ALTERNATIVA

Prefeito Paulo Piau vai à Rússia e China no mês que vem

Lídia Prata
Publicado em 12/04/2018 às 07:40Atualizado em 16/12/2022 às 04:50
Compartilhar

Cláudio Basílio de Araújo

Deputado federal Marcos Montes está a um passo de ser vice na chapa encabeçada pelo senador Antonio Anastasia na disputa pelo governo de Minas. Apoio do PSD ao PSDB foi selado nessa quarta-feira, com as bênçãos do presidente nacional da sigla e ministro das Comunicações, Gilberto Kassab

Pra valer

Uberaba pode, finalmente, ser prestigiada na formação de dobradinha majoritária em disputa pelo governo de Minas. O anúncio do apoio oficial do PSD à pré-candidatura tucana de Antonio Anastasia abre as portas para Marcos Montes ser o nome do Triângulo Mineiro nessa chapa. Essa chance nunca foi tão real quanto agora. Claro que ainda é cedo para dizer que o martelo foi batido, até porque esse jogo político é pesadíssimo. Nos bastidores comenta-se, por exemplo, que o DEM quer emplacar o deputado Rodrigo Pacheco na dobradinha com o PSDB. Mas que Marcos Montes tem chance desta vez, isso tem.

Passo importante

Na avaliação do também ex-prefeito Luiz Guaritá Neto, que é o “padrinho político” de Marcos Montes, a oficialização do apoio do PSD ao PSDB em Minas foi um passo fundamental para Uberaba fazer o vice numa chapa que tem tudo para sair vitoriosa das urnas em outubro. E mais: a dobradinha em Minas abre porta para o bis em São Paulo na disputa pelo governo do Estado.

Lado a lado

Vale lembrar que Marcos Montes foi secretário de Estado no governo de Anastasia. Posteriormente, os dois estiveram juntos na campanha do tucano ao Senado. Sem contar que há uma proximidade muito grande entre ambos, com ideologias e princípios comuns. Tanto assim que em todas as vindas de Anastasia a Uberaba ele se hospedou na casa do deputado Marcos Montes, o que bem demonstra o grau de amizade que os une. Se a definição do vice depender da vontade de Anastasia, não duvidem que Marcos Montes será o escolhido. Mas, claro, essa definição dependerá de muita negociação, de pesquisas, cálculos matemáticos...

Por cima

Quem pode sair por cima nessas articulações partidárias é o ex-presidente da Cohagra Marcos Jammal. Recém-filiado ao PSD, ele topou abrir mão de projeto pessoal para se colocar à disposição do grupo político do qual faz parte. Pode ser o nome do PSD e do grupo de Paulo Piau a deputado federal este ano, caso se confirme a candidatura de Marcos Montes a vice-governador. Seu conceito cresceu junto ao grupo do prefeito.

Conjecturas

Mesmo que Marcos Jammal não se eleja – o que realmente é difícil, dado o volume enorme de votos necessários e pouco tempo que terá para buscá-los –, uma coisa é certa: ele estará cacifadíssimo para ocupar cargo de projeção tanto em Brasília (onde já atua no Ministério das Cidades) quanto em BH, numa eventual vitória de Anastasia para governador. Anotem isso para conferir em 2019.

Injuriado “no último”

Prefeito Paulo Piau voltou injuriado de Brasília, depois de presenciar o jogo pesado dos nordestinos para manter os investimentos da Petrobras em Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE). Governadores, senadores, deputados, prefeito, lideranças em peso foram à Capital Federal para lutar, unidos, pela mesma causa. Piau acredita que se Uberaba tivesse conseguido o mesmo apoio do governo mineiro, a história da fábrica de amônia da Petrobras poderia ter outro desfecho.

Jogo para gigantes

O Brasil hoje depende frontalmente do fertilizante importado para o agronegócio. Se amanhã ou depois der um problema de transporte e o fertilizante não desembarcar nos nossos portos, o principal dínamo da economia brasileira vai parar. Esse foi um dos argumentos usados pelos nordestinos para tentar manter as duas plantas da Petrobras na Bahia e Sergipe. Disseram mais: o produto importado gera emprego lá fora, enquanto internamente o Brasil tem milhões de desempregados. O custo dessa importação de fertilizantes é muito alto para o país, sob todos os aspectos.

Expertise russa

Prefeito Paulo Piau vai à Rússia e China no mês que vem. Na programação da visita a Moscou consta o encontro com empresários russos que atuam no segmento de gás, para conhecer a expertise deles especialmente com gasoduto. Recentemente os russos estiveram em Uberaba, manifestando interesse também pelo aeroporto internacional de cargas, que integra o projeto Intervales. Na China, a visita também terá foco nos negócios. Lá o prefeito visitará uma feira empresarial a convite do Ministério da Indústria e Comércio, integrando missão brasileira.

Crime ambiental!

Absurdo dos absurdos o que anda acontecendo em Uberaba. Esta coluna alertou para a destruição iminente de enorme área verde na avenida Abel Reis, onde ainda se via mata nativa. Depois de denúncia, uma equipe do departamento de controle ambiental e fiscalização, da Secretaria de Meio Ambiente, esteve no local e constatou que uma roçadeira estava “limpando” a área, além de terem ateado fogo, com iminente risco de incêndio na Área de Preservação Permanente. O proprietário do imóvel seria autuado ontem. Mas, convenhamos, só autuação não basta. Alô, MP do Meio Ambiente! Vai deixar nova queimada destruir a APP na Abel Reis?

Artur Matos

Band Triângulo reuniu clientes e profissionais de comunicação na noite de quinta-feira para apresentar sua grade de programação para 2018. Noite prestigiada para ouvir as novidades que estarão na telinha até dezembro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por