ALTERNATIVA

Contrato de PPP para a iluminação pública não gerará ônus à PMU

Lídia Prata
Publicado em 21/07/2018 às 23:41Atualizado em 17/12/2022 às 11:40
Compartilhar

Agora vai

Desta vez não tem err vai dar certo a PPP da Iluminação. Para quem não se lembra, o prefeito Paulo Piau enfrentou uma maratona interminável no Tribunal de Contas do Estado por mais de dois anos, na tentativa de destravar a licitação da iluminação pública em Uberaba. Acabou desistindo daquela peleja, para lançar um novo edital. Desta vez, porém, ele acredita que vai dar certo, até porque os termos do novo edital são verdadeiro espelho do que foi feito com sucesso em Belo Horizonte, com alguns ajustes apenas à realidade local. Se lá o edital não teve problemas, certamente não terá aqui. O raciocínio é este.

Às claras

A empresa (ou consórcio) que vencer a licitação da PPP da Iluminação em Uberaba terá de atuar em três frentes: expansão de rede, troca de lâmpadas e manutenção. A prioritária, porém, será a substituição das lâmpadas atuais por outras de LED, mais econômicas e eficientes para iluminação pública. Porém, se durante a vigência do contrato surgir nova tecnologia em lâmpadas, o contrato deverá prever nova substituição na época. O importante é deixar Uberaba às claras, não apenas por medida de economia, como também por razões de segurança pública.

Sem ônus

Pelos cálculos feitos pelos técnicos da Prefeitura, a PPP da Iluminação não trará qualquer ônus extra, seja aos cofres públicos, seja para o contribuinte. Mas o vencedor da licitação terá de enfrentar um investimento alto nos dois primeiros anos do contrato, em razão da obrigação da troca das lâmpadas na cidade. Finalmente Uberaba vai se livrar dessas horrorosas lâmpadas a vapor de mercúrio.

Desconto

A RCR Serviços de Paisagismo Ltda. venceu a licitação para prestação de serviços de limpeza de bocas de lobo, pinturas de guias, capina mecanizada, raspagem de sarjetas e correlatos, pela bagatela de R$3 milhões 827 mil e uns quebrados. Embora o valor seja alto, a empresa venceu a concorrência com um desconto de quase 44% sobre o valor orçado para esses serviços.

Bem limpinho

Prestadora de serviços de limpeza e jardinagem conseguiu reajuste de 4,52% no contrato que mantém com a Fundação Cultural. Vai passar a receber a bagatela de R$43.893,39 por mês. Embora publicado no jornal oficial do município somente no dia 18 deste mês, o reajuste terá efeito retroativo a 1º de janeiro. Por esse preço, o prédio tem de ficar “tinindo” de limpo...

Fechada para obras

Centrinho da cidade estará quase todo interditado amanhã, durante o dia todo. Isso porque o Codau vai retirar a rede de esgoto que desce da praça Rui Barbosa, atravessa o calçadão e segue até o interceptor de esgoto da avenida Leopoldino de Oliveira. Essa rede será desviada para a rua Manoel Borges. Segundo o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, com esse remanejamento será possível evitar futuras manutenções mais complexas no calçadão, já que agora receberá novo piso com a revitalização. Por conta das obras do Codau, melhor evitar o trânsito naquela região amanhã, especialmente no entorno da praça Rui Barbosa.

Mais um

Porta-Voz desta semana trouxe a nomeação de mais um (!) assessor parlamentar para atuar no gabinete do vereador Ismar Marão. Esse cabide parece não ter fim...

Novo endereço

A partir do dia 30, a Cemig passará a atender os clientes exclusivamente no escritório da rua Capitão Manoel Prata, nº 626. Tomara que a mudança de endereço venha acompanhada de maior agilidade no atendimento aos clientes de Uberaba, hoje sujeitos a filas diárias e a longa espera para solução de problemas muitas vezes simples.

Sonhando alto

Colocando um ponto final nas especulações em torno de sua candidatura à reeleição, o senador Aécio Neves reuniu amigos e aliados esta semana no sítio da sua família em São João del-Rei para anunciar que disputará as eleições para deputado federal. Mas, Aécio está sonhando bem mais alt ele pretende disputar também a presidência da Câmara em fevereiro do ano que vem. Resta saber se ele terá apoio, já que seu prestígio político rolou ladeira abaixo desde que veio à tona o escândalo envolvendo a tal mala de dinheiro da JBS entregue a seu primo.

Novo comando

Arquiteto Daniel Rodrigues, da Seplan, acaba de ser nomeado presidente do Conphau, o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba. Nos últimos anos, o Conphau tomou decisões que causaram polêmica e indignação nos proprietários de imóveis tombados. Troca no comando deve significar mudança de orientação nos tombamentos, principalmente considerando que o novo presidente participou ativamente da elaboração do novo Plano Diretor de Uberaba!

Novidade

Estamos na contagem regressiva para a estreia do novo portal JM Online. Primeiros testes começaram a ser feitos esta semana pela equipe da Companhia da Mídia e deve entrar em operação já na próxima semana. Novo portal será uma das muitas novidades programadas pelo Jornal da Manhã para as comemorações de seus 46 anos de vida. O portal será mais dinâmico, bonito, além de oferecer um volume de informações bem maior. Na era da tecnologia, o JM avança em todas as direções. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por