ALTERNATIVA

Secretário acredita em reversão da decisão da Mosaic

Lídia Prata
Publicado em 21/04/2018 às 22:19Atualizado em 16/12/2022 às 04:35
Compartilhar

A luta continua!

José Renato Gomes, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, está convencido que a Mosaic poderá reverter a decisão em favor de Uberaba. Além de levantar números e dados, a Sedec está elencando imóveis com o perfil capaz de abrigar o Centro de Excelência, aquele programado para ser implantado em Uberlândia. Na semana que vem as partes vão se reunir novamente para colocar o preto no branco. Vale lembrar que esse investimento da Mosaic representará a criação de 200 empregos, todos com salários altos.

Momento de tensão

Na avaliação de José Renato Gomes, nesses cinco anos e meio à frente da Sedec, a quinta-feira foi o dia mais tenso de todos, porque o governo municipal foi surpreendido pelo vazamento da correspondência interna da Mosaic dando conta da escolha de Uberlândia para concentrar a área de gestão da empresa. Mas José Renato frisa que “o prefeito Paulo Piau foi muito ágil e habilidoso na convocação das lideranças políticas e empresariais para mostrarem a indignação de toda a comunidade aos representantes da Mosaic. Conseguiu juntar um número de líderes jamais visto em ações dessa natureza. Uberaba mostrou força, mostrou sua insatisfação e revolta com a decisão que preteriu nossa cidade”.

Língua afiada

Entre as manifestações de insatisfação das lideranças aos representantes da Mosaic, chamou a atenção a fala contundente do deputado federal Marcos Montes. Afirmando categoricamente que Uberaba não vai aceitar ser preterida, MM disse que como ex-prefeito e ex-presidente da Frente Parlamentar da Agricultura ele não precisava medir as palavras para aquela conversa, como estava fazendo o prefeito Paulo Piau. E aí Marcos Montes rasgou o verbo. Lá pelas tantas, ele ainda frisou que Uberaba é a capital brasileira do agronegócio, fato este que, por si só, seria suficiente para levar a Mosaic a instalar seu Centro de Excelência aqui.

Pontos a favor

Na reunião de quinta-feira, houve um momento em que um dos líderes presentes lembrou que Uberaba está a 100km de distância do aeroporto de Uberlândia, praticamente a mesma distância da avenida Paulista ao aeroporto de Guarulhos. Porém, com uma vantagem: aqui tem estrada de pista dupla, sem o congestionamento das marginais de São Paulo. Qual a dificuldade, então, de tomar o avião de Uberlândia, se o problema é o aeroporto?

Tiro ao alvo

Ao ler as notícias sobre a escolha de Uberlândia por ser equidistante das demais unidades da Mosaic, leitor da coluna não se conteve: “Nem se eu bebesse toda a água do rio Grande conseguiria engolir essa mentira”. Pois é. Nem ele, nem ninguém.

Bairro do futuro

Extraoficialmente comenta-se que Uberaba também terá seu “bairro inteligente” até o fim do ano. Tratativas nesse sentido estariam bastante adiantadas, mas falta assinar o contrato.

Compasso de espera

Ainda não foi batido o martelo, mas pode ser questão de horas ou dias para o vereador Kaká Carneiro ser confirmado secretário municipal de Obras. Essa negociação entre o prefeito Paulo Piau e o PR vem se arrastando desde o ano passado, mas agora está mais próxima de chegar ao “finalmente”.

Buscando um rumo

Prefeito Paulo Piau se reunirá na segunda-feira à tarde com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Na pauta estarão as autorizações para derrubada de árvores em Uberaba. Espera-se que a Semam mude de postura, deixando de ser algoz da natureza para assumir seu papel de guardiã do meio ambiente, antes que seja tarde demais. Aliás, nunca é demais lembrar que há mais de dois mil pedidos para supressão de árvores aguardando autorização, o que poderá significar duas mil árvores a menos na paisagem urbana.

Primavera de versos

Recebi e agradeço o exemplar do livro “Primavera de Versos”, de Dioclécio Campos Junior, lançado em Portugal pela Chiado Editora, com prefácio escrito por seu irmão, nosso estimado amigo Luiz Cláudio Campos. Leitura obrigatória nesse feriado!

Feriado do trabalho

Feriado de Tiradentes neste sábado não fecha o Shopping Uberaba. As lojas estarão abertas das 13h às 20h. As operações da área de alimentação terão expediente das 11h às 23h. O Cinemais funcionará de acordo com a programação. O Drogão Super terá expediente das 9h às 20h; a Drogasil, das 10h às 20h; o Hipermercado Bretas, das 8h às 20h; lazer, das 10h às 22h, e serviços, das 10h às 22h.

Todas as cores

Domingo terá um colorido especial para nós, uberabenses, no florido Parque das Barrigudas, que será palco do Circuito Jazz, a partir de 11h. Eduardo Machado Trio sobe ao palco com Márcio Bahia e Gil Reis. Já os italianos do Davide Logiri Trio farão o show junto com Ricardo Moraes e Tarcísio de Oliveira. Programa imperdível para as famílias, lembrando que haverá atrações de lazer para a criançada também.

Falta pouco

A partir do dia 26, próxima quinta-feira, os exemplares da JM Magazine já estarão disponíveis nas bancas e demais pontos de venda. Na capa, o cirurgião-dentista Pedro Zanin, que conduz com maestria a clínica Oral Unic em Uberaba. Além de competente e boa pinta, Zanin é a simpatia em pessoa. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por