o ex-militar no campo da direita. “Eles não têm alternativa. Nós, sem o Lula [condenado e preso por corrupção e lavagem de dinheiro], temos o Ciro e o Haddad” – disse José Dirceu, que sempre foi considerado a “mente brilhante” do petismo.

Números locais

Equipe de instituto de pesquisa de São Paulo, contratado pelo Jornal da Manhã, está na cidade para ouvir eleitores uberabenses sobre suas preferências eleitorais em todos os níveis. Resultado do levantamento deve ser tabulado na segunda-feira, para publicação em seguida. Além as intenções de votos para cargos majoritários, como presidente da República e governador de Minas, os entrevistados serão questionados sobre candidatos a deputado federal e estadual e senador. Esta será a primeira e talvez a única pesquisa eleitoral registrada nesse primeiro turno, para efeito de divulgação.

Rasgando o verbo

O ministro Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, autorizou ontem o ex-presidente Lula a conceder entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Lula foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro e está preso desde abril. O ministro considerou que Lula tem direito de falar à imprensa até como forma de autodefesa.

Tempo quente

A Polícia Militar “baixou” na sede do PT de Uberlândia na manhã dessa sexta-feira e apreendeu 36 caixas de “santinhos” com a imagem de Lula como “candidato” e respectivo número, sem esclarecer que ele foi substituído por Haddad, o que configura crime eleitoral. Apreensão resultou de ordem judicial, a partir de denúncia. Sinceramente, é tanta malandragem para voltar ao poder que nem dá para acreditar que as pessoas sejam capazes de apelar para expedientes tão absurdos. Benza Deus!

Pregando no deserto

Pelas redes sociais, o vereador Alan Carlos manifestou repúdio à atual situação da Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães, atribuindo à falta de manutenção e reforma do prédio os problemas com infiltrações e goteiras que afetaram o acervo. Alan não tem poupado críticas à negligência na conservação da biblioteca, lembrando que em julho ele apresentou em plenário pedido de reforma e melhoria para o local, mas não foram atendidos.

Na mira

Porta-Voz de quarta-feira voltou a publicar notificação de contribuintes autuados por infrações de Posturas. Depósito de material de construção no passeio, falta de número no imóvel, terreno sujo, passeio estragado, queima de lixo... os problemas são sempre os mesmos, mas as pessoas não se importam. Impressionante.

Preto no branco

Dividiu opiniões a sentença do papa Francisco que impôs a perda das prerrogativas de sacerdote a José Lourenço da Silva Júnior, conhecido por Padre Júnior. Não faltaram apoiadores da punição, ao argumento de que a Igreja Católica finalmente deixou de passar a mão na cabeça de “padres pecadores”. Mas houve quem usasse as redes sociais para defender o ex-padre, argumentando que bastaria um “puxão de orelhas”. Essas duas posições antagônicas certamente derivam do desconhecimento dos fatos que levaram o Vaticano à posição extrema de demitir o Padre Júnior. Se os fatos que motivaram a punição viessem a público, provavelmente evitariam especulações.

Silêncio

Embora os amigos do ex-padre Júnior não estejam poupando crítica ao arcebispo dom Paulo Mendes e até ao papa Francisco, ele próprio não se manifestou até agora.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por