ALTERNATIVA

Escândalo das ambulâncias faz três serem demitidos

Lídia Prata
Publicado em 06/04/2018 às 08:24Atualizado em 16/12/2022 às 05:00
Compartilhar

A Unimed Uberaba se preocupa com a sustentabilidade e investiu na tecnologia que converte a luz solar em potência. Foram instalados na Clínica Unimed Uberaba, localizada na avenida Santos Dumont, mais de 175 módulos fotovoltaicos. Para a instituição, essa iniciativa resulta em economia considerável, além de promover o cuidado ambiental. A produção irá suprir 100% da demanda consumida pela clínica. As colaboradoras Fernanda Lorena e Paulyny Nunes acompanharam as explicações dos técnicos para orientação das equipes

Alma lavada!

Já era madrugada de quinta-feira quando a presidente do Supremo Tribunal Federal lavou a alma dos brasileiros, desempatando a votação e negando o habeas corpus ao ex-presidente Lula. Mais do que mandar para a cadeia aquele que desafiou as leis e o Judiciário, saqueou os cofres públicos e ludibriou os brasileiros que nele votaram, o veredito do STF restabeleceu a confiança da população no fim da impunidade dos criminosos de colarinho-branco. Chega de privilégios para os poderosos!

Agora ou nunca

No fim da tarde dessa quinta-feira, o juiz Sergio Moro expediu o mandado de prisão do ex-presidente Lula, que tem até as 17h de hoje para se apresentar espontaneamente à Polícia Federal em Curitiba para começar a cumprir a pena a que foi condenado, de 12 anos e um mês. Na ordem de prisão, o juiz Sergio Moro proibiu terminantemente o uso de algemas, em consideração à “dignidade do cargo” que Lula ocupou, embora não o tenha honrado como se esperava.

Sem chance

Por falar em justiça, saiu publicada no Porta-Voz de quarta-feira a decisão de segundo grau que negou provimento ao recurso dos servidores envolvidos no “escândalo das ambulâncias”. Aos três acusados foi aplicada a pena administrativa máxima, que é a demissão a bem do serviço público. Esse assunto se arrasta há anos. Na época em que veio à tona, o então promotor de Defesa do Patrimônio Público, José Carlos Fernandes, ofereceu denúncia contra mais de 10 servidores e empresários, após investigações com interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça. Parte desses servidores foi condenada criminalmente, em abril de 2015, por uso de orçamentos falsos em licitação pública, além de formação de quadrilha. Na ação penal ficaram provadas as irregularidades na contratação de empresa para a manutenção das ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde, num esquema que desviou mais de R$350 mil dos cofres públicos, entre 2008 e 2010.

Pé na cova - Concorrência para a implantação e gestão do cemitério-parque em Uberaba não despertou tanto interesse como esperava a Administração municipal. Um único interessado se apresentou no pregão realizado nesta quinta-feira e mesmo assim sua documentação estava incompleta. Pelo visto, essa novela ainda vai longe...

Excelência - Codau vai contratar assessoria especializada na elaboração e administração de cursos de qualificação e aperfeiçoamento no atendimento telefônico e presencial, interno e externo. Melhor para nós, consumidores!

Prazo final

Às vésperas do prazo final para desincompatibilizações e filiações, o PR reforça seus quadros com novos integrantes. Assinatura das fichas será hoje, às 18h, e contará com a presença do principal expoente do partido na região, o deputado federal Aelton Freitas. Entre os novos filiados ao Partido da República estarão os músicos Cássio Facury e Dudu (Projeto ao Cubo), o ex-secretário municipal de Fazenda Edward Pereira e o ex-petista histórico Ney Correia.

Código de Ética

Já está em vigor o Código de Ética Pública, válido para a Administração direta e a indireta, direcionado tanto a servidores de carreira quanto ocupantes de cargos de confiança, ainda que temporários. Entre outras disposições previstas está o direito do cidadão à verdade, sendo proibido ao agente público omiti-la ou falseá-la. E mais: a cortesia, a boa vontade, o cuidado no trato com os contribuintes passam a ser expressamente obrigatórios, o que significa que a inobservância desses requisitos poderá render uma dor de cabeça “daquelas” para o agente público.

Fila zero

“Deixar o agente público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.” Pelo menos é o que está escrito no Código Ética Pública do município de Uberaba. Se será observado são outros 500...

Bonito na teoria

Na teoria é perfeito. Mas, na prática, nem sempre se observa o que preceitua o Código de Ética Pública, que também proíbe que “perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores”. Apesar das dificuldades de observância, é louvável a intenção por trás dos dispositivos previstos no Código de Ética Pública.

Renovação oportuna

Foi prorrogado por mais 12 meses o convênio firmado pelo município com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba para operar a Junta de Conciliação de Atendimento Judiciário na solução de conflitos. Na prática, esse serviço prestado pela Aciu tem evitado que várias pendências deságuem no Judiciário, além de reforçar, também, a arrecadação para os cofres públicos, mediante acordo com contribuintes inadimplentes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por