ALTERNATIVA

Arquivo Público receberá o acervo completo do JM

Lídia Prata
Publicado em 20/07/2018 às 20:35Atualizado em 17/12/2022 às 11:37
Compartilhar

Ciclo completo

Prefeito Paulo Piau assinou ontem o documento que vai possibilitar ao Arquivo Público de Uberaba receber o acervo completo do Jornal da Manhã, desde a primeira edição, em 25 de julho de 1972. Com essa medida, o Arquivo passará a contar com as coleções de exemplares dos principais jornais da cidade. O primeiro a ser adquirido pelo município foi o acervo de 106 anos do extinto Lavoura e Comércio, que por pouco não foi parar em Uberlândia. Depois, adquiriu o acervo de 30 anos do Jornal de Uberaba. E agora, por fim, exemplares impressos ao longo de 45 anos de história contada pelo Jornal da Manhã. De quebra, já foram entregues ao Arquivo Público as coleções de jornais “Correio Católico”, título que antecedeu o JM.

Lugar certo

É difícil entregar um patrimônio tão valioso como o acervo do JM aos cuidados de outras pessoas. Confesso que relutamos muito antes de tomar essa decisão. Porém, vários fatores pesaram a favor da transferência do nosso acervo para o Arquivo. O mais importante, sem dúvida, é a certeza que a memória viva de Uberaba estará preservada e conservada com as técnicas adequadas e em local apropriado. Além disso, no Arquivo será possível democratizar a pesquisa sobre os fatos históricos, na medida em que serão disponibilizados os exemplares do JM a todos os interessados em conhecer o passado e o presente da nossa cidade. Enfim, é uma preciosidade que vai enriquecer o acervo do Arquivo Público de Uberaba, graças à sensibilidade do prefeito Paulo Piau.

Boas novas

Presidente da Infraero virá a Uberaba nos próximos dias, embora a data ainda esteja pendente de definição. Antônio Claret deve trazer na mala algumas boas notícias, provavelmente o anúncio da ampliação da pista do nosso aeroporto, umas das exigências feitas pela Gol para operar aqui.

Visita

Presidente Maurício Lopes, da Embrapa, também deve visitar Uberaba por esses dias. Prefeito Paulo Piau já tem na ponta da língua o pedido a ser feito a ele. Quer a Embrapa mais presente aqui, porém com maior ênfase para o desenvolvimento de pesquisas.

Cidade científica

Embrapa/Epamig ainda tem 750 hectares da Fazenda Modelo, fora a área da Univerdecidade. Intenção do prefeito Paulo Piau é transformar aquela região numa “cidade científica”, aproveitando a presença das universidades ali.

Agendamento online

Codiub apresentou nessa quinta-feira o software do agendamento eletrônico para ser implantado na Prefeitura, Fundação Cultural, Procon, Sine, Sala do Empreendedor, etc. Segundo o presidente da Codiub, Denis Silva, a partir da entrada em operação do sistema, o cidadão vai parar de entrar em fila e poderá agendar atendimento pela internet, seja usando computador ou celular. Mais um passo para a desburocratização e agilização dos serviços prestados pela Prefeitura. Muito bom.

Socorroooooooo!

Em compensação, em vez de melhorar, o trânsito na avenida Santana Borges piorou muito com a entrada em operação de outros dois semáforos nas proximidades da Casa do Menino. Na véspera já havia sido acionado o sinaleiro da Santana Borges com Nenê Sabino. Agora mais dois, anteriores, na pista sentido Beija-Flor ao cemitério. Acredite se quiser: deu fila ontem na Santana Borges. Um sinaleiro abria, o motorista andava um quarteirão pequeno e já tinha de enfrentar outro sinaleiro fechado à frente. Quando conseguia sair do segundo semáforo, parava de novo na esquina seguinte, porque o terceiro sinaleiro estava vermelho. Para complicar, tem uma lombada no meio do caminho. Jesus amado! Que transtorno!!!

Xadrez eleitoral

Nos bastidores, comenta-se que o DEM (de Rodrigo Pacheco) está a um passo de fechar apoio à pré-candidatura de Márcio Lacerda (PSB) ao governo de Minas. Se essa costura política se confirmar, Pacheco poderá se tornar o vice de Lacerda e, consequentemente, a primeira-dama de Uberlândia vai “dançar”. A conferir.

Chapão de centro

Em nível nacional, o DEM deve fechar com o PSDB. Pelo menos é o que informa o “Alckmistas” no Instagram, dando conta que no dia 25 os partidos de centro vão declarar apoio a Geraldo Alckmin (PSDB). O bloco será formado por PP, DEM, PRB, PR, PTB, entre outras siglas. Nessa data também poderá ser anunciado o nome do empresário mineiro Josué Alencar para vice de Alckmin.

Pé na estrada

Deputado Marcelo Aro, presidente nacional do PHS, desembarca hoje à tarde em Uberaba para uma série de visitas a instituições beneficiadas com recursos provenientes de emendas dele destinadas à cidade, a pedido do vereador Franco Cartafina. Amanhã, Aro participa do evento de lançamento da pré-candidatura do vereador Franco Cartafina a deputado estadual e, logo em seguida, eles seguem para reuniões políticas em três cidades: Douradoquara, Grupiara e Romaria.

Na ativa

Superada a fase de testes, a ETE Conquistinha já está em operação em caráter definitivo no tratamento do esgoto. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por