ALTERNATIVA

Piau diz que Parque Tecnológico está se tornando referência no país

Lídia Prata
Publicado em 18/07/2018 às 21:07Atualizado em 17/12/2022 às 11:36
Compartilhar

Prefeito Paulo Piau foi recebido ontem em Brasília pelo embaixador da China, Li Jinzhang, com intermediação do ex-ministro Aldo Rebelo

Case de sucesso

Depois de passar dois dias em Brasília, peregrinando pelos ministérios, o prefeito Paulo Piau retorna à cidade comemorando o sucesso do Parque Tecnológico. Segundo ele, “Uberaba pode cantar de galo”, porque o Parque Tecnológico hoje está se tornando uma referência no país. “Sustentado no ‘muque’ por 20 anos, o Parque virou um case de sucesso” – revela o prefeito, contando que o projeto inovador de Uberaba tem despertado interesse nas mais diversas áreas do governo federal. Depois de exportar o QR Code da Cohagra, Uberaba desponta com mais um projeto bem-sucedido.

Pensando grande

“É difícil pensar grande e convencer a comunidade que esse comportamento é bom para o futuro da nossa gente. Mas vale a pena, pois, em plena crise aguda como a que vivemos no país, Uberaba tem muito resultado musculoso e terá outros tantos nos próximos anos e décadas” – avalia Piau, reforçando a importância de pensar e preparar a cidade para o futuro. Projetos como Uberaba +20 (recheado com seus 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis da ONU) e Parque Tecnológico foram decisivos para convencer a Mosaic a implantar aqui o Centro de Soluções Compartilhadas, trazendo na esteira mais de 200 empregos novos.

Buraco da rua

Há algum tempo, uma pesquisa realizada na cidade mostrou que o povo não quer nem saber de projeto para futuro. Está mais preocupado com o buraco na rua e suas demandas cotidianas. Questionado sobre o assunto, Piau não se fez de rogad “Ainda bem que o prefeito de Uberaba não aceita ficar fazendo populismo barato, jogando para a galera, e continua tratando de tudo aquilo que é importante para a nossa comunidade”. Piau foi além, ressaltando que, “embora as coisas miúdas devam merecer toda a atenção do Poder Público, pois incomodam as pessoas, o futuro precisa ser pensado no presente”.

Laços fraternos

Em Brasília, o prefeito Paulo Piau esteve com o embaixador chinês Li Jinzhang nessa terça-feira. A conversa foi intermediada por Aldo Rebelo, amigo pessoal do diplomata. Li conhece Uberaba, já veio aqui por várias vezes, graças à amizade que mantinha com Ma Shou Tao. Como se sabe, a China mantém importantes relações econômicas com Uberaba e a região, especialmente com relação a carne e grãos. Com a visita recente do prefeito Paulo Piau àquele país, a tendência é de estreitamento dessas relações.

Por que não?

Na sessão extraordinária de sexta-feira, o presidente da Câmara, Luiz Dutra, chamou a atenção para o Lago Panará, destacando que um bom trabalho lá seria uma ótima opção para embelezar e promover o turismo na Univerde. Praticamente sugeriu aos representantes da Mosaic – presentes na ocasião – apoio ao projeto de revitalização do local.

Providências imediatas

Nos últimos dias, o volume de ocorrências envolvendo acidentes de trânsito aumentou consideravelmente. Ciclistas e motociclistas são as principais vítimas, o que leva à conclusão de necessidade de implementação de ações preventivas de imediato, a fim de evitar novos acidentes até piores. Com a reformulação no trânsito em decorrência do BRT, a avenida Santana Borges tornou-se recordista de acidentes – e de imprudência dos motoristas. Mas não é a única. Tanto assim que ontem foram registrados três acidentes em locais diferentes, todos envolvendo motociclistas. Alguma coisa está errada. Pode ser excesso de inabilitados pilotando motos ou conduzindo veículos. Pode ser sinalização deficiente. Pode ser excesso de velocidade, falta de atenção, imprudência... O certo é que medidas precisam ser tomadas pelo Poder Público.

Blitz de verdade

Uma das medidas imprescindíveis para tirar de circulação os inabilitados sempre foi a realização de blitze. Porém, nos últimos tempos essas blitze têm sido feitas apenas para conferir se o motorista pagou o IPVA. Não pode. A PM precisa ir pra rua com ações preventivas também no trânsito, tal e qual tem feito, com sucesso, contra a criminalidade.

Apertando o passo

Vem aí mais uma medida para a desburocratização no Poder Público municipal. A criação da lei fast track – via rápida – promete agilizar os processos, eliminando a papelada e exigências em série que hoje travam o andamento de processos, requerimentos, etc. A iniciativa passará pela formação de uma comissão multissetorial e integra o Projeto Uberaba +20. Fale a verdade: quem não tem uma preguiça danada quando precisa de um documento ou resolver alguma pendência na Prefeitura? Tomara que essa lei surta resultado rapidamente.

Uberaba em todas

Londrina (PR) rendeu homenagem ao uberabense Wilson Moreira, falecido ex-prefeito da cidade na década de 80. A Câmara Municipal aprovou lei que nomeia Prefeito Dr. Wilson Moreira o prédio da Prefeitura da cidade. Wilson é irmão do fotógrafo Paulo Lemos.

Memória

Quando assumiu a Prefeitura, não havia dinheiro para cuidar das ruas e praças de Londrina. Wilson Moreira então teve a ideia de soltar carneiros para acabar com o mato. Não deu outra: em pouco tempo ficaram “limpinhas”. Tal feito mereceu reportagem na revista Veja, na época. Ele também saneou as finanças da cidade e fez grandes obras, como o terminal rodoviário, que é referência até hoje. Terminou o mandato em 1988 e, no ano seguinte, foi eleito deputado federal, com a maior votação do Estado. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por