ALTERNATIVA

Onda de ataques pirotécnicos a ônibus recomeçou em BH

Lídia Prata
Publicado em 28/06/2018 às 18:20Atualizado em 17/12/2022 às 11:02
Compartilhar

Investimento de peso

O anúncio da Duratex de formação de uma joint venture com o grupo austríaco Lenzing no projeto de construção de uma fábrica de celulose solúvel continua assanhando os meios políticos e empresariais não apenas de Uberaba, como de todo o Triângulo Mineiro, região já definida para receber os investimentos da ordem de US$1,3 bi. No caso, a joint venture irá operar a fábrica (em Uberaba) e a floresta (em Nova Ponte) pela Duratex e Lenzing, com participação acionária de 49% e 51%, respectivamente. É grande a expectativa de que esse investimento bilionário venha para alavancar o desenvolvimento de Uberaba.

Só para exportação

A fábrica de celulose solúvel terá capacidade anual de 450 mil toneladas. No comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários, a Duratex informou que 100% da produção da nova fábrica será destinada à exportação e vendida para Lenzing, para suprir suas operações na Europa e na Ásia. Um baita investimento, que deverá oxigenar a economia triangulina.

Novo rumo

O projeto inicial da Duratex, até há alguns anos, estava direcionado à fabricação de placas de compensado, na qual a empresa tem expertise e é a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos. A mudança do foco de investimento agora também tornará a Duratex a maior fabricante de celulose solúvel do mundo. No entanto, a produção somente deverá ter início em 2022, uma vez que a construção da fábrica está prevista para o fim de 2019. Ou seja, ainda tem muito “chão” pela frente.

Repeteco

A onda de ataques pirotécnicos a ônibus recomeçou esta semana em Belo Horizonte. Na terça-feira, dois ônibus foram incendiados, e outros dois ontem. Sinal de alerta deve ser acionado em todo o Estado.

Prejuízo

Com os novos ataques, as concessionárias de transporte coletivo da capital estão parando de atender a população de bairros considerados “perigosos”. Os ônibus não vão mais parar nas estações dessas regiões violentas. Medidas como essa podem acabar se alastrando Estado afora, caso os ataques criminosos voltem a acontecer no interior também.

Algozes da moralidade

Enquanto o brasileiro se distrai com Neymar e Cia., os ministros da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal marcam gols contra a credibilidade do Judiciário brasileiro, a segurança jurídica e o restabelecimento da moralidade no país, ao libertarem bandidos como José Dirceu e Cia. Condenados pela Lava-Jato agora dão risada enquanto assistem aos jogos da Copa, no conforto de suas casas. Socorro!

Investimento Zebu Carnes

Gilmar Mendes, Toffoli e Lewandowski fazem lambança em Brasília, mas a vida continua... Ainda bem que continua com notícias boas também, como no caso da inauguração da 8ª loja da rede Zebu Carnes Supermercados, que agora chega ao populoso bairro Valim de Melo. Com investimento da ordem de R$11 milhões, a nova loja ocupa área de cinco mil metros quadros. Inauguração está programada para hoje, às 8h30.

Música, maestro

Tem tudo para ser um tremendo sucesso o 1º Festival de Inverno de Peirópolis, marcado para esse fim de semana. Dois dias de música, literatura, dança e arte circense deverão arrastar verdadeira multidão para Peirópolis, numa iniciativa da Prefeitura de Uberaba que merece total apoio e aplausos. Esse Festival pode se tornar um marco no calendário da cidade e firmar-se futuramente como atração para turismo. Foi assim que começou o Festival de Inverno de Campos do Jordão, hoje uma das principais fontes de receita daquele município.

Empresarial

Da mesma forma que a Prefeitura está investindo no turismo cultural pode focar o turismo empresarial, com enorme chance de sucesso. A ExpoCigra, por exemplo, já está consolidada como vitrine de bons negócios no setor industrial. Da mesma forma, a ExpoZebu alcança projeção internacional, enquanto a Expoinel e a Expogenética marcam pontos importantes no setor da pecuária. Por que não expandir a atuação de Uberaba em outros segmentos também, com feiras setoriais voltadas para prestação de serviços, por exemplo? Criatividade e competência a Secretaria de Desenvolvimento Econômico já provou (de sobra) que tem. Resta à iniciativa privada tomar atitude e se unir ao Poder Público nessas novas empreitadas.

“Copião”

Dizem que a cópia é a mais perfeita demonstração de admiração. Ou de inveja. Quem vê o vídeo sobre o anúncio do nome da esposa do prefeito de Uberlândia para vice de Rodrigo Pacheco tem a nítida impressão da cópia do que foi feito em Uberaba para o lançamento da pré-candidatura de Marcos Montes a vice de Anastasia. Painel plotado ao fundo do palco, plateia com cadeiras plásticas brancas para acomodar os convidados, discursos emocionados vangloriando o Triângulo e por aí vai... Prefeito Odelmo Leão vai passar para a história como um “copião” despeitado, lamentavelmente.

Fazendo o que lá?

No vídeo que está circulando nas redes sociais sobre o lançamento da dobradinha de Rodrigo Pacheco com a esposa do prefeito Odelmo Leão, chama a atenção a presença do uberabense Vicentinho Araújo, mostrado em close pelas câmeras. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por