ALTERNATIVA

Comandante da 5ª RPM quer reduzir em 80% a criminalidade

Lídia Prata
Publicado em 18/04/2018 às 08:32Atualizado em 16/12/2022 às 04:40
Compartilhar

Índices em queda

Comandante da 5ª RPM, coronel Peres esteve segunda-feira na reunião da diretoria da Aciu para falar sobre o projeto de segurança pública na sua área de atuação. Para começar, afirmou que os índices de criminalidade tiveram redução de 42% no primeiro trimestre deste ano, no comparativo com igual período do ano passado. E admitiu que a população pode não estar sentindo essa redução da criminalidade no seu dia a dia. Mas garantiu que continuará perseguindo meta de redução de 80% na criminalidade em Uberaba e região sob seu comando. Tomara que consiga, pois a segurança hoje é uma das maiores – se não a maior – preocupações dos uberabenses.

Cinturão de segurança

Para enfrentar a bandidagem, o comandante da 5ª RPM quer criar um cinturão de segurança no entorno de Uberaba, “fechando” as fronteiras da cidade através de uma rede de informação que inclui monitoramento por câmeras que leem placas de veículos, possibilitando sua checagem no sistema da PM. Para o esquema dar certo, porém, coronel Peres aponta a necessidade de investimentos em tecnologia da comunicação, de modo a dificultar ou até mesmo impedir o acesso dos bandidos às informações hoje passadas por radinhos HT aos policiais. Ideia é dotar as viaturas de equipamentos digitais mais modernos e eficientes. O projeto global vai demandar investimentos da ordem de R$20 milhões.

Não à esmola

Por falar em segurança, está em fase de formatação na Secretaria de Desenvolvimento Social projeto de orientação à população no sentido de evitar doações de alimentos, agasalhos, cobertores e até colchões a moradores de rua. Segundo o secretário Marco Túlio Cury, essas doações apenas reforçam a presença desses moradores na rua, mantendo-os na condição de pedintes. Cury prega – com toda razão – que a sociedade deve se conscientizar da necessidade de ajudar as instituições a abrigar essas pessoas com dignidade e, paralelamente, promover o resgate da cidadania.

De volta

O radialista Tony Carlos poderá voltar a ocupar cadeira na Assembleia Legislativa a qualquer momento. Governador Pimentel deve nomear deputado do PT para a vaga aberta no Tribunal de Contas do Estado pelo falecimento da conselheira Adriene Andrade, segunda-feira. Com isso, ficará vaga uma cadeira de deputado e, como Tony é o primeiro suplente da coligação PT/PMDB, poderá ser beneficiado.

Pesadelo

Por falar no governador Pimentel, estão novamente atrasados os repasses do transporte escolar pelo governo de Minas. Após as cobranças e movimentos da Associação Mineira de Municípios (AMM), o governo quitou os valores referentes a 2017 no dia 15 de fevereiro deste ano. Em 2018, o Estado já está devendo as primeiras três parcelas do ano, o que deixa os prefeitos mineiros sem alternativas para manter o transporte dos alunos da zona rural. Quem sai perdendo, como sempre, é a população.

Solução já

Prefeitura de Uberaba não previu alternativa para os cortejos fúnebres na avenida Leopoldino de Oliveira, nem nas outras avenidas por onde os novos ônibus do BRT irão passar. Ontem à tarde, o tumulto no trânsito da avenida Leopoldino de Oliveira era uma coisa de louco, por conta de cortejo fúnebre misturado ao trânsito de veículos, ônibus, caminhões e motociclistas se aventurando em meio aos carros. Ora, a avenida da Saudade em breve terá corredor de BRT também e é por lá que os cortejos passam até o cemitério São João Batista. É preciso encontrar uma alternativa para evitar não apenas os transtornos no trânsito, como também que os mais afobados cometam os desatinos que vi ontem, com motoristas praticamente jogando caminhões sobre carros de passeio; motoristas de carros buzinando e querendo passar de qualquer jeito, e até ambulância “presa” no congestionamento.

Alô, Vigilância!

Cemitério São João Batista até que está bem conservadinho e limpo. Mas continua carecendo de um controle mais rigoroso de entrada e saída de pessoas, pois as ocorrências de furtos de objetos de metal dos túmulos desafiam uma ação mais enérgica.

Sem escapatória

Não “colou” a historinha do senador Aécio Neves para tentar se livrar da condição de réu no Supremo Tribunal Federal. A 1ª Turma da Corte não se convenceu dos argumentos da defesa do tucano e agora ele vai responder por corrupção e obstrução de justiça. Agora são seis senadores alvos de ações penais no STF em decorrência da operação Lava-Jato e de seus desdobramentos: Aécio Neves (PSDB), Gleisi Hoffman (PT), Romero Jucá (MDB), Valdir Raupp (MDB), o incorrigível Fernando Collor (PTC) e Agripino Maia (DEM).

Está chegando

Arnaldo Manuel Machado Borges, presidente da ABCZ, concedeu entrevista exclusiva à JM Magazine 60, que será lançada na próxima quarta-feira, a tempo da inauguração da ExpoZebu 2018. Arnaldo Manuel expõe suas expectativas para a maior feira pecuária do planeta, analisa a situação dos produtores de leite e fala que o futuro do setor está na tecnologia. Não percam a entrevista dele na JM Magazine.

PACTO

Programa de Capacitação 2018 do Shopping Uberaba está confiado aos tarimbados instrutores da JL Rocha, uma das mais importantes empresas de consultoria em Treinamento e Desenvolvimento do Brasil. Alvo da capacitação são os profissionais de vendas. Oportunidade excepcional. É mais um investimento que o Shopping faz para melhorar a qualidade do atendimento. Especialistas garantem que o diferencial para o sucesso de todo empreendimento comercial é a forma com que os vendedores recebem os clientes nas lojas. A abertura do PACTO será hoje, com a presença do presidente da empresa, Jeferson Rocha.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por