ALTERNATIVA

Luiz Dutra sugere construção de fonte luminosa de LED na praça Rui Barbosa

Lídia Prata
Publicado em 24/05/2018 às 22:00Atualizado em 17/12/2022 às 09:57
Compartilhar

Marilu Teixeira - Redatora Interina

Mau gosto

Chamada de capa da coluna Alternativa publicada na edição de quarta-feira foi de péssimo gosto. Embora não tenha sido escrita nem sugerida pela titular desta coluna, pedimos desculpas pelo ocorrido, em especial ao prefeito Paulo Piau e à subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Anne Roy Nóbrega.

Estamos de olho!!!

Fábio Lopes, presidente do CentroForte, está de olho em tudo quando o assunto é a reforma da praça Rui Barbosa e do calçadão da Artur Machado. Em reunião realizada ontem com o prefeito em exercício Luiz Dutra e com o secretário de Obras, Nagib Facury, sugeriu o aproveitamento de guarita instalada na praça para reativar posto policial, desta vez com videomonitoramento das câmeras centrais do Olho Vivo. Assunto ainda vai ser discutido entre PMU, Aciu e CDL.

Show das águas

Outra sugestão que particularmente gosto muito e que também agrada à titular desta coluna, a colega Lídia Prata, é a construção de uma fonte luminosa exuberante, com lâmpadas de LED, substituindo a atual ali existente e que ninguém sabe que existe. A ideia é de Luiz Dutra e com certeza vai agradar muita gente. Imagina Uberaba ter uma fonte luminosa para realização de “show das águas”, a exemplo de cidades turísticas do mundo inteiro! Guardadas as devidas proporções, é claro.

Horário lógico

Falando em sonhos, leitor da coluna Gabriel Cruvinel Oliveira diz ter lido com alegria no JM Online que a Gol deve operar um voo na cidade. Ele torce para que dê certo, mas alerta para a questão de horários, não sendo bastante os esforços da PMU, Aciu e CDL para que a cidade dê demanda à companhia. “É preciso voo num horário lógico”, sentencia Gabriel.

Lá e cá

Lembra que Uberaba tem 325 mil habitantes, diferente de Uberlândia, com seus quase 700 mil. De acordo com ele, na vizinha cidade, voo em qualquer horário vai dar certo. Em Uberaba não. E explica: o voo da Azul para BH, das 6h, está na cidade há tempos, sempre com boa procura, afinal, sai cedo e volta à noite, privilegiando quem necessita passar o dia na capital mineira e voltar no mesmo dia.

Adiado

O voo da Gol tem que ser do mesmo jeito. Não adianta a Gol colocar um voo saindo de São Paulo às 13h, por exemplo, e voltando para Uberaba logo em seguida. Não vai dar certo. E, apesar de comemorar a boa notícia, lamenta o fato de o voo ser para Guarulhos. Pois é, nosso sonho de voltarmos a ter um voo para Congonhas, como nos anos 90 e 2000, fica adiado por mais tempo.

Reflexos

E a greve dos caminhoneiros já acende a luz amarela em Uberaba, município que interliga o Triângulo Mineiro às principais capitais, como Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Serviços podem ser afetados, como entregas dos Correios, remédios e até mesmo itens de supermercados. A Prefeitura já está tomando uma série de providências, como somente abastecer veículos de emergência, como ambulâncias e Samu e os da Guarda Municipal.

Foco

Outros setores também poderão ser afetados, como transporte coletivo, farmácias mantidas pelo poder público, Ceasa, transporte e merenda escolar, esta garantida apenas até sexta-feira. Até mesmo o “Maio Amarelo”, evento de conscientização no trânsito, foi cancelado para economia de combustível. Quem diria que chegaríamos a tal ponto, embora alguma coisa tenha que ser feita para frear os abusos do governo contra a população brasileira, que nesse momento tem que estar ao lado de quem defende o interesse coletivo.

E os outros?

No fechamento desta coluna, a Petrobras comunicou a redução de 10% -equivalente a R$0,2335 por litro - no valor médio do diesel comercializado em suas refinarias. Com isso, o preço médio de venda da Petrobras nas refinarias e terminais sem tributos será de R$2,1016 por litro a partir de hoje. Este preço será mantido inalterado por período de 15 dias. E a gasolina? E o álcool?

Horror

Por falar em “Maio Amarelo”, quem passar pela praça Dr. Jorge Frange verá em sua extremidade inferior um carro totalmente destroçado, exposto para, quem sabe, chocar as pessoas a fim de evitarem acidentes de trânsito. Mas, frequentadores da praça questionam se não haveria melhores recursos didáticos para orientar as pessoas? Quem olha vira o rosto!

Ziguezague

Depois de quatro meses da denúncia feita pela coluna, alguém se levantou da cadeira e resolveu agir: começaram, mas pararam, os trabalhos de levantar as tampas dos poços de visita das redes de esgotos da avenida Guilherme Ferreira. Convenhamos, ninguém merece dirigir em ziguezague para evitar bacadas na pista.

Trânsito seguro

CAA Vanguarda realiza em Uberaba ação de conscientização do Maio Amarelo. "Juntos podemos fazer um trânsito seguro" é o mote da campanha da CAA Vanguarda para este ano. E nesta quinta-feira (24) haverá ação da instituição na Sala da OAB, no Fórum Melo Viana (avenida Maranhão, 1.460), das 14h às 16h, com os objetivos de estimular a reflexão da advocacia uberabense sobre o comportamento de cada um, e unir condutores, ciclistas e pedestres em um compromisso por um trânsito mais seguro por meio de hábitos simples, como atenção, respeito e paciência. Advogadas, advogados e estagiários estão convidados a participar.

Responsabilidade

Os vereadores do PR foram a Brasília e, acompanhados do deputado Aelton Freitas, participaram de audiência pública a respeito das rodovias sob concessão e a responsabilidade sobre os acidentes. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por