ALTERNATIVA

Eleição para o governo de MG segue repleta de emoções

Lídia Prata
Publicado em 06/08/2018 às 20:09Atualizado em 17/12/2022 às 12:16
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Lançamento oficial da candidatura do delegado Heli Andrade a deputado estadual pelo PSL movimentou o Bookafé à tarde passada. Encontro foi prestigiadíssimo, contando com a presença dos prefeitos Paulo Piau e Renatinho (Campo Florido), além de secretários municipais, presidente da ABCZ e da Certrim, empresários e de Marília Cordeiro, representando a dobradinha Anastasia/Marcos Montes

Rolo de café com bolo

Eleição para o governo de Minas nunca teve tantas emoções quanto neste ano. No sábado, a convenção estadual do PSB foi marcada por bate-boca, empurrões e intervenção policial, embora tenha sido aprovado o nome de Márcio Lacerda a governador. No dia seguinte, convenção nacional do partido não reconheceu aquele resultado estadual, e, por enquanto, Lacerda mantém sua candidatura com sustentação em liminar judicial. Mesmo assim, o MDB voltou atrás, deixou o PT falando sozinho mais uma vez, e fechou apoio a Lacerda, oferecendo-lhe inclusive o candidato a vice, que será o deputado estadual Adalclever Lopes. Enfim, como se diz por aqui, “um rolo de café com bolo”.

Tempo de TV

A única vantagem dessa composição do PSB com MDB é o tempo de TV para a propaganda eleitoral da dobradinha. Mas, em compensação, o MDB leva todo o seu notório fisiologismo para a chamada “terceira via” na disputa pela sucessão estadual.

Jogando a toalha

Embora a convenção estadual do DEM tenha homologado a candidatura de Rodrigo Pacheco a governador, o quadro mudou nessa segunda-feira. Acertos entre a cúpula do Democratas e a do PSDB selaram composição que passa por Minas Gerais. Com isso, Rodrigo Pacheco deixa a disputa majoritária para ocupar uma das vagas para o Senado na chapa do tucano Antonio Anastasia. Essa possibilidade já vinha sendo cogitada há muitos dias, embora Rodrigo Pacheco resistisse a jogar a toalha. Cedeu.

Dançou

Quem se deu mal com essa composição do DEM com o PSDB em Minas foi o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, que vinha cantando de galo desde que emplacou a esposa, Ana Paula, como vice de Rodrigo Pacheco. Odelmo saiu chamuscado desse processo.

Negociador

Em compensação, saiu fortalecida a posição do deputado Marcos Montes, vice de Anastasia. Foi ele quem conduziu as articulações para a composição do DEM com o PSDB em Minas, com participação decisiva do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).

Continua na luta

Convidada pelo então pré-candidato do DEM a governador para disputar cadeira na Câmara Federal, a advogada Eclair Gomes perdeu o padrinho de uma hora para outra. No domingo, Rodrigo Pacheco afirmou que não havia possibilidade de desistir da candidatura – negando rumores que poderia compor com Anastasia. Ontem a história mudou. Apesar dessa reviravolta no quadro político em Minas, Eclair garantiu ontem a amigos que manterá sua candidatura a deputada federal.

Pra valer

Agora é pra valer: o ramal Sudeste do BRT vai entrar em operação às 5h do dia 18 deste mês, e no dia 1º de setembro começará a funcionar o BRT no corredor Sudoeste. Aleluia. Mil vezes aleluia! O ramal Sudeste é aquele que contempla as avenidas Guilherme Ferreira, Nelson Freire, Abílio Borges e Bandeirantes, e será uma experiência para a possibilidade de convivência entre faixas de rolamento, estacionamento e exclusiva para ônibus. Já o Sudoeste foi o que deu mais problema, abrangendo as avenidas da Saudade, Santana Borges e João Dallacqua, além da rua Bento Ferreira.

Sem surpresa

Desta vez, a Prefeitura garante que vai distribuir com antecedência informativos aos usuários de ônibus com orientações sobre as alterações nas linhas de ônibus com a entrada em operação dos dois novos corredores do BRT. Vale destacar que 23 das 47 linhas do transporte público sofrerão alterações. Portanto, fique atento. Aliás, atento também às mudanças no trânsito. Algumas já começaram e outras ainda estão por vir.

Haja paciência!

Apenas três operários e uma responsável (que não se sabe se gerente da obra ou engenheira) foram vistos à tarde passada na obra de repaginação do Calçadão da Artur Machado. A continuar nessa toada, é de se suspeitar que o serviço não seja concluído sequer a tempo do Natal...

Know how

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico vai proferir palestra a convite do Ministério da Indústria e Comercio, amanhã. José Renato Gomes vai apresentar o projeto da Zona de Processamento de Exportação, a ZPE, para secretários estaduais e municipais da área, de todo o país. O ministro considera o projeto de Uberaba um modelo a ser seguido, apesar de todas as dificuldades para a viabilização efetiva da ZPE. A parte técnica e a apresentação do projeto por Uberaba realmente são de tirar o chapéu.

Gerentes do Shopping Uberaba, Lucy Jardim (Marketing) e Marcelo Paiva (Operações) estiveram com o diretor empresarial Lúcio Oliveira acertando os detalhes de evento internacional que o Shopping trará e chamará a atenção de clientes e visitantes de Uberaba e região. Trata-se de uma exposição inédita no interior brasileiro e que transformará Uberaba em local de visita obrigatória. Pena que ainda não posso contar outros detalhes, mas adianto que fez o maior sucesso em Nova York.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por