ALTERNATIVA

Uso de celular continua liderando infrações no trânsito

Lídia Prata
Publicado em 13/04/2018 às 08:01Atualizado em 16/12/2022 às 04:48
Compartilhar

Ligações perigosas

De 1º de janeiro a 12 de abril foram registradas 2.367 infrações no trânsito de Uberaba. Desse total, quase a metade refere-se ao perigosíssimo uso de celular ao volante. O levantamento feito pela Sedest sobre as infrações de trânsito mostra também 404 avanços de sinal, 251 autuações por falta do cinto de segurança, 93 por não dar preferência a pedestre, entre outras. Todas essas infrações vão doer no bolso dos motoristas. E a situação pode piorar para o lado dos infratores. O GM Neves, especialista em segurança pública, acaba de assumir a chefia dos agentes de trânsito. Fiscalização deve ser intensificada.

Está mudando!

Leitor Guilherme Garcia conta que há três anos recorreu ao JM para reclamar da inércia das autoridades, que não atendiam ao chamado de moradores para problemas no trânsito. Desta vez, acionou o JM para revelar que recorreu à Guarda Municipal nessa quarta-feira, pois um cidadão estacionou o veículo, bloqueando o acesso à garagem da sua casa. Segundo ele, em menos de 15 minutos uma viatura chegou ao local e autuou na hora o motorista folgado. Fato ocorreu na rua Dr. Sólon Fernandes, no Parque das Américas, próximo ao local onde se realiza feira.

Concurso prorrogado

Concurso público da PMU vai ser prorrogado até 2020. Decisão foi tomada pelo prefeito Paulo Piau na tarde passada, após ouvir os argumentos do secretário Rodrigo Vieira, demonstrando as vantagens da prorrogação. Vieira vinha defendendo essa tese há meses. Ponto para ele. Aliás, o secretário de Administração também promete liberar o tíquete dos servidores municipais hoje. A data correta seria dia 15, mas cai no domingo.

Caminho livre – Na iminência de ver o marido, Marlus Salomão, ser efetivado secretário municipal de Serviços Urbanos, Valéria Salomão requereu aposentadoria para não serem enquadrados na lei do nepotismo.

Sem pressa - Prefeito Paulo Piau não tem pressa em definir um nome para a presidência da Cohagra. Com a saída de Ripposati da presidência, o vice, Lawrence Borges, vem respondendo interinamente pela companhia. Um nome definitivo somente deve ser anunciado em maio ou junho e dependerá dos arranjos políticos com vistas às eleições de outubro.

Choque de opiniões

Engenheiros não têm opinião unânime na avaliação do projeto do viaduto programado para a rotatória do Parque Fernando Costa, objeto de apresentação pelo secretário de Obras, esta semana, no IEATM. Ex-secretário de Planejamento do governo Luiz Guaritá Neto, o engenheiro Ivan De La Rocque faz duras críticas aos projetos de implantação de viadutos em Uberaba, começando pelo projeto em frente da ABCZ. Ele diz que, “enquanto Boston, Gênova, Sampa, Rio tentam e conseguem eliminar elevados e viadutos, Uberaba se entrega a essa nociva ação urbanística”. Ivan destaca que “viaduto é artifício para transferir o engarrafamento de antes para depois. Trem enorme e antiestético, bem no portão da cidade, tapando a portaria do Parque Fernando Costa. Como exclamava erradamente um amigo do meu tempo de planejamento urbano em Oxford: ‘Lastimable’”.

Abaixo a burocracia

Pais de crianças atendidas por creche comunitária no Jardim Espírito Santo pedem socorro. Contam que há dois meses os professores não recebem salários. A internet foi cortada, enquanto as contas de água e luz estão atrasadas. Atribuem essa situação de penúria à burocracia de cartório que não libera a documentação da creche para que possa receber os recursos (já liberados) pelo município. Por causa dessa demora, a creche pode fechar as portas, deixando dezenas de crianças desassistidas. O Brasil precisa mudar. Essa burocracia excessiva é cara e absurda.

Projetos de Dutra

Por falar em crianças, em entrevista à Rádio JM nessa quarta-feira, o presidente da Câmara revelou projetos que pretende apresentar ao prefeito Paulo Piau, visando fomentar o turismo no município. Um deles refere-se à criação de opções didáticas de lazer em Peirópolis, mediante a implantação de um parque do dinossauro, com espaço para areia onde seriam enterradas réplicas de ossos de dinossauro para as crianças procurarem, com pá e baldinho de plástico. Vereador Luiz Dutra pretende, ainda, sugerir a construção de um parque náutico na Univerdecidade, para a prática de jet-ski.

Alto custo

Também em entrevista à Rádio JM, o comandante do Corpo de Bombeiros falou sobre o helicóptero que o Estado vai mandar para Uberaba. Segundo o tenente-coronel Anderson Passos, uma hora de voo da aeronave vai custar R$1.280 só em combustível.

Expansão

Ampliando a forma de prestar assistência aos advogados mineiros e seus familiares, a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA Vanguarda) tem investido na Santo Ivo, rede de óticas e farmácias com benefícios exclusivos para os profissionais da área e seus dependentes. Em franca expansão, a Rede Santo Ivo comercializa produtos farmacêuticos, cosméticos, perfumaria e produtos óticos com descontos exclusivos para advogadas e advogados, que variam entre 10% e 45%. Uberaba já conta com uma unidade consolidada, na avenida Maranhão, perto do novo Fórum, oferecendo variada linha de produtos aos profissionais do Direito da cidade e região. Economia garantida!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por