ALTERNATIVA

Dívida do Estado com o Município gira em torno de R$63 milhões

Lídia Prata
Publicado em 30/06/2018 às 21:11Atualizado em 17/12/2022 às 11:04
Compartilhar

Cabelos em pé

Wellington Fontes, secretário de Finanças, está de cabeça quente com o valor astronômico devido pelo Estado ao município. Já bate a casa de R$63 milhões. Fontes se reuniu com a equipe e também no gabinete para discutir e tentar soluções visando amenizar o impacto da falta de recursos. Para o cobrir o rombo nas contas públicas, a PMU está usando recursos da fonte 100, que deveriam ser aplicados em melhorias em benefício da comunidade. Em tempos bicudos, boa medida é a contenção de despesas através do corte radical nos gastos com comissionados.

Cadê o dinheiro?

A dívida do Estado com Uberaba engloba os recursos destinados à saúde, Piso Mineiro de Assistência Social, custeio do transporte escolar, repasses para a Educação (Fundeb 2018) e de ICMS. Final melancólico do governo Pimentel, que, apesar de tudo, ainda vai tentar a reeleição.

Na mão

A propósito, até hoje o Estado não repassou um mísero centavo para custeio do Hospital Regional. Os 25% das despesas que caberiam a ele continuam empacados em BH, sem qualquer previsão de liberação. E assim o HR vai sobrevivendo às custas de Uberaba e do governo federal, já que nem mesmo os municípios vizinhos têm colaborado financeiramente. Só mandam pacientes para cá...

Risco grande

Com a vaga aberta por Marcos Montes na disputa por cadeira na Câmara dos Deputados, Uberaba corre sério risco de perder representatividade em Brasília. À exceção de Aelton Freitas, que tem reeleição considerada praticamente garantida, todos os demais postulantes terão de correr atrás de grande quantidade de votos fora de Uberaba. É aí que mora o perigo!

Ponta do lápis

Pré-candidata a deputada federal pelo PRB, Angela Mairink espera ter de 20 a 25 mil votos em Uberaba. Ela está buscando o restante dos votos necessários para lhe garantir assento no Parlamento em vários outros municípios, nos quais Anderson Adauto tem bom trânsito político.

Final feliz

O jovem e promissor deputado federal Caio Narcio (PSDB) recebeu alta hospitalizar em São Paulo, depois de quase três meses de internação com quadro gravíssimo. Segundo o médico que o assistiu, o infectologista David Uip, Caio está completamente curado, embora tenha sido um dos casos mais graves e de pior prognóstico que ele viu nos seus 43 anos de profissão. Não tem qualquer restrição, nem limitação para voltar à vida pública. Aleluia!

Pé na tábua

Enquanto Caio enfrentava o tratamento de saúde no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, seu pai tratou de costurar apoios para sua campanha à reeleição. Nas últimas semanas, Narcio Rodrigues tem mantido contatos políticos na região, em especial Frutal e municípios vizinhos, onde tem base forte até hoje.

Desgaste natural

Por outro lado, nos bastidores os comentários dão conta de dificuldades quase intransponíveis para a reeleição do deputado Adelmo Carneiro este ano. Ausente de Uberaba durante quase todo o seu mandato e sofrendo o desgaste natural das recentes mazelas do seu partido, o PT, o deputado Adelmo terá que remar muito mais nessa campanha para se reeleger. A conferir.

Fiemg News

Novos tempos na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais já começam a dar bons frutos. Acaba de ser lançada a Fiemg News, disponível na App Store para iPhone, iPad e iPod touch, com opiniões, análises, avaliações de clientes e uma infinidade de informações para o empresariado mineiro. Vi e gostei!

Polos opostos

Lideranças sindicais de trabalhadores não gostaram da decisão do desastrado Supremo Tribunal Federal, que confirmou o fim do imposto sindical obrigatório. Por outro lado, a Confederação Nacional da Indústria apoiou a medida, ao argumento de que irá “contribuir para a modernização das relações entre sindicatos, trabalhadores e empresas, pela melhor prestação de serviços e efetiva representação das respectivas categorias”. Para a CNI, a decisão do Supremo “corrobora a relevância da nova legislação trabalhista na modernização das relações do trabalho no Brasil e confere necessária segurança jurídica para a aplicação da lei conforme a intenção do Poder Legislativo”.

Sem perdão

Dos 768 recursos julgados pela Junta Administrativa de Recursos de Infração no ano passado, 648 tiveram os pedidos indeferidos. Apenas 120 foram acatados. Melhor sorte não tiveram os infratores que apresentaram defesa prévia à Jari: de um total de 1.743, foram indeferidas 1.270, contra apenas 473 deferidas.

Dias de música

Fim de semana no ritmo do 1º Festival de Inverno de Peirópolis, com música, dança, poesia e muitas atrações para o pontapé inicial desse projeto cultural que merece continuidade no calendário oficial dos eventos de Uberaba. Daqui até Peirópolis vai ter ônibus especiais, em vários horários, para facilitar o deslocamento daqueles que quiserem participar do Festival, que terá show de Paulino Moska, entre várias outras atrações. Imperdível! 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por