ALTERNATIVA

Aeroporto de Uberaba completa 84 anos sem muito para comemorar

Lídia Prata
Publicado em 14/04/2018 às 08:38Atualizado em 16/12/2022 às 04:46
Compartilhar

 Leitora

Em pleno outono, o espetáculo das paineiras embeleza a paisagem urbana de Uberaba, como no jardim da igrejinha Santa Rita; e ainda tem gente que quer derrubar paineira, uma árvore tão bonita assim

Velhinho abandonado

O aeroporto de Uberaba completa 84 anos hoje, com mais lembranças do passado glorioso do que motivos para comemorar a data. Não tem voos, não tem movimento, não tem perspectiva. Embora em 2017 a Infraero tenha registrado mais de 78 mil passageiros, infelizmente as grandes companhias bateram asas de Uberaba, assim como as opções de voo para São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Enquanto isso, os uberabenses são obrigados a pegar a BR-050 para embarcar no aeroporto de Uberlândia, contribuindo para aumentar os números de embarques e desembarques na vizinha rica... Uma pena que a situação seja essa, na data que seria para alegria e comemoração.

“Noiva” enjeitada

Em busca de uma solução para a conclusão das obras de travessia urbana próximas ao antigo Clube Cascata, o prefeito Paulo Piau iniciou negociações com a concessionária MGO para assumir o serviço. A obra foi abandonada pela Integral Engenharia no ano passado e de lá pra cá a Prefeitura tentou terminar o serviço, convocando a segunda, a terceira e até a 4ª colocada na licitação. A última chegou a mostrar interesse, mas depois desistiu. E a Prefeitura voltou à estaca zero, enquanto os acidentes de trânsito continuam pipocando por lá. Se a MGO não topar a proposta, a alternativa será abrir nova licitação.

Na mesma

PPP Iluminação continua sem data para entrar na pauta de julgamento do Tribunal de Contas do Estado, apesar de todos os apelos do prefeito Paulo Piau aos conselheiros do TCE. Há dois anos esse processo de licitação está parado em BH, por causa de denúncia de irregularidades no edital de licitação. E mesmo a PMU tendo feito todos os ajustes legais exigidos pelo Tribunal, tais como potência de lâmpadas e outros similares, a pendenga não se resolve. Enquanto isso, Uberaba continua num breu danado...

Por pouco

Vence na terça-feira o prazo para a regularização da documentação do único interessado que se apresentou para a concorrência pública do cemitério-parque de Uberaba. A “cabeça” do grupo é de Ribeirão Preto, mas inclui uberabenses também, entre os quais os empresários José Toubes Neto e Roberto Velludo, novos magnatas da construção civil.

Tema recorrente

Segurança pública vai voltar à pauta da Aciu, na reunião de segunda-feira. Presidente José Peixoto convidou novamente o delegado regional Heli Andrade e o comandante da 5ª RPM, coronel Lupércio Peres, para debate com os empresários que integram a diretoria da associação. Assaltos, furtos e roubos continuam tirando o sossego dos uberabenses.

Custo alto

Município vai desembolsar mais de R$4 milhões com transporte escolar este ano. Contrato com a Empresa Líder foi aditivado por mais 12 meses, incluindo 19 ônibus para transporte urbano e um ônibus com motorista para transporte rodoviário. E olhe que esse é o valor de apenas um contrato. Há outros, envolvendo frota menor de ônibus, igualmente para servir à Secretaria de Educação.

Hibernando

Licitação do georreferenciamento “dançou”. Porta-Voz do dia 11 publicou o termo de revogação da concorrência. Segundo o presidente da Codiub, jornalista Denis Silva, outro edital está sendo formatado para publicação nos próximos dias. Desta vez o edital vai incluir planilha detalhada dos serviços, conforme exigência do Tribunal de Contas do Estado.

Top

Um luxo! JM Magazine está assim. Linda. Conteúdo interessante e variado, gente bonita, empresários de sucesso. A edição de nº 60 chegará às bancas no dia 26, marcando os 15 anos da revista. Fique de olho!

A caminho

O Shopping Uberaba está em clima superpositivo com grandes novidades que serão divulgadas em breve. Mas já vou adiantar que a Camicado será uma delas. Quem frequenta shopping de outras cidades maiores, como São Paulo, conhece a Camicado e sabe que é uma loja top, tanto em itens de decoração, cama, mesa e banho. Além dela, há três boas-novas que vão deixar os uberabenses ainda mais apaixonados pelo Shopping Uberaba. Isso sem falar na Praça de Alimentação, que já está com as obras de revitalização chegando à reta final, com novos sistemas de som, luz e conforto ambiental.

Vista grossa

Engenheiro Antônio Vicente Oliveira engrossa o coro dos usuários da MG-427 insatisfeitos com a atuação da Polícia Rodoviária Estadual. Segundo ele, a PRE tem demonstrado “preocupação excessiva com carros de passeio, sendo que caminhões irregulares trafegam diariamente por aquela via, colocando em risco a vida dos usuários”. Ele conta que é rotineiro o tráfego noturno de caminhões com luzes apagadas, ou com um só farol ou só com faróis de neblina. E a PRE não toma qualquer atitude para tirar da estrada esses veículos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por