ALTERNATIVA

Prefeitura adia elaboração do Projeto de Mobilidade Urbana

Lídia Prata
Publicado em 14/07/2018 às 20:18Atualizado em 17/12/2022 às 11:29
Compartilhar

Reunião do Sinduscon, esta semana, contou com a participação do promotor de Justiça Carlos Valera e do titular da Seplan, além de representantes dos cartórios de Registro de imóveis. Objetivo foi dirimir dúvidas dos loteadores para agilizar os novos empreendimentos imobiliários em Uberaba

Mais prazo

Prefeitura desacelerou as discussões e consequente elaboração do Projeto de Mobilidade Urbana, que passou a ser exigência legal recentemente. Motivo do adiamento dos trabalhos deve-se à prorrogação do prazo. Inicialmente, deveria ser entregue no ano que vem. Agora passou para 2021.

Orientação no tráfego

Embora possa ser adiado também, bem que a Prefeitura poderia acelerar os trabalhos relacionados à elaboração do Plano de Orientação e Interferência no Tráfego, conhecido por Poit. Entre outras medidas seria prudente incluir a proibição de tráfego de caminhões pesados no centro da cidade. Não faz o menor sentido a circulação de caminhões enormes de transporte de bebidas atrapalhando o trânsito nas ruas estreitas, como no caso da Coronel Manoel Borges. Fica pior ainda quando estacionados, com motoristas descarregando engradados no meio da rua, nos horários de pico de movimento.

Por que não?

Em boa parte das grandes cidades brasileiras os caminhões de carga já foram tirados de circulação na região central há muito tempo. A solução encontrada foi a criação de depósitos chamados de centrais de cargas, onde são descarregados os produtos e de onde partem veículos menores para as entregas aos clientes. Assim, uma pequena encomenda passa a ser entregue em veículo menor, tipo furgão. Cada entrega é dimensionada de acordo com o volume das encomendas. Com isso, os grandalhões não ficam tumultuando o trânsito.

Pra inglês ver

Só foi publicado no Porta-Voz do dia 11 o edital de convocação do Conselho Municipal de Políticas Culturais para reunião ordinária que estava marcada para o dia 10. Pior é que esta não foi a primeira vez que o jornal oficial do Município publicou editais com atraso, o que leva à conclusão de que as publicações estão sendo feitas apenas para “constar”.

Mais uma

Terreno localizado na esquina da avenida Leopoldino de Oliveira com rua Barão de Ituberaba vai sediar mais uma farmácia. No local funcionou por muitos anos uma pizzaria, cuja construção foi demolida de um dia para outro.

Pendência zero

Empresários da construção civil e empreendedores de loteamentos urbanos reuniram-se na quinta-feira, 12, com o secretário de Planejamento, Nagib Facury, e o promotor de Justiça Carlos Valera, que é o coordenador regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias do Rio Paranaíba e Baixo Rio Grande. Para o alinhamento das ações, visando zerar as pendências que resultam em longa demora para a liberação dos empreendimentos imobiliários em Uberaba, o Sinduscon convidou também os representantes dos cartórios de Registro Imobiliário. Presidente Roberto Velludo avaliou o encontro como extremamente produtivo para o setor, principalmente no sentido de colocar os “pingos nos is”, esclarecer os empresários sobre questões jurídicas, o que poderá agilizar daqui pra frente a liberação da documentação dos empreendimentos.

Longa espera

Uma das maiores queixas dos construtores locais refere-se à demora na liberação dos registros imobiliários dos novos empreendimentos. Sem o registro, eles não podem comercializar as unidades, sejam lotes ou apartamentos para entrega futura. Querem acertar medidas capazes de acelerar esse processo, porque a demora tem gerado grandes prejuízos ao setor.

Desburocratização

Dentre de mais algumas semanas a Secretaria de Planejamento passará a emitir pela internet todos os alvarás de funcionamento, inclusive em caso de renovação.

Nova edição

Com lançamento marcado para quarta-feira, dia 18, a nova edição da JM Magazine terá uma sensacional seleção de festas espetaculares que marcaram o trimestre em Uberaba. Todas pontuadas por muitas emoções e alegria. Na quinta-feira, os exemplares já estarão nas bancas.

Coordenação geral

Caberá ao deputado federal Marcos Montes a coordenação política da campanha do senador Antonio Anastasia, pré-candidato do PSDB ao governo de Minas.

Durante o 35º Congresso Mineiro de Municípios, em BH, o diretor do Minas Arena, que administra o Estádio Mineirão, Samuel Lloyd, com o superintendente executivo da Associação Mineira de Municípios, Rodrigo Franco, que morou durante um bom tempo em Uberaba 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por