ALTERNATIVA

Sugerida criação de cartilha sobre cuidados com árvores e espécies

Lídia Prata
Publicado em 23/06/2018 às 20:08Atualizado em 17/12/2022 às 10:53
Compartilhar

Polivalente artista Hélio Siqueira visitou a nova sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, esta semana, e gostou do que viu. Presidente João Eurípedes Sabino tem mantido uma agenda movimentada de visitas, para apresentar a ALTM à comunidade e aos expoentes das artes e da cultura em Uberaba

Verde que te quero verde

Esta semana, o vereador Rubério Santos apresentou requerimento à Câmara, no qual solicita ao prefeito Paulo Piau a criação de cartilha informativa sobre as espécies e cuidados com as árvores que podem ser cultivadas em vias públicas (passeios, canteiros, praças e rotatórias), incluindo também orientações sobre plantio e manutenção. Ótima sugestão, sem dúvida. O edil pretende estimular a população a plantar espécies apropriadas, para que no futuro não haja motivo bobo para supressão das árvores. A cartilha, segundo Rubério, poderá ser distribuída de casa em casa, com apoio das associações de bairro e entidades de classe.

Programa parado

Como a impressão da cartilha tem custo, certamente vai demandar um tempão para ser viabilizada. Até lá, nada impede, porém, que a Prefeitura disponibilize essas informações na internet, no próprio site do município. Aliás, no aniversário de Uberaba, dia 2 de março, o prefeito Paulo Piau anunciou programa de arborização em Uberaba, batizado de Reviverde 200. Porém, passados quase quatro meses, não se viu qualquer prestação de contas do que foi plantado e onde foi plantado pela Prefeitura. Ou se foi plantada alguma espécie...

Incentivo já

A cartilha proposta pelo vereador Rubério Santos traz novamente à tona a necessidade de implementar políticas públicas de defesa do meio ambiente, com consequente desenvolvimento de um trabalho verdadeiro de incentivo ao plantio de mudas nas calçadas, praças, etc. Um mutirão por bairros, em especial os conjuntos do Minha Casa Minha Vida, e no centro urbano poderia ser um bom começo para o Reviverde 200.

Bibi... fonfom 

Ainda bem que a Sedest está colocando em prática ação educativa (e punitiva) aos motoristas que param em fila dupla às portas das escolas. Anda impraticável passar no horário do almoço por ruas onde há colégios particulares. Entre meio-dia e 13h o trânsito fica insuportável, dado o tumulto causado por pais, mães e vans que levam as crianças para as aulas. Nem sempre há apenas fila dupla, mas tripla ou até pior. Tem motorista que para o carro no meio da rua e desce com os filhos a pé, deixando uma fila de carros à espera do seu retorno. Total falta de respeito.

Multas

Até agora as equipes da Secretaria de Trânsito já estiveram em 35 escolas, sendo municipais, estaduais e particulares, onde foram lavradas 17 autuações por infrações, a maioria decorrente de fila dupla. Mas há casos, também, de pais usando celular ao volante enquanto transportam os filhos para escola, assim como ausência do uso de cinto de segurança no banco de trás.

Voando baixo

Deputado federal Aelton Freitas foi convidado para integrar a comitiva do ministro Valter Casimiro, dos Transportes, neste sábado, aqui na região. Em Ituiutaba o ministro anunciará oficialmente a retomada das obras de pavimentação da BR-154, em evento marcado para as 9h, na Associação Comercial daquela cidade. De lá seguem para Monte Alegre de Minas para assinatura de ordem de serviço da construção e adequação de capacidade da travessia urbana, ato programado para o meio-dia, na Prefeitura daquele município. E, por fim, às 15h30, fazem visita técnica às obras de reforma do aeroporto de Uberlândia. Aelton Freitas é, seguramente, o deputado federal mineiro com maior trânsito e prestígio no Ministério dos Transportes.

Na mesma

Até agora o governo Pimentel não tomou qualquer atitude para evitar o fechamento da Supam. No dia que o Jornal da Manhã trouxe a notícia, o deputado Lerin acionou os gestores da instituição, e garantiu estar trabalhando em BH para a liberação do pagamento dos aluguéis atrasados. Da mesma forma, o ex-prefeito Anderson Adauto – hoje um dos principais cabos eleitorais de Pimentel – ofereceu seus préstimos e agendou para segunda-feira uma audiência com representantes do governo estadual para tratar do assunto. Mas foi só, por enquanto.

Ignorado com sucesso

Ainda sobre a Supam, nem a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e nem o Ministério Público da Infância e Juventude se posicionaram ou mantiveram qualquer contato com os gestores da instituição para tentar evitar o fechamento, que poderá deixar mais de 200 alunas desassistidas a partir de julho...

Novo alento

Sexta-feira abençoada com a publicação na revista "Nature Communications" de uma pesquisa que traz novas perspectivas para impedir que o câncer se espalhe para outras áreas do organismo. Em estratégia inédita, cientistas "congelaram" a célula cancerígena para que ela não se movimentasse. Vale lembrar que todos os estudos vinham se concentrando em apenas achar meios de matar o tumor. Agora pegaram outra vertente de pesquisa, trazendo nova esperança na luta contra o câncer.

Troca de comando

A rede de supermercados Walmart vai trocar de mãos no Brasil. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade, aprovou a venda do controle das operações brasileiras da rede americana de varejo para um fundo da Advent, o mesmo que controla a Restoque (da grife de moda Le Lis Blanc), Viena e Frango Assado. Tomara que os novos controladores não saiam por aí fechando lojas (leia-se o Walmart de Uberaba), ao argumento do prejuízo bilionário da rede no país... 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por