ALTERNATIVA

Acorda Uberaba pede fim de lero-lero do STF em manifestação

Lídia Prata
Publicado em 03/04/2018 às 07:31Atualizado em 16/12/2022 às 05:05
Compartilhar

Sandro Neves

Olhe a cena flagrada n= domingo à noite, em plena praça do Quartel: 17 vacas leiteiras estavam espalhadas na maior tranquilidade pelo gramado, como se ali fosse o pasto de uma fazenda qualquer

Toma lá, dá cá

Novos capítulos na novela do cemitério-parque de Uberaba. Porta-Voz de Sexta-feira da Paixão de Cristo publicou errata e retificação à concorrência 03/2018, que trata da outorga de concessão dos serviços cemiteriais, mas também inclui obra para implantação do novo cemitério. Pois bem. A concorrência passa a estabelecer o prazo de 10 dias para o vencedor efetuar o depósito integral do preço da área definida para abrigar o campo-santo e já declarada de utilidade pública. Ou seja, o vencedor da concorrência terá de desembolsar todo o montante, escritura, custas, emolumentos, registro, ITBI, tudo em cash!

Expertise comprovada

Município ainda retificou o edital de concorrência do cemitério-parque para incluir a exigência de comprovação de “aptidão para o desempenho de atividade”. Traduzindo em miúdos, os interessados terão de comprovar a expertise na gestão de cemitérios com no mínimo cinco mil jazigos. Essa exigência, por si só, afasta a possibilidade de participação de grupos empresariais locais na concorrência, a menos que se associem a outros grupos de fora com essa experiência comprovada na administração de cemitério em outra cidade. Porém, essa exigência é fundamental para o município afastar a participação de eventuais aventureiros.

Data mantida

Apesar dessas duas alterações no edital de concorrência do cemitério-parque, a Prefeitura não vai prorrogar a data para apresentação das propostas pelos interessados. Está mantida a sessão pública para o dia 5, quinta-feira.

Xeque-mate

Esta será uma semana de decisões importantes. Pra começar, tem o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal do habeas corpus do ex-presidente Lula. Amanhã também é dia da licitação do famigerado georreferenciamento, aquele serviço de mapeamento aerofotogamétrico de quase R$8 milhões de custo para os cofres públicos. Na quinta, a licitação do cemitério. E sábado, último dia para desincompatibilização dos interessados em disputar as eleições de outubro.

Acorda, Uberaba

Movimento Acorda Uberaba está convocando os cidadãos de brios para manifestação pública, hoje à tarde, em favor da manutenção da prisão de condenados em segunda instância. A onda verde e amarela também estará presente em várias outras cidades brasileiras, unidas pelo mesmo sentimento de indignação com o lero-lero do Supremo Tribunal Federal em relação ao tema. Concentração será na praça Pôr do Sol, em frente da Uniube, a partir de 18h.

Projeção internacional

Coordenador regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, o combativo promotor de Justiça Carlos Alberto Valera foi convidado e vai integrar a Comissão Científica do II Simpósio Internacional de Águas, Solos e Geotecnologias, em maio. O evento tem dimensões mundiais e conta com cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Valera também proferirá palestra sobre o tema “A legislação ambiental brasileira aplicada à gestão das matas ripárias e a qualidade hídrica”.

Remendo

A recomposição de passeios danificados por obras do Codau custará a bagatela de R$1.634.530, nos próximos 12 meses. Vencedora da licitação foi a construtora Sanioto.

Quem se habilita?

Fundação Cultural vai credenciar amanhã os interessados em comercializar alimentos e bebidas em food trucks, durante o evento denominado “Projeto no Parque das Barrigudas”.

Credenciamento

A realização de serviços técnicos de engenharia, arquitetura e agronomia tem sido objeto de credenciamento de construtoras locais pelo município, numa espécie de terceirização de tarefas como avaliação de imóveis, análise de projetos habitacionais, comerciais e industriais, fiscalização de obras, entre outras. Esse fato tem gerado grande insatisfação e protestos por parte de profissionais da área que se submeteram ao concurso público e há dois anos esperam convocação para assumir as vagas anunciadas pela Prefeitura. Alguns engenheiros já contrataram assessoramento jurídico para orientá-los sobre medidas judiciais cabíveis contra esses credenciamentos. Questão pode desaguar no Judiciário a qualquer momento.

Correndo atrás

Prefeito Paulo Piau e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, passaram a segunda-feira em São Paulo, onde participaram do Fórum Econômico Brasil e Países Árabes. Principal foco foi a prospecção de potenciais investidores no projeto do aeroporto internacional de cargas e passageiros.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por