ALTERNATIVA

Ainda sem decisão, negociações com a Mosaic são produtivas

Lídia Prata
Publicado em 10/05/2018 às 20:54Atualizado em 16/12/2022 às 01:39
Compartilhar

Novo capítulo

Durou mais de duas horas a terceira rodada de negociações com representantes da Mosaic, ontem, no gabinete do prefeito Paulo Piau. Desta vez lá estiveram os gestores das universidades públicas e particulares de Uberaba, Sine, além do delegado regional de Polícia Civil, secretários municipais e o presidente do Codau. Tive a oportunidade de participar do encontro, como representante do segmento das comunicações. Foi uma reunião altamente produtiva, embora ainda não tenha sido decisiva sobre a localização da unidade de gestão da Mosaic.

Impacto positivo

Na abertura da reunião, o prefeito Paulo Piau apresentou gráficos elaborados a partir de levantamentos feitos sobre o desempenho dos municípios brasileiros em educação, saúde, saneamento e sustentabilidade. Em todos eles, Uberaba deixa Uberlândia “comendo poeira”. No ranking da Educação, por exemplo, Uberaba ocupa a 25ª posição em qualidade de ensino, sendo a única de Minas Gerais entre as 25 primeiras colocadas. Na Saúde, nosso município está em 26º lugar no ranking, enquanto em saneamento e sustentabilidade, 19º no país. Sem contar o agronegócio, no qual os números também impressionam, como no caso da produção de soja e cana-de-açúcar, que Uberaba deixa a vizinha Uberlândia lá pra trás. Aliás, hoje Uberaba é o segundo maior produtor de cana de Minas. Sabia?

Amor incondicional

Praticamente todos os gestores de universidades que nasceram em outras cidades declararam seu amor incondicional por Uberaba durante a reunião com o pessoal da Mosaic. O depoimento mais emocionante foi o da professora Heliodora Collaço. Depois de revelar as razões da escolha de Uberaba pelos proprietários da Facthus para instalar aqui uma nova faculdade em meio a outras tradicionais que existiam e já eram muito conceituadas na época, ela finalizou dizendo que valeu a pena terem acreditado em Uberaba, porque a cidade tem lastro, tem raízes, não é apenas uma cidade dormitório, na qual as pessoas chegam e logo vão embora.

Água benta

Já o presidente do Codau, reconhecido como bom marqueteiro, distribuiu copinhos d´água aos presentes, com a logomarca do Codau. E não perdeu a oportunidade de dizer que “quem bebe da água de Uberaba não quer mais ir embora daqui”.

Chame o xerife!

O momento de descontração da reunião com os executivos da Mosaic foi protagonizado pelo delegado regional Heli Andrade. Depois de falar sobre a nova delegacia regional no Parque das Américas, onde está sendo montado um grande centro de inteligência de combate ao crime organizado, Heli Andrade lembrou que recentemente foi a Polícia Civil de Uberaba que desbaratou a quadrilha e recuperou mais de 600 toneladas de produtos roubados da Vale Fertilizantes (hoje Mosaic) que estavam armazenados em Uberlândia...

Passivo grande

Além da chuva ácida, do tráfego pesado de caminhões nas estradas e na avenida Filomena Cartafina, a Mosaic (ex-Fosfertil) também produz montanhas de pó branco, o gesso. Nos Estados Unidos esse pó é considerado um problema. Aqui não. O prefeito lembrou que foi um uberabense que descobriu uma utilidade prática para o gesso, hoje amplamente utilizado na agricultura brasileira. Trata-se de Marco Túlio Paolinelli. Na verdade, Paolinelli não nasceu em Uberaba, mas adotou essa cidade como sua para sempre.

Preto no branco

Os executivos da Mosaic ouviram pacientemente todos os convidados do prefeito Paulo Piau para a reunião. Mas deixaram claro que a Mosaic terá de analisar os números racionalmente, tendo em vista a saúde financeira da empresa a médio e longo prazos. Sob essa ótica, o que está em jogo são a otimização dos processos e a competitividade da Mosaic, sobretudo considerando que concorrentes externos estão cada vez mais agressivos no mercado. Para não ter de fechar fábricas, demitir empregados e tomar outras medidas mais drásticas, a Mosaic está tentando racionalizar seus processos. Por enquanto está suspensa a decisão de instalar a unidade de gestão em Uberlândia. Mas o projeto de ter uma unidade de gestão na nossa região continua andando, o que significa que falta apenas definir a localização.

União sempre

Ainda que Uberaba não vença essa parada pela implantação da unidade de gestão da Mosaic, com seus 300 empregos de alto nível, uma coisa é certa: pela primeira vez estamos fazendo o “dever de casa” direitinho. Não interessa se fulano e beltrano gostam ou odeiam o prefeito, se preferem este ou aquele partido político. O que vi hoje na reunião foi uma demonstração de união que jamais existiu em defesa de Uberaba com tamanha força e intensidade. Essa mesma união precisa ser reprisada em tantas outras oportunidades quantas forem necessárias, pelo bem da nossa cidade e do desenvolvimento do nosso município.

Gestão compartilhada

Secretaria de Comunicação terá duas titulares para substituir o jornalista Denis Silva, que hoje se despediu do cargo para se dedicar exclusivamente à Codiub. As colegas Keila Riceto e Gê Alves farão uma gestão compartilhada na Secom.

Deputado federal Marcos Montes não fugiu da raia e aceitou indicação do PSD para ser titular da Comissão da Câmara que vai definir as regras que restringem o foro privilegiado. Presidente da Comissão é o deputado Diego Garcia, do Podemos-PR, aqui cumprimentado por MM 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por