ALTERNATIVA

Sistema da CEF sai do ar e deixa servidores em polvorosa

Lídia Prata
Publicado em 07/04/2018 às 08:28Atualizado em 16/12/2022 às 04:58
Compartilhar

O mau exemplo de Lula

A resistência de Lula em cumprir a ordem judicial para se entregar voluntariamente até 17h de ontem apenas demonstra, mais uma vez, o desrespeito do ex-presidente pelas leis e pelo Judiciário. Os advogados de Lula tentaram todos os remédios jurídicos para livrá-lo da prisão e não conseguiram. Será que todos os magistrados, de todas as instâncias judiciais, estavam errados e só Lula estava certo? Por que será que ele foi condenado pelo juiz Sergio Moro e teve a pena aumentada pelo Tribunal Federal de Recursos, em segunda instância? Ora, francamente. Se não houvesse provas contundentes, qual juiz se atreveria a condenar um ex-presidente da República tão poderoso quanto Lula? Por isso, não dá para engolir esses discursos argumentando que a condenação é fruto de “perseguição política”, nem essa tentativa de vitimização de Lula. Tanto quanto qualquer outro cidadão, Lula errou e tem de pagar por isso. Ele não está acima da lei e precisava entender isso. Seria mais honroso para aquele que já foi um dos maiores líderes políticos do Brasil em todos os tempos.

Pra valer

Reunião ampla do prefeito Paulo Piau ontem no gabinete com todos os envolvidos nas obras e na gestão do novo BRT definiu cronograma para o fim das obras e início das operações em caráter experimental. Agora parece que o cronograma será definitivo, sem aqueles adiamentos que já vimos por diversas vezes nos últimos dois anos. Ficou acertado que as obras finais serão entregues até o fim de maio. Oremos!!!

Experimento nas férias

Ainda na reunião dessa sexta-feira foi estabelecido que o primeiro trecho do BRT será entregue até o fim deste mês, ou seja, antes do prazo anunciado anteriormente para junho. Já a operação do sistema está prevista para julho, durante o período de férias escolares. Prevaleceu o entendimento que julho é o mês mais apropriado para a adaptação do trânsito, uma vez que o tráfego de veículos é menor. Uma decisão prudente.

Sinalização

Próximo passo para o início das operações do BRT inclui a instalação das placas de sinalização para orientação do trânsito, principalmente das novas rotas, e reforço da sinalização horizontal. Prefeitura promete uma ampla campanha para orientar tanto motoristas quanto usuários do transporte coletivo.

Estacionamento

As novas linhas do BRT não excluirão as faixas destinadas a estacionamento de veículos, que foi a maior queixa das linhas passadas. Por isso e por terem novas cabines, mais práticas e funcionais, e rotas compartilhadas, está sendo chamado de novo BRT.

Avaliações diárias

O início da operação em caráter experimental se justifica para evitar os erros do passado, principalmente nas linhas chamadas de alimentadoras. Além disso, como o trânsito é dinâmico, nessa fase que deve durar cerca de 30 dias haverá medições e avaliações diárias para contribuir com a melhoria do sistema e minimizar o impacto. Já nas redes sociais os usuários do transporte coletivo aguardam ansiosos os novos trechos.

Chiadeira

A Caixa Econômica Federal deixou em polvorosa ontem os servidores públicos municipais e trabalhadores de várias empresas. Simplesmente os salários não “caíram” na conta dos beneficiados. Segundo a CEF, um problema no sistema inviabilizou o crédito dos salários na conta dos trabalhadores. Nem as lotéricas da cidade estavam conseguindo acesso. |O tempo “fechou” e provocou uma chiadeira danada. Servidores quase puseram a Prefeitura abaixo. Tanto que o secretário de Administração, Rodrigo Vieira, precisou intervir e foi pessoalmente até a agência central da Caixa. Rodrigo chegou a ameaçar notificar o banco por descumprimento do contrato com a PMU. Mesmo assim, o problema só foi resolvido por volta de 15h, quando as agências já estavam fechadas para atendimento ao público.

Teoria da conspiração

Houve até quem acreditasse piamente que o não-pagamento dos salários pela Caixa era uma retaliação pela prisão de Lula, já que a cúpula do banco é considerada “petista de carteirinha”. A versão pipocou nas redes sociais. O pior é que o problema não aconteceu somente em Uberaba, mas em várias cidades do país.

Dose dupla

Não bastasse o péssimo estado da MG-427, que liga Uberaba a Conceição das Alagoas (rodovia esquecida pelo governo do Estado de Minas Gerais), a bronca agora vai para atuação da Polícia Rodoviária. Advogado que retornava para Uberaba com a família teve um pneu estourado em um dos milhares de buracos da pista. Mas, o que irritou o motorista foi o fato de estar em plena MG, de madrugada, trocando o pneu, enquanto o filho pequeno permanecia dentro do carro. De repente, passou pelo local uma viatura da Polícia Rodoviária. Ele esperava que ao menos os policiais parassem pra perguntar se estava tudo bem, mas, mesmo acenando para a viatura, foi solenemente ignorado. A viatura passou, os policiais viram a cena, entraram em uma fazenda, retornaram minutos depois e nem deram bola. O profissional se sentiu ignorado duplamente pelo Estado. Com toda razão!

Perdido no espaço

O governo Pimentel está mais perdido do que azeitona em boca de banguela. Ontem, o Estado anunciou mudanças no auxílio-alimentação, com diferença de valores para servidores com diploma de ensino superior e aqueles que têm apenas ensino médio. Diante da chiadeira dos servidores estaduais, o governo voltou atrás e revogou o decreto. Com a designação em tempo integral foi a mesma coisa. Pelo cronograma, o prazo terminaria amanhã. Porém, no fim da tarde dessa sexta-feira, a Secretaria de Estado de Educação divulgou nota à imprensa mantendo as designações e afirmando que novo calendário será liberado na segunda-feira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por