ALTERNATIVA

Convenção do PHS deve selar apoio à candidatura de Anastasia ao governo de MG

Lídia Prata
Publicado em 03/08/2018 às 10:18Atualizado em 17/12/2022 às 12:01
Compartilhar

Viabilidade eleitoral

Convenção do PHS hoje em BH deve selar apoio à candidatura de Anastasia/Marcos Montes ao governo de Minas. Deve confirmar também a vaga de Franco Cartafina na disputa de cadeira na Câmara Federal. Segundo a matemática eleitoral, Franco deve ser um dos três deputados federais eleitos pelo Partido, este ano, e poderá até sair eleito de Uberaba, uma vez que ele precisará de 35 mil a 45 mil votos para se garantir. Considerando que Franco contará com o apoio do grupo político que está no poder aqui e o trabalho bem estruturado que já vinha fazendo, a viabilidade eleitoral do seu nome é um fato concreto.

Além das fronteiras

Agora se sabe que a mudança de rumos na candidatura de Franco, de estadual para federal, faz parte de um projeto político bem mais amplo. Não está restrito a Uberaba, como alguns chegaram a pensar. Tanto assim que começou a ser arquitetada pelo presidente nacional do PHS, deputado federal Marcelo Aro, e pelo prefeito de BH, Alexandre Kalil, quando estiveram aqui para o lançamento da pré-candidatura de Franco. Foi durante um almoço que os dois líderes partidários se encontraram com o deputado Marcos Montes e acertaram tanto o apoio do PHS à candidatura de Anastasia a governador quanto o lançamento de Franco Cartafina a deputado federal.

Herança gorda

Não será surpresa se Franco conquistar boa parte dos 55 mil votos dados pelos eleitores uberabenses a Marcos Montes na eleição passada para deputado federal. É óbvio que esses votos não migrariam nem para Aelton Freitas, nem para o petista Adelmo, muito menos para a ex-primeira-dama Angela Mairink. Acabariam pulverizados, contemplando até mesmo paraquedistas.

Cabeça boa

Presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, participou ativamente das articulações em torno do nome de Franco Cartafina a federal. Segundo ele, “Franco se mostrou muito maduro nas negociações”, apesar de ser tão jovem.

Enfim, deputado

Será amanhã a posse de Tony Carlos na Assembleia Legislativa de Minas. Finalmente, Uberaba volta a ter dois representantes em BH.

Tempo quente

Representantes da rede Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) ficaram assustados com a “marcação cerrada” dos pais de alunos do Colégio Zé Ferreira, que lotaram o auditório na assembleia de segunda-feira. Hoje haverá nova assembleia, para discussão dos rumos a serem tomados pela escola de Uberaba, com o afastamento do Professor Danival Alves do cargo de diretor. Pais estão inconformados com as notícias que correm a respeito do assunto, algumas das quais dando conta de que o Colégio Zé Ferreira é o único da rede a dar lucro, bancando, assim, os demais estabelecimentos de ensino CNEC.

Transparência

Falta transparência na forma como a transição de comando do Colégio Zé Ferreira está se dando. Melhor seria que os problemas (possíveis) fossem tratados com clareza entre a direção da rede e a comunidade escolar. Evitaria todo esse diz que me disse e os desgastes vistos de lado a lado. Até mesmo por questão de respeito aos pais, alunos e aos diretores que estão deixando os cargos, essa transparência se faz necessária.

Vai sair

Equipe da Secretaria de Trânsito e Transportes, incluindo o secretário Wellington Cardoso, está em Santos para conhecer um centro de monitoramento de vias públicas, considerado modelo para o país. Uberaba deve implantar algo semelhante nos próximos meses.

Futuro das águas

Secretário adjunto de Meio Ambiente, Marco Túlio Prata, representará Uberaba no XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em Santa Catarina. Evento vai discutir o futuro das águas.

Que demora!

Por falar na Semam, a demora na reforma do antigo Bosque Jacarandá desafia explicação racional.

Guia completo

Arquivo Público está disponibilizando para a população o Guia do Acervo Documental de 2018. Toda a documentação histórica sob guarda do Arquivo já pode ser consultada gratuitamente, pela internet. Grande feito da superintendente Marta Zednik.

No fim

A julgar pelas declarações dadas pela superintendente de Ensino, Marilda Ribeiro, à Rádio JM nessa terça-feira, os alunos da Supam podem ficar de sobreaviso. São reais as chances de remanejamento dos estudantes para outras escolas, com consequente rescisão do contrato de locação do prédio pelo Estado. Marilda revelou que a Superintendência fez um levantamento minucioso sobre os alunos e chegou à conclusão de que a Supam não atende apenas à comunidade do Bairro Abadia, mas a toda a cidade. A partir desses dados, Marilda vai sugerir ao governador Pimentel que distribua os alunos em outras escolas mais próximas dos locais onde moram. Vale lembrar que o Estado ainda deve em aluguéis atrasados quase um milhão de reais aos proprietários do imóvel onde funciona a Supam. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por