ALTERNATIVA

Luiz Neto calcula que Uberaba corre o risco de não eleger estadual

Lídia Prata
Publicado em 19/07/2018 às 08:00Atualizado em 17/12/2022 às 11:39
Compartilhar

Questão de bom senso

Contando 14 (até agora) pré-candidatos a deputado federal por Uberaba, o presidente do Codau avalia que é real o risco de nenhum deles se eleger este ano. Opinião de Luiz Guaritá Neto baseia-se na matemática, considerando o colégio eleitoral e o provável desperdício de votos, seja por nulos e brancos, seja por abstenções. A conta não vai fechar. “É uma tremenda irresponsabilidade dos partidos em relação à cidade. Pura falta de bom senso” – diz ele, coberto de razão. Há “candidatos” que estarão na disputa sabendo da total impossibilidade de se elegerem, mas vão se lançar para “cumprir tabela” e fazer volume para o partido. Com esse expediente, vão provocar a diluição dos votos e inviabilizar a eleição daqueles com chances de vitória. É sempre assim: em Uberaba, os interesses pessoais dos políticos falam mais alto do que o futuro da cidade. Lamentável.

Avaliação isenta

Quando era vivo, Tião Silva, certa vez, propôs aos candidatos a contratação de uma pesquisa de intenção de votos suprapartidária e “isenta”, como forma de peneirar o excesso de nomes na disputa para deputado. A ideia de Tião Silva era ranquear os postulantes, deixando no páreo apenas aqueles melhores colocados, que teriam chances verdadeiras de vitória. Os outros seriam automaticamente excluídos. Pena que a proposta do Tião não foi adiante naquela época. Até hoje Uberaba bate cabeça com políticos aventureiros, que só enxergam o próprio umbigo.

Até que enfim!

Finalmente a PMU colocou ontem em funcionamento o semáforo na esquina das avenidas Santana Borges e Nenê Sabino, local que foi palco de dezenas de acidentes desde o início das obras do BRT naquela região da cidade. Aliás, ontem mesmo, foi registrado outro acidente ali, antes que o semáforo entrasse em operação. Uma agente de trânsito teve de ser destacada para o local, “para impor respeito”.

Educação (ou a falta dela)

Também na tarde dessa quarta-feira, a PMU retirou a lona preta que cobria as placas de sinalização de trânsito ao longo da Santana Borges. Mas ninguém respeitou as placas proibindo conversões à esquerda, especialmente nas proximidades da estação do BRT localizada em frente ao Colégio Jean Christophe. Vai ser difícil disciplinar os motoristas naquele local, embora a medida seja indispensável! Só fiscalização rigorosa, por agente de trânsito, para dar jeito nisso!

Em cores

Por falar no BRT, as linhas passarão a ser conhecidas por cores, tal e qual já existe nos Estados Unidos e países da Europa. Assim, o braço do BRT Leste (avenida Leopoldino de Oliveira) será a linha verde. Já o ramal sudeste (Guilherme Ferreira, Abílio Borges, etc) será laranja e o sudoeste (Saudade, Santana Borges até o Beija-Flor), azul-marinho. É muito mais fácil identificar as linhas por cores do que nomes, sem dúvida. Em todas as estações e dentro dos ônibus haverá um mapa mostrando todo o trajeto de cada linha, bem como a próxima estação onde o ônibus vai parar.

Tudo pronto

Codau desocupou em menos de 48 horas (prazo previsto no contrato) o imóvel do Parque das Barrigudas para abrigar o Centro de Soluções Compartilhadas (CSC) da Mosaic. O Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Ceta) do Codau, na Univerdecidade, mudou de endereço e, agora, passa a funcionar no imóvel da antiga Aisp, próximo ao Centro Administrativo da PMU.

Investimento

Mosaic vai investir R$4 milhões 650 mil para a implantação do seu Centro de Soluções Compartilhadas. Adaptações no prédio da Univerdecidade deverão ficar prontas em seis meses, com previsão de início das operações no ano que vem. Já pensou se tudo isso fosse parar em Uberlândia?

Fogo X Fumaça

Nas últimas horas intensificaram-se os rumores dando conta de que José Luiz Alves pode integrar o time de Paulo Piau no governo municipal. Ex-presidente do Codau e um dos principais aliados políticos de Anderson Adauto em todos os tempos, Zé Luiz tem sido cogitado para cargo na Secretaria de Governo, o que não foi confirmado pelo prefeito. Fala-se também na secretaria executiva da Amvale, que está acéfala desde a demissão de Vicentinho Araújo. A conferir.

Acabou

Obra da galeria de captação pluvial do trecho III da avenida Interbairros foi finalmente concluída pela Prefeitura, esta semana. Aleluia! Segundo o subsecretário de Obras, José Donizette de Melo, o cronograma do serviço precisou ser dilatado para contemplar essa galeria, visando a impedir problemas futuros. Isso porque é muito grande o volume de água pluvial que desce para a Interbairros e deságua no Corredor Pedro Lucas, proveniente do Jardim Espírito Santo e Residencial Tancredo Neves. Daqui pra frente, a empreiteira RM Construções e Serviços terá de pegar firme para concluir a Interbairros, já que a obra vem se arrastando há anos...

Engatilhado

Sucesso do festival de Inverno de Peirópolis vai ganhar nova versão na primavera. Projeto já está em formatação, para quando setembro vier.

Nas bancas

Nova edição da JM Magazine já está nas bancas, trazendo na capa o businessman Neylson Almeida, comandante bem-sucedido da Inter Construtora Ltda. Neylson é de Juiz de Fora e recentemente adquiriu área em leilão realizado pela Prefeitura, na avenida Nossa Senhora do Desterro. No local a Inter vai lançar um empreendimento vertical do Minha Casa Minha Vida. Serão prédios de apartamento dotados de área de lazer completa e muita tecnologia para baratear os custos de manutenção para os condôminos. É o tipo de empresário que Uberaba precisa valorizar e multiplicar por aqui, com ideias novas, projetos de futuro e “bala na agulha” para investimentos de peso.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por