ALTERNATIVA

Grupo Algar teve peso decisivo na decisão da Mosaic

Lídia Prata
Publicado em 20/04/2018 às 08:30Atualizado em 16/12/2022 às 04:37
Compartilhar

 Era uma vez...

Depois de perdermos a fábrica de amônia da Petrobras, vamos perder também a Mosaic, que adquiriu recentemente a Vale Fertilizantes, antiga Fosfertil, a “menina dos olhos da economia local”, maior produtora de fertilizantes fosfatados da América Latina e maior orgulho do parque industrial do Município. Toda a gestão da Mosaic será transferida para Uberlândia, na esteira dos altos índices de desenvolvimento econômico dos vizinhos, assim como da sua superioridade em infraestrutura, transportes, saúde e qualificação de mão de obra. Essas, aliás, são as justificativas da empresa, em comunicado oficial aos funcionários sobre sua decisão de deixar Uberaba. Esse fato foi notícia de capa na edição do JM dessa quinta-feira e caiu como uma bomba, ao atestar o enorme retrocesso econômico que nosso município está prestes a experimentar com essa decisão da Mosaic.

Cidade inteligente

Até onde se sabe, o Grupo Algar teve peso decisivo na transferência da gestão da Mosaic para Uberlândia, à medida que está implantando na vizinha uma “cidade inteligente”, com prédios altamente tecnológicos, para abrigar empresas e bancos. A Mosaic vai levar pra lá o seu “Centro de Soluções Compartilhadas” e só não leva também a produção porque não tem como transpor o Rio Grande para Uberlândia. Se tivesse, certamente a multinacional não hesitaria. Por isso, vai continuar em Uberaba apenas a parte produtiva, que emprega cerca de duas mil pessoas, segundo a empresa. Em São Paulo permanecerá o escritório corporativo.

Conversa mole

Depois de reunião com o prefeito Paulo Piau, a Mosaic distribuiu nota à imprensa na tarde dessa quinta-feira, atribuindo a escolha de Uberlândia para sediar o escritório da empresa por ser “equidistante” das suas principais unidades. Diz a nota, textualmente: “Trata-se de uma decisão estratégica, para garantir fácil acesso para as diversas unidades operacionais da empresa”. Ora, a distância de Uberaba a Araxá, Tapira, Cubatão (SP), São Paulo, Paranaguá (PR), Imbituba (SC) é infinitamente menor do que a de Uberlândia a esses mesmos municípios onde a Mosaic tem unidades. A única vantagem da vizinha é contar com transporte aéreo para encurtar distâncias. Nada mais. Por isso, alegar equidistância de Uberlândia às demais unidades da Mosaic é ignorar Geografia.

Perdas e ganhos

 Ainda que digam que Uberaba não está perdendo nada com a criação desse escritório avançado em Uberlândia, a verdade é uma só: Uberaba está deixando de ganhar. Por que a Mosaic não deu preferência à nossa cidade para implantar esse “Centro de Soluções Compartilhadas”, já que suas fábricas estão aqui? Sob qualquer ângulo que a questão seja analisada não dá para aceitar essa decisão da multinacional dos fertilizantes.

Mais uma

Não bastasse a Mosaic, Uberlândia pode levar também uma grande fábrica de cosméticos uberabense. Negociações estariam bastante adiantadas com a Start Química, indústria que emprega cerca de cinco mil pessoas e fabrica o conhecido Azulim, dentre outros produtos. Alô, prefeit vamos perder mais uma???

Top Ten

Codau está entre as dez melhores empresas de saneamento do país, segundo pesquisa do Trata Brasil. É a 10ª colocada no ranking, que tem Franca em 1º lugar e Cascavel em 2º. Em menos de 8 anos, o Codau saltou do 19º lugar, ganhando nove posições nesse curto período. Numa semana com tantas notícias ruins para Uberaba, pelo menos essa do Codau para nos encher de orgulho.

Comparativos

Dentre as 90 maiores cidades brasileiras pesquisadas e analisadas nessa pesquisa do Trata Brasil, o Codau tem a 3ª tarifa mais barata. O presidente Luiz Guaritá Neto chama a atenção, também, para o fato de que enquanto a maioria das cidades cobra pelo esgoto o equivalente as 100% da tarifa de água, aqui em Uberaba o Codau cobra menos, 70%.

Só confusão

Pais de alunos da Escola Criativa estão em pânico com as mudanças no trânsito em frente à instituição de ensino. Em razão das intermináveis obras do BRT, foi fechado o acesso à avenida Santana Borges para motoristas que vêm da avenida Afrânio Azevedo. Em compensação, foi criada uma alça de acesso à Santana Borges, e todo o tráfego de veículos da Afrânio Azevedo foi jogado para a porta da escola. As obras começaram há poucos dias, mas já foram muitos os sustos com caminhões e outros veículos que viram em frente à Criativa, especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos, pois coincidem com os horários de pico de entrada e saída de trabalho de boa parte das pessoas. Os pais temem a ocorrência de acidentes no local e pedem providências à Prefeitura, antes que o pior aconteça.

Por que parou?

A propósito, as obras do BRT Sudoeste voltaram a parar. Não se veem homens trabalhando nem na rua Bento Ferreira (onde a estação está abandonada), nem na avenida da Saudade, onde o asfalto foi feito, mas continua sem sinalização, muito menos na João Dalacqua...

Olha a gripe!

A CAA Vanguarda inicia logo depois do feriado a campanha de vacinação contra a gripe, voltada para advogados e advogadas, assim como estagiários inscritos na OAB/MG. A vacina será gratuita e o local para aplicação será na unidade da Drogaria Santo Ivo, na avenida Maranhão, 1.153, nos dias 24 e 25, terça e quarta-feira, das 9h às 17 horas. O atendimento será por ordem de chegada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por