ALTERNATIVA

Executivos da Mosaic realizam segunda rodada de negociações

Lídia Prata
Publicado em 09/05/2018 às 23:00Atualizado em 16/12/2022 às 03:54
Compartilhar

Pé na estrada

Uberaba e toda a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estarão “em peso” no evento que o senador Antonio Anastasia realizará na segunda-feira próxima, em Contagem, propondo debater a reconstrução de Minas Gerais. A profunda crise que se abateu sobre o nosso Estado, assim como os caminhos e alternativas para a retomada do desenvolvimento social e econômico, estarão na pauta do evento. “Minas Gerais sempre foi maior que as crises e continuará sendo” – diz Anastasia no convite distribuído a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças políticas e classistas em Minas.

Pontapé inicial

Embora o evento de segunda-feira seja suprapartidário, ele está sendo visto como a “data 1” da pré-campanha de Anastasia ao governo de Minas. Por conta disso, seus apoiadores em Uberaba estão articulando a ida de grande número de pessoas de toda a região, como demonstração de apoio ao nome do deputado federal Marcos Montes a vice de Anastasia.

Aposta alta

A propósito, o ex-prefeito Luiz Guaritá Neto está apostando todas as fichas que o governador Fernando Pimentel não se reelegerá. Guaritá cita os muitos pecados cometidos pelo governador nesse mandato, principalmente a retenção de recursos aos municípios, o parcelamento dos salários dos servidores, fechamento de presídios, inadimplência com fornecedores do Estado, dentre outros. “Um eventual segundo mandato será pior para Minas e para os mineiros” – sentencia Luiz Neto.

Crime ambiental

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente estiveram na avenida Barão do Rio Branco, nº 1.470, e constataram crime ambiental mostrado nesta coluna, na edição de sábado. Segundo a assessoria de comunicação da PMU, o autor do crime foi identificado e multado em R$ 256,72 por ter descascado parte do tronco da árvore, com objetivo inequívoco de matá-la. Nos próximos 40 dias, os biólogos da Semam vão monitorar a árvore, na tentativa de evitar a sua morte, incluindo a aplicação de calda bordalesa.

Tratamento urgente 

Caso semelhante ocorreu em Poços de Caldas, onde também ocorreu tentativa de matar uma árvore. Lá virou caso de polícia. Mas a árvore sobreviveu, graças à aplicação da tal calda bordalesa, que nada mais é do que uma mistura de cal, sulfato de cobre e água, considerada um fungicida agrícola tradicional de comprovada eficiência. É preciso fazer um curativo no local descascado com um pano embebido nessa mistura. Tomara que a Semam cumpra sua palavra e salve a árvore da av. Barão do Rio Branco.

Economia perversa

Delegado Regional de Polícia Civil, Hely Andrade engrossa o coro dos críticos das medidas de fechamento dos presídios nas cidades pequenas, como ocorreu em Conceição das Alagoas, com a consequente transferência de apenados para centros maiores, como Uberaba. Hely Andrade avalia que o grande problema nem será apenas a superlotação da penitenciária local. Será a transformação das penitenciárias em grandes centros criminosos. Ou seja, o Estado vai “economizar” com a manutenção dos pequenos presídios para gastar dobrado lá na frente com segurança pública. Segundo o delegado Hely Andrade, “os presos desses pequenos municípios, que até então não tinham contato com presos de alta periculosidade de organizações criminosas, vão passar a ter. É um retrocesso enorme para a segurança pública”.

Foco errado

Ainda a propósito da decisão do governo Pimentel de fechar presídios em cidades pequenas e transferir presos para penitenciárias estaduais vizinhas, Hely Andrade entende que “o ideal seria que cada município tivesse uma estrutura melhor para cuidar dos seus próprios presos, em vez de recambiá-los para outros centros maiores, onde fatalmente serão integrados às facções criminosas.” E arremata: “Estamos criando escritórios enormes de criminosos em Minas, através dessa política de fechamento de presídios e transferência de presos para centros maiores”.

Fora do páreo

A recém-lançada revista Crusoé, braço do blog O Antagonista, aponta três motivos para a desistência do ex-ministro Joaquim Barbosa de disputar a Presidência da República: a oposição de seu único filho, o receio de uma devassa em sua vida pessoal e a resistência em deixar a boa vida.

Nova rodada

Executivos da Mosaic serão recebidos hoje à tarde no gabinete do prefeito Paulo Piau para a segunda rodada de negociações visando à definição da localização da unidade de gestão da empresa. Uberaba ou Uberlândia? Uberaba, sem dúvida. Terra melhor do que esta não existe.

Cinquentona

Quarta-feira de festa para celebrar 50 anos da Rádio 7 Colinas, uma das emissoras mais prestigiadas e queridas de Uberaba. Ainda me lembro dos primeiros tempos em que os estúdios da Sete funcionavam na av. Fidélis Reis, em cima do Chopão, uma choperia muito badalada na época. Tenho nítido na memória o entusiasmo do meu pai, Edson Prata, e de seus sócios, José Cury e os irmãos Fauze e Fued Hueb. Desse quarteto fantástico apenas Fued continua entre nós, para receber os abraços de felicitação nessa data especial. E como Fued merece esses abraços, e o reconhecimento à sua competência e determinação no comando da nossa querida 7 Colinas, hoje também gerida pela segunda geração da família Hueb, com Flavinho e Mário seguindo os passos dos seus pais.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por