ALTERNATIVA

Concorrência do lixo não inclui exigência sobre coleta seletiva

Lídia Prata
Publicado em 01/05/2018 às 17:53Atualizado em 16/12/2022 às 04:07
Compartilhar

Foto/Rita Lacerda

Referência de qualidade e competência, o Buffet Michel está faturando o maior sucesso nos eventos da ExpoZebu, especialmente nos leilões mais badalados da temporada. Michel também assinou o elogiado buffet da festa de 15 anos da JM Magazine

Medida exata

Inauguração da ExpoZebu no sábado mostrou um ponto em comum entre os oradores da solenidade: a opção pelo equilíbrio. Com o Parque mais vazio do que em anos anteriores, o Presidente Michel Temer recebeu o afago do presidente da ABCZ, do prefeito Paulo Piau e do vice-governador Antônio Andrade. Até as cobranças feitas ao governo foram amenas, embora necessárias e oportunas. Temer deixou Uberaba extasiado com a recepção que teve aqui. E é assim mesmo que deve ser com convidados, sejam eles do governo federal ou estadual, mesmo os mais impopulares. A forma como o presidente Temer foi recebido mostrou que politicamente Uberaba está evoluindo a olhos vistos.

Segurança

Praticamente todos os oradores da abertura da ExpoZebu falaram em segurança. A começar pelo presidente Arnaldo Manuel Machado Borges, que ressaltou a importância da segurança jurídica nas relações para alicerçar o desenvolvimento do agronegócio. As leis e a interpretação delas pelos Tribunais não podem inquietar os produtores rurais, como tem acontecido ultimamente com cobrança do passivo do Funrural, por exemplo. Na outra ponta da segurança, o presidente da CNA, João Martins, destacou a insegurança das famílias no campo, cada dia mais expostas à criminalidade e à violência, inclusive representadas pelas invasões de propriedades rurais.

Mais avanços

Depois de percorrer o trajeto entre o aeroporto e a ABCZ ao lado de Temer (a convite do próprio Presidente), o prefeito Paulo Piau fez um discurso inspirado para saudá-lo na inauguração da ExpoZebu. “Encheu a bola” do presidente publicamente. Agradeceu a outorga do aeroporto de cargas, para em seguida pedir ajuda do governo federal na viabilização desse projeto. Reforçou a necessidade do gás para a região e insistiu, com muita habilidade, na importância de uma compensação da Petrobras à comunidade por conta das expectativas frustradas com a fábrica de amônia. Finalizou pedindo a Temer para não deixar que a “ditadura dos meios de controle trave o agronegócio brasileiro”.

Na mira

Lá pelas tantas enquanto discursava, o prefeito Paulo Piau brincou com o presidente sugerindo o nome de Arnaldo Manuel Machado Borges para ministro da Agricultura e Pecuária, caso Temer continue no poder. O presidente da ABCZ ficou visivelmente corado!

Mineirinho

Por falar na Expozebu, durante a visita do governador Fernando Pimentel, na sexta-feira, o vereador Rubério Santos (MDB) conseguiu quebrar protocolo e levar a diretora Ariana Souto, da EE Professor Chaves, para entregar a ele pedido de liberação da reforma e pintura da escola. A instituição tem 68 anos e atende 1200 alunos. Deputado Tony Carlos intermediou a conversa.

De olho no lixo

Serão abertos no dia primeiro de junho os envelopes contendo as propostas dos interessados em participar da concorrência pública para contratação de empresa para prestação de serviços de coleta, transporte e destinação regular de resíduos, mais conhecida como a concorrência do lixo. Esse é um dos serviços que gera maior despesa para os cofres públicos. Porém, ainda que não seja 100%, é preciso reconhecer que nos últimos anos Uberaba avançou consideravelmente no quesito limpeza urbana.

Grana preta

Pelo edital publicado na última edição do Porta Voz, o Município estima gastar mais de R$ 133 milhões com limpeza urbana, no período de 3 anos, o que representa cerca de R$ 3,7 milhões mensais. Por esse valor, a empresa vencedora da concorrência do lixo terá de se responsabilizar pela varrição manual e mecanizada das ruas, capina manual das áreas públicas e conservação dos espaços ajardinados, instalação e manutenção de contêineres de lixo, assim como operação e manutenção de Aterro Sanitário.

Conscientização já!

Ainda sobre essa questão da limpeza pública, está na hora de Uberaba alavancar uma campanha séria de conscientização sobre a importância do descarte de móveis, eletrodomésticos e outros produtos imprestáveis no lugar certo. Não é possível continuarmos convivendo com entulhos despejados em terrenos baldios e às margens das rodovias, onde são constantes os sofás, geladeiras, televisores e tudo mais descartado por populares. Aliás, nesse mutirão da limpeza realizado para combater os focos do mosquito da dengue, chama a atenção o excessivo volume de objetos recolhidos: 80 toneladas e meia de lixo, que encheram 91 caminhões, em apenas 23 bairros da cidade. Uma vergonha isso!

Coleta seletiva

Não será desta vez que Uberaba passará a contar com coleta seletiva de lixo. Pelo menos não consta no edital resumido publicado no Porta Voz essa exigência às interessadas na concorrência. Lamentável. Cidades menores que Uberaba e outras maiores também já aderiram à coleta seletiva há muito tempo. Estamos bastante atrasados nesse processo.

Volta ao ninho

Colega Gê Alves está deixando a Câmara Municipal para retornar à Comunicação da Prefeitura de Uberaba. Partiu dela o pedido de exoneração do cargo de Diretora Geral da Escola do Legislativo, que já foi publicado dia 27 de abril.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por