ALTERNATIVA

Uberaba é a cidade mineira que mais sofre com onda de ataques

Lídia Prata
Publicado em 06/06/2018 às 21:16Atualizado em 17/12/2022 às 10:21
Compartilhar

Mais um dia!

Tanto quanto domingo e segunda, a terça-feira não foi nada tranquila em Uberaba. Pelo contrário. Mais ônibus queimados pelos bandidos, assim como dois veículos do Codau, um caminhão de coleta de lixo, um supermercado, lotéricas... Frota das concessionárias de transporte coletivo foi recolhida à garagem e durante toda a tarde os terminais do BRT ficaram fechados. Veículos da Prefeitura, tanto os próprios quanto os locados, igualmente foram tirados de circulação. Serviços externos do Codau foram paralisados. Assim foi mais um dia em que nossa cidade esteve à mercê dos bandidos...

Reforço a caminho

Em entrevista à Rádio JM nessa terça-feira, o deputado estadual Antônio Lerin anunciou que o governador Pimentel autorizou a vinda do helicóptero da PM e homens do Bope para reforçar o policiamento em Uberaba. Segundo o parlamentar, o governador está acompanhando todos os ataques criminosos nas cidades mineiras, inclusive a nossa. E garantiu que o Estado tomará atitude. Ok. Mas é preciso frisar que soluções imediatistas como helicóptero e homens do Bope não são suficientes. Talvez resolvam num primeiro momento. Mas precisamos de ações em longo prazo, com investimentos efetivos em segurança pública que vão além de viaturas para a Polícia Militar.

Consequência do descaso

Quando vivemos aquela madrugada de terror com o assalto à Rodoban, o prefeito Paulo Piau tentou uma audiência com o governador Pimentel, para pedir reforço no sistema de segurança de Uberaba. Essa reunião não aconteceu. O resultado está aí: Uberaba é a cidade mineira que mais está sofrendo com essa onda de ataques incendiários...

No paredão

Pelas redes sociais circulou ontem um áudio supostamente atribuído ao líder de uma facção criminosa, no qual ele alega que os ataques incendiários em Minas são a reação do crime organizado à política do governo Pimentel de transferir presos de uma cidade para outra, bem como ao suposto tratamento violento aos presidiários em todo o Estado. Não se sabe obviamente se o conteúdo é verdadeiro e o áudio autêntico, mas não pode também ser descartada essa hipótese.

Transparência

Em vez de as forças de segurança tentarem acalmar a população dizendo que está tudo sob controle, não seria mais prudente usar os meios de comunicação e as redes sociais para orientar a população sobre medidas protetivas, nesse momento de medo e insegurança?

Intervenção federal

Durante a sessão da Câmara Municipal na manhã de ontem, o presidente Luiz Dutra defendeu a intervenção federal em Minas Gerais, diante do que ele chamou de “inoperância do Estado”.

Nem tanto...

Vereador Ismar Marão, que também é policial civil, avalia que ainda é cedo para falar em intervenção federal. Ele sugere um trabalho de união das forças de segurança, incluindo Ministério Público e Judiciário, para apurar o que realmente está acontecendo. Conclama a população a colaborar com as polícias, no sentido de dar informações e fazer denúncias, e não se limitar a assistir aos fatos. Lamenta que muitas vezes as pessoas acham graça e criticam as forças de segurança, sem reconhecer o empenho de cada um para proteger a sociedade.

Falta tudo

Com conhecimento de causa, o vereador-policial Ismar Marão se queixou das dificuldades da Polícia Civil para trabalhar. Queixou-se dos quadros insuficientes de pessoal, ressaltando que há apenas dois delegados, dois escrivães e quatro agentes para atender a uma população de 50 mil habitantes no grande Boa Vista. Disse que há policial dormindo apenas três horas por dia para dar conta do serviço, e isso a população não vê.

Revolta popular

Populares dos bairros onde ocorreram os atentados em Uberaba andam revoltados com os governos, de modo geral. A insatisfação engloba desde o policiamento preventivo deficiente nos conjuntos mais afastados até a iluminação pública precária e a dificuldade de locomoção e transporte público. Ouvi pessoalmente desabafos de cidadãos que se sentem abandonados à própria sorte. Esse sentimento precisa ser captado e interpretado pelos políticos que detêm o poder ou o almejam nas eleições de outubro.

Providências

Em Uberlândia, a Prefeitura negociou com as concessionárias do transporte coletivo a instalação de botão de pânico nos ônibus, para ser acionado em casos de iminente atentado.

Anastasia aqui

Pré-candidato a governador, o tucano Antonio Anastasia desembarca em Uberaba na segunda-feira. Além de contatos políticos, ele receberá a Medalha Major Eustáquio, outorgada pela Câmara Municipal. Vale destacar, porém, que os demais agraciados com a medalha serão contemplados no dia 22.

Feira Nacional

O grande encontro da advocacia mineira está programado para os dias 8 e 9, em Belo Horizonte. Durante esses dois dias, profissionais do Direito de todo o país estarão reunidos no The One Business, para a III Feira Nacional das Caixas de Assistência, realizada pela CAA Vanguarda, em parceria com a Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad). Este ano a Feira terá foco em inovação, tecnologia e conexões interpessoais e com o mercado. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por