ALTERNATIVA

PMU notifica Estado para quitação de débito de R$71 mi

Lídia Prata
Publicado em 12/07/2018 às 19:44Atualizado em 17/12/2022 às 11:24
Compartilhar

José Renato Gomes, secretário de Desenvolvimento Econômico, surpreendeu o prefeito Paulo Piau, na terça-feira, ao entrar no gabinete pilotando uma motocicleta elétrica. A cena inusitada serviu para anunciar a instalação da Vinco Motos Elétricas em Uberaba

Investimentos a caminho

Apesar da crise econômica no país, Uberaba está conseguindo captar investimentos. No fim da tarde de terça-feira (10), a Vinco Motos Elétricas oficializou sua opção por se instalar aqui. Sob a batuta dos empresários chineses Yixian Ding e Haiding Zhang, além do engenheiro Edmilson Camilo de Melo, a empresa vai trazer a tecnologia das motos elétricas chinesas Tailg.

Frota reforçada

Os chineses da Vinco trouxeram duas motos para apresentar ao prefeito Paulo Piau. Mas não contavam com a surpresa: o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, entrou no gabinete pilotando uma delas. Foi um momento de descontração, que acabou servindo de teste também, já que a empresa vai doar uma das motos para a frota da Prefeitura.

Paciência, Jó!

Prepare-se para testes de paciência, quando o BRT entrar em operação nas avenidas Abílio Borges e Bandeirantes. Veja o drama: uma das faixas de rolamento será compartilhada entre ônibus e carros, mas os ônibus terão prioridade e os veículos terão de andar atrás deles. A outra pista será destinada ao tráfego de carros, carroças, caminhões, motos, etc. A terceira faixa será exclusiva para estacionamento. Não é difícil imaginar a dificuldade que terá o motorista para manobrar o veículo ao estacionar, pois irá travar o trânsito naquela região. De duas, uma: ou a Prefeitura proíbe o estacionamento nos horários de pico de movimento, entre 6h e 8h, por exemplo, ou desvia o tráfego de veículos pesados e carroças para ruas alternativas.

Longa espera

Prédio do Clube Sírio Libanês continua até hoje coberto por mato e servindo de moradia para desocupados. E ninguém toma providência...

Até quando?

Por falar em demora, as obras da avenida Interbairros continuam paradas, desafiando medidas mais enérgicas por parte da Prefeitura.

Apertando o cerco

Prefeito Paulo Piau partiu pro “tudo ou nada” contra o governador Fernando Pimentel. Prefeitura está notificando o Estado, sob pena de constituição em mora, caso não seja quitado o débito de mais de R$71 milhões com o município até as 18h desta sexta-feira (13). É obvio que Pimentel não vai pagar coisa alguma, porque nem os servidores estaduais o Estado está pagando. Mas, segundo consta, Piau está disposto a recorrer ao Judiciário com ação de cobrança, na qual poderá pedir o bloqueio das receitas do Estado para quitação dos débitos com Uberaba.

Plano do Plano

Além do Plano Diretor apresentado esta semana em audiência pública, a Secretaria de Planejamento está viabilizando um segundo projeto específico para o centro da cidade. Será o “plano do plano”. Segundo o secretário Nagib Facury, a ideia é revitalizar o centro, incentivando a construção de prédios mais populares, de modo a atrair interessados em morar mais perto do trabalho, por exemplo. Edifícios de apartamentos com 40 metros quadrados, com ou sem vaga de garagem, serão incentivados pelo Poder Público.

Lá como cá

Até pouco tempo atrás prevalecia a máxima de que conjuntos habitacionais só poderiam ser construídos na periferia de Uberaba. Hoje os tempos são outros, e seguem o modelo dos países de Primeiro Mundo. Lá, as regiões mais afastadas abrigam condomínios de alto padrão, enquanto as áreas centrais das cidades concentram imóveis mais populares. A ideia é facilitar o acesso do trabalhador ao emprego, com deslocamentos mais rápidos, de modo que lhe sobre tempo para a convivência familiar e o lazer. Finalmente esse conceito está chegando aqui.

Só para carros

Com o novo Plano Diretor mais maleável, o centro da cidade poderá ter prédios destinados exclusivamente a garagem. “Estamos dando a oportunidade aos empreendedores de enxergarem novos nichos de mercado, sem os entraves que o Plano Diretor antigo impunha. Os tempos hoje são outros e a realidade exige que o Poder Público entenda isso” – justifica o secretário Nagib Facury.

Pedal Legal

A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais promove, durante o mês de julho, a segunda edição do Pedal Legal da advocacia mineira. A ação, que mais uma vez será realizada nos quatro cantos do Estado, tem como principal objetivo incentivar a prática do ciclismo que, entre tantos benefícios, auxilia no combate ao diabetes e doenças cardiovasculares; aumenta a produção de endorfina, aliviando as tensões e estresses diários da profissão. Depois do sucesso da primeira edição, em julho do ano passado, aumentou o número de cidades que aderiram a mais essa iniciativa da CAA Vanguarda, em prol da saúde da advocacia mineira. Em Uberaba será no sábado, dia 21. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por