ALTERNATIVA

Favreto escancarou a face mais vergonhosa do Judiciário brasileiro

Lídia Prata
Publicado em 10/07/2018 às 21:24Atualizado em 17/12/2022 às 11:22
Compartilhar

Delegado Heli Andrade e o líder ruralista Romeu Borges devem formar dobradinha nas eleições de outubro. Heli tem sido cogitado como pré-candidato a deputado estadual, enquanto Romeu, a federal. Ambos apoiam a pré-candidatura de Bolsonaro a presidente da República

Desrespeito à Nação

O desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, conseguiu transformar o dia de descanso dos brasileiros num verdadeiro inferno, ao mandar soltar o presidiário mais ilustre do país. Ex-militante petista, ex-assessor dos governos Dilma e Lula, o tal desembargador usou o cargo em pleno plantão forense para uma manobra judicial totalmente afrontosa às leis e à sociedade. Agiu como militante partidário, não como juiz. Com sua canetada, o tal Favreto escancarou a face mais vergonhosa do Judiciário brasileiro e evidenciou a necessidade urgente de mudar o esquema de nomeações de juízes, desembargadores e ministros, hoje atrelado a critérios meramente políticos. Mais do que nunca, meritocracia tornou-se palavra de ordem.

Fora, Favreto!

Segundo a agência de notícias Reuters, o Conselho Nacional de Justiça recebeu oito procedimentos que questionam a decisão de Rogério Favreto de mandar soltar Lula no domingo. O desembargador ligado ao PT já foi alvo de cinco reclamações disciplinares, além de dois pedidos de providência e uma representação por excesso de prazo. Como é possível manter um cidadão com essa “ficha” numa função crucial como a de juiz? Ainda por cima juiz de tribunal! Francamente. Ele devia, sim, responder pelo crime de usurpação de função pública e abuso de poder.

Novo perigo

No fim do mês, o presidente Michel Temer irá à África para reunião dos países que formam os Brics. Nem o presidente da Câmara, nem o do Senado querem assumir a Presidência da República, porque vão disputar as eleições de outubro. Com isso, caberá novamente à ministra Cármen Lúcia substituir Temer. Aí é que mora o perigo, pois o comando do Supremo Tribunal Federal passará ao vice, ministro Dias Toffoli, aquele que foi advogado PT. Só falta querer bisar a sandice de Favreto na instância superior e mandar soltar Lula, outra vez. E aí, meu amigo, a segurança jurídica vai pro brejo de vez nesse país.

Opinião

Prefeito de Araguari e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale Paranaíba (Amvap), Marcos Coelho (o Marcão) acaba de anunciar seu afastamento do MDB. Motivo, segundo ele, é que os emedebistas trabalham com a ideia de lançar candidatura própria ao governo de Minas Gerais, e ele quer ter liberdade para apoiar a chapa formada pelo senador tucano Antonio Anastasia e o deputado federal pessedista Marcos Montes.

Escolha

A propósito, em visita ao JM na tarde passada, o deputado federal Aelton Freitas confirmou que o PR liberou seus parlamentares para escolherem os candidatos a governador em seus respectivos estados. Aelton, no entanto, diz que sua opção é por Marcos Montes, e, consequentemente, o apoio irá para o senador tucano Anastasia.

Venha, Gol!!!

Deputado Aelton Freitas acredita que até o fim do mês a Gol entrará em operações no aeroporto de Uberaba. Ele participou das tratativas entre prefeito Paulo Piau e executivos da companhia aérea, recentemente em São Paulo, e assegura que todos os pormenores foram atendidos, muito embora representantes da Gol tenham agendado visita a Uberaba para o dia 6 passado, e não vieram. Uma das razões pode ter sido a Copa da Rússia, porque na semana passada o país parou para torcer pela Seleção Brasileira.

Compasso de espera

Ainda segundo o deputado Aelton Freitas, a princípio a Gol sinalizou com a opção de voo diário entre Guarulhos e Uberaba, saindo de lá às 14h e retornando às 16h. Até o preço da tarifa teria sido definido abaixo de R$300 por trecho. A única preocupação do parlamentar republicano refere-se ao encerramento das atividades do pelotão de combate a incêndio no aeroporto local. Mas ele garante que essa decisão poderá ser revista, caso a Gol assim o exija para operar aqui.

Mais uma

Outra companhia aérea, de menor porte, também estaria flertando com Uberaba, para operar voos daqui para a capital mineira. No caso, os voos seriam para o aeroporto da Pampulha, mais central.

Fazendo ponto

Moradores da avenida Abel Reis acionaram a Polícia Militar, na madrugada de ontem, depois de testemunharem drogaditos espancando um cachorro, com desmedida violência. Contam que não foi a primeira vez que cenas como esta aconteceram no local (onde funcionava um lava-jato), pois o terreno baldio tem sido usado como moradia para desocupados e usuários de drogas. Além disso, eles dizem que já apelaram por ajuda da Prefeitura, no sentido de tirá-los do local, mas não tiveram êxito. Contam que a Ronda Social sequer foi lá...

Tudo novo

Segunda quinzena de julho com novidades do Grupo JM de Comunicação. Primeiro será o lançamento da nova edição da JM Magazine, que trará na capa o bem-sucedido empresário Neylson Almeida, CEO da Inter Construtora, empresa que adquiriu recentemente uma bela área na cidade para lançar seus residenciais chancelados pelo programa Minha Casa Minha Vida. Já para o dia 25, data do aniversário do Jornal da Manhã, está programada a estreia do novo portal JM Online, lindo e moderno, assinado pela uberabense Cia. da Mídia. Ficou um luxo!

Encontro

A convite do presidente João Eurípedes Sabino, o prefeito Paulo Piau vai participar da reunião da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, na manhã do próximo sábado, dia 14. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por