ALTERNATIVA

Proprietária de imóvel tombado faz via-crúcis para obter isenção de IPTU

Lídia Prata
Publicado em 22/05/2018 às 07:46Atualizado em 16/12/2022 às 04:25
Compartilhar

 Haja paciência!

Veja o que é a via-crúcis de proprietário de casa tombada em Uberaba. Leitora da coluna revela, indignada, seu martírio para conseguir isenção de IPTU 2018. Tudo começou no dia 2 de abril, quando protocolou o requerimento. Pegou a guia de arrecadação municipal, pagou, e voltou à PMU com o comprovante, no mesmo dia. Foi orientada a ligar ou entrar no site da Prefeitura nos 30 dias úteis seguintes, para saber se o processo já estava concluído. Assim fez. Sexta-feira acessou o site, mas não conseguiu acessar o menu serviços. Ligou então para o número impresso no protocol 3318-0643. Não atendeu. Ligou no PABX da Prefeitura, onde lhe foi passado outro número, 3318-0675. Ligou várias vezes até ser atendida, mas o serviço não estava pronto. Ontem ela ligou ao meio-dia, horário em que a Prefeitura teoricamente começa os atendimentos ao público, e de 10 em 10 minutos, até as 13h, sem sucesso. Do PABX lhe passaram outros números: 3318-0649, 3318-0689, etc. Depois de mais de uma hora de tentativas, finalmente foi atendida e conseguiu pegar o comprovante de isenção de IPTU do imóvel tombado. Segundo ela, esse martírio se repete todos os anos, embora imóvel tombado seja para sempre. “Dá para entender? Essa é a nossa Prefeitura. Se pode complicar, para que facilitar?” – questiona a leitora. A PMU bem que poderia disponibilizar esses comprovantes via internet e acabar com o martírio dos proprietários de imóveis tombados na hora de conceder isenção de IPTU.

Próxima vítima

Até quando vamos assistir ao descaso do governo Pimentel em relação às mortes na penitenciária de Uberaba? Quase todo dia aparece um preso morto por enforcamento... A princípio, o Estado falou em “suicídio”, mas obviamente não foi isso. E os “suicidas” continuam aparecendo enforcados, no mesmo modus operandi... Francamente! E pensar que o governador conheceu de perto a prisão, no seu passado de confronto com os governos militares. Já pensou se um dos enforcados tivesse sido ele, ou um dos seus companheiros de luta armada? Pois é.

Superlotação

Num espaço para 700 presos, consta que já existem 1.600 recolhidos à penitenciária estadual em Uberaba. E agora se fala em libertar presos menos perigosos para “esvaziar” as celas. Como assim? Vão colocar bandido nas ruas porque a penitenciária está lotada??? Que insanidade é esta? Enquanto o Estado não toma uma atitude sensata, uns vão matando os outros! Aliás, quer trazer mais presos de cidades vizinhas para cá.

Do outro lado

Secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico, Anne Roy Nóbrega, e o assessor especial Glauber Faquinelli seguiram ontem para a Rússia, acompanhando o prefeito Paulo Piau. Embarque ocorreu no fim da tarde, primeiro para Zurique, e de lá para Moscou, onde hoje vão cumprir agenda organizada em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento da Rússia. A comitiva retorna para Zurique, no sábado, e de lá segue para Pequim, seguindo agenda dos ministérios de Turismo, Indústria e Comércio Exterior. Tomara que venham bons frutos para Uberaba dessa missão internacional.

Vai trocar

Eleição para troca dos membros do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba, o criticado Conphau, será realizada no dia 7 de junho. Mandato de dois anos. Eleição renova esperanças de mudança de rumos nas decisões sobre os tombamentos de imóveis.

Foco na China

Além de ser uma das maiores potências do mundo, a China encerra as maiores expectativas em relação aos investimentos em Uberaba. Na programação da missão brasileira em território chinês consta visita a uma feira internacional em Beijing, além de apresentação do projeto Intervales e da planta de amônia para investidores chineses. Piau e seus assessores vão conhecer, também, projetos de energias renováveis e uma fábrica de bicicletas elétricas.

Levando a sério

Prefeito em exercício, Luiz Dutra está levando a sério a missão que lhe foi confiada. Ele se reuniu com o primeiro escalão do governo municipal na manhã de ontem, como faz Paulo Piau todas as segundas-feiras, para se inteirar do andamento de cada secretaria. À tarde, Dutra percorreu praticamente todos os departamentos da PMU.

Gostinho bom

Enquanto Luiz Dutra estiver prefeito em exercício, o comando do Legislativo caberá ao vereador Agnaldo Silva, vice-presidente da Mesa Diretora. Nessa segunda-feira, Agnaldo despachou durante todo o dia no gabinete da presidência e, à tarde, atendeu ao líder do prefeito, vereador Almir Silva, que continuará líder nesse período de interinidade de Dutra.

Vale lembrar que não haverá sessões nesses próximos 15 dias, ficando, portanto, a cargo de Agnaldo Silva apenas a solução de questões administrativas, além do atendimento ao público e eventual representação da Casa.

Cidadania

Senador Antonio Anastasia (PSDB) deve voltar a Uberaba no dia 30 de maio, quando será agraciado pela Câmara Municipal com a Medalha Major Eustáquio. Cerimônia está agendada para o Cine Vera Cruz, mas o local pode mudar...

Cartão vermelho

A falta de sinalização na rotatória do Beija-Flor tem colocado em risco os motoristas que passam por lá, principalmente à noite. Só faixas pintadas no asfalto não são suficientes. Ao contrário, estão confundindo os motoristas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por