ALTERNATIVA

Aplausos marcam oficialização de MM como vice de Anastasia

Lídia Prata
Publicado em 12/06/2018 às 21:04Atualizado em 17/12/2022 às 10:29
Compartilhar

Uberaba em todas

Teve clima de convenção norte-americana o encontro do pré-candidato tucano ao governo de Minas com lideranças regionais, na tarde passada, no Centro de Eventos da ABCZ. O senador Antonio Anastasia foi recebido com festa por prefeitos, vereadores, políticos e empresários de toda a região. E quando Anastasia oficializou o nome do deputado federal Marcos Montes como seu companheiro de chapa, o Centro de Eventos quase veio abaixo, tantos os aplausos. Afinal, Uberaba e toda a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estão sendo prestigiadas numa chapa majoritária com chances reais de vitória e poderão ter um vice-governador a partir do ano que vem. Se nosso saudoso jornalista Ataliba Guaritá Neto estivesse aqui, certamente diria que “Uberaba está em todas!”.

Escolha pessoal

A princípio, o professor Anastasia relutou em aceitar o apelo do PSDB para sair candidato a governador este ano. Agora se sabe que uma das exigências feitas por ele para disputar o governo Minas foi escolher, pessoalmente, seu companheiro de chapa. Queria um político em quem pudesse confiar plenamente. Quando o PSDB aceitou essa condição, ele telefonou imediatamente para Marcos Montes e fez o convite.

Corte radical

“O reequilíbrio das finanças do Estado não comporta só lipoaspiração. Exige uma cirurgia radical, uma espécie de cirurgia para redução do estômago”, compara o senador Anastasia, apontando para a necessidade de enxugamento rigoroso da máquina administrativa, com redução drástica do número de secretarias. Ele estima em pelo menos um ano o prazo para tirar Minas do buraco em que se encontra.

Em dia

Apesar da pindaíba dos cofres públicos, Anastasia garante que é possível restabelecer os pagamentos aos servidores estaduais no quinto dia útil de cada mês. Na verdade, a instituição de um calendário volátil pelo governo Pimentel para pagamento dos salários aos servidores é de uma crueldade sem precedentes. Os servidores contam com o pagamento para sobrevivência e muitos deles ficaram negativados em SPC, estão endividados e desesperados, porque não sabem quando vão receber, nem podem assumir compromissos financeiros. Um verdadeiro absurdo!

Planejamento

É impossível saldar a dívida astronômica do Estado com os municípios mineiros, da noite para o dia – diz o pré-candidato tucano a governador. No entanto, Anastasia não apenas assegura ser possível equacionar esse débito, como voltar a manter os repasses em dia, num segundo momento.

Cargos técnicos

Durante sua visita a Uberaba, Anastasia deixou claro que quer estabelecer um governo eficiente em Minas. A começar por indicações técnicas para o comando das secretarias técnicas. Por outro lado, ele pretende confiar ao seu vice as articulações políticas do governo.

Em alta

Encontro de lideranças regionais com o pré-candidato tucano Antonio Anastasia trouxe o ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, e Geraldo Alckmin, pré-candidato a presidente da República pelo PSDB. Evento também contou com a presença do deputado federal Domingos Sávio, presidente do PSDB em Minas, e do deputado estadual Dilzon Melo, presidente do PTB/MG, entre vários outros políticos mineiros, especialmente deputados de todos os cantos de Minas.

Primeira-dama

A certa altura do seu pronunciamento, o professor Anastasia homenageou Marília Cordeiro, a quem chamou de “futura primeira-dama do Estado”. Anastasia, como se sabe, é solteiro e, se eleito, certamente Minas terá não apenas uma bela primeira-dama, mas igualmente uma inteligente e atuante representante das mulheres mineiras.

A um passo

Vereador Franco Cartafina participou de encontro do PHS em Belo Horizonte, neste fim de semana, quando apresentou seu nome como pré-candidato a deputado estadual, recebendo aprovação imediata do partido.

Pingos nos is

Prefeitura de Uberaba não tem especialistas para elaborar plano de mobilidade urbana. Esta é a explicação do prefeito Paulo Piau para licitação estimada em quase R$3 milhões objetivando a contratação de empresa de engenharia para prestar consultoria técnica para a “execução de serviços e apoio técnico na elaboração de plano de mobilidade urbana do município, bem como a execução de estudos e projetos de trânsito de veículos pedestres visando a implantação dos corredores sudeste e do terminal no bairro Costa Teles”. Esse valor incluirá a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana e o chamado Plano de Ação Imediata de Tráfego (Pait), ambos obrigatórios por lei a todos os municípios brasileiros e que devem estar concluídos até abril de 2019.

Romântico

Associação dos Lojistas do Shopping Uberaba vai premiar as lojas que mais enviarem clientes para trocar notas fiscais por cupons e participar da campanha Namorados. Não é sorteio. As lojas vencedoras em primeiro, segundo e terceiro lugares ganharão cada uma um jantar para um casal nos restaurantes Santa Brasa, Chopp Time e Mousse Cake. E, cá pra nós, comprar R$400 e concorrer a viagens para o Hotel Fasano do Rio e de São Paulo é muito bom e fácil de indicar. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por