JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de agosto de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ALTERNATIVA

Piau reafirma que nenhuma árvore será tirada da Rui Barbosa

Última atualização: 17/05/2018 - 22:22:23.

Mãos à obra
Assinada, finalmente, a ordem de serviço para o início das obras de revitalização do centro da cidade. A partir de agora, o relógio está correndo para que fiquem prontas antes do Natal, sem atrasos e sem prorrogações de prazo. A primeira etapa será a reforma da Praça Rui Barbosa para receber, outra vez, os criticados pontos de ônibus. Desta vez, porém, há uma esperança de que tudo seja diferente. A julgar pelo bonito projeto de revitalização, a Rui Barbosa não será apenas ponto de ônibus, mas continuará exercendo sua função de praça, no seu melhor sentido. A segunda etapa, por sua vez, chegará ao Calçadão da Artur Machado, logo depois do Dia dos Namorados, seguindo a mesma linguagem arquitetônica da Praça Rui Barbosa, para criar uma identidade visual mais moderna na área central de Uberaba. Essa revitalização já era uma necessidade há muito tempo.

A luta continua
Fábio Lopes, presidente da associação Centro Forte, comemorou a assinatura da ordem de serviço, lembrando que foram dois anos de luta, com avanços e retrocessos. Uma vitória da persistência. Porém, não basta a Prefeitura trocar piso, criar espaços verdes e embelezar o Calçadão, se os lojistas não abraçarem a causa e cuidarem também da apresentação visual das suas lojas. Aliás, sem esse cuidado o resultado final será um contraste horroroso, entre um calçadão moderno e prédios velhos e mal conservados.

Garantia reforçada
Durante o evento de assinatura da ordem de serviço para revitalização do centro da cidade, o prefeito Paulo Piau rebateu as críticas ao projeto divulgadas pela imprensa, em especial pelo Jornal da Manhã, embora não tenha sido citado nominalmente. Piau ressaltou que o projeto foi amplamente discutido com a comunidade e aprovado pela Câmara de Vereadores, e voltou a garantir que a repaginação da Praça Rui Barbosa não irá derrubar nenhuma árvore.

No ar
Chances de termos a Gol operando no aeroporto de Uberaba são maiores desta vez do que em todas as anteriores, porque há certa sinalização positiva da empresa. Prefeito Paulo Piau e o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, serão recebidos amanhã pela diretoria da companhia aérea, em São Paulo. Quem deseja um futuro melhor pra Uberaba pode começar a rezar para dar certo a negociação com a Gol, desde já.

X da questão
O grande problema do transporte aéreo em Uberaba chama-se passageiro. A maioria das companhias que já operaram voos no nosso aeroporto acabou desistindo sob a alegação de falta de passageiros. Desta vez, se der certo a negociação com a Gol, será necessário um trabalho firme da Prefeitura junto às empresas, entidades de classe, agências de turismo, bancos, etc, para que garantam um percentual de ocupação das aeronaves capaz de manter a empresa operando em Uberaba. O próprio Município terá de abandonar as viagens por terra e adotar o avião como meio de transporte, sempre que possível. É isso ou continuaremos obrigados a pegar avião em Uberlândia...

Orelha em pé
É altamente preocupante a informação divulgada pelo site “Businesswire”, dando conta da decisão da Mosaic de transferir sua sede corporativa de Plymouth, no estado de Minnesota, para Hillsborough, na Flórida, ambos nos Estados Unidos. As alegações da multinacional para troca de endereço são muito semelhantes às que apresentou para justificar a opção inicial por Uberlândia para sediar sua unidade de gestão: proximidade com as outras fábricas do grupo e economia de custos. Vale destacar que Plymouth é uma cidade de cerca de 100 mil habitantes, que se desenvolveu graças à Mosaic, enquanto o condado de Hillsborough, cuja capital é a famosa Tampa, tem mais de 1,2 milhão de habitantes.

Queixo caído
Secretaria de Desenvolvimento Econômico está trabalhando dia e noite para apresentar à diretoria da Mosaic um projeto de “cair o queixo”. Reunião dos representantes de Uberaba com os caps da Mosaic será amanhã, em São Paulo. Dentre outros itens, será apresentado um elenco de imóveis já prontos para locação e capazes de atender às exigências da empresa. Tudo detalhado, ilustrado, precificado, etc. Trabalho muito robusto.

Fórum de ideias
Associação Mineira de Municípios está preparando para junho um megaevento em Belo Horizonte, para discutir o futuro do país, do Estado e dos municípios. Para se ter ideia da dimensão do projeto, basta dizer que o Congresso será realizado no estádio Mineirão. Além dos pré-candidatos a Presidente da República e ao governo de Minas, vários outros palestrantes estão confirmados, como o promotor de Justiça José Carlos Fernandes, o vereador Franco Cartafina, o presidente da Fundação Procon, Rodrigo Mateus, dentre outros representantes, de várias cidades.

Eleição da “live”
Não tenham dúvida de que essa será a eleição da internet, principalmente através de redes sociais. O vereador Franco Cartafina, por exemplo, que é pré-candidato a deputado estadual, vem fazendo live para divulgar suas posições sobre diversos temas. A propósito, no Congresso da AMM, em BH, Franco destacará exatamente o uso correto das redes sociais e o gabinete itinerante, com o “Francomóvel”, para contato com a população.

Descontos imperdíveis
Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA Vanguarda) tem investido na Santo Ivo, rede de óticas e farmácias com benefícios exclusivos para os profissionais da área e seus dependentes. Uberaba já conta com uma unidade na avenida Maranhão, pertinho do Fórum estadual, oferecendo produtos farmacêuticos, cosméticos, perfumaria e produtos óticos com descontos exclusivos para advogadas e advogados, que variam entre 10% e 45%.  

Notícias Relacionadas

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia