ALTERNATIVA

Proibido derrubar

Piau determina a suspensão de toda supressão de árvores

Lídia Prata
Publicado em 30/03/2018 às 08:00Atualizado em 16/12/2022 às 05:10
Compartilhar

Sandro Neves

Presepada do Meio Ambiente

Por pouco não foram derrubadas 19 árvores da praça Comendador Quintino, mais conhecida por praça do Grupo Brasil. Vejam só que loucura: a Secretaria de Meio Ambiente havia autorizado a supressão das árvores, mediante um parecer “técnico” no mínimo esquisito. Nele consta que “o fato de externamente não ser possível observar evidências de fitossanidade comprometida, não significa que o exemplar esteja com sua integridade preservada. A Semam não dispõe de equipamentos que permitam análises internas do fuste e do sistema radicular, por isso torna-se temerário afirmar que uma árvore esteja plenamente saudável”. Ou seja, a árvore está aparentemente saudável, mas é melhor derrubá-la, porque não há equipamento disponível para saber se tem alguma doença oculta? Como é que um órgão encarregado de defender o meio ambiente pode cometer um desatino desses???

Proibido derrubar!

Questionada sobre esse novo atentado contra o meio ambiente, a Prefeitura informou que todas as supressões das árvores estão suspensas por determinação do prefeito Paulo Piau, inclusive as da praça do Grupo Brasil. Nenhum pedido novo ou em tramitação poderá ser autorizado sem que haja um laudo técnico comprovando, com fundamentos, a impossibilidade de salvação para a árvore verdadeiramente doente. Oremos!

No chão

Presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro e autor de obra literária sobre a mais emblemática personalidade de Uberaba em todos os tempos, o escritor João Eurípedes Sabino estava revoltado, na tarde passada, diante da demolição da casa onde nasceu José Formiga do Nascimento, o Zote. Segundo ele, não foram suficientes as gestões feitas junto ao Conphau e aos proprietários do imóvel. “A casa está indo ao chão junto com uma parte da nossa história” – lamentou.

Despedida

Toninho Oliveira se despediu ontem da Secretaria de Serviços Urbanos. Ficará apenas como titular da Secretaria de Governo.

Novos rumos

Presidente do Sindicato Rural de Uberaba assina ficha de filiação ao PSL, na segunda-feira, e já terá seu nome lançado oficialmente como pré-candidato a deputado federal. Romeu Borges, porém, permanecerá à frente do sindicato até meados de maio, quando passará a presidência ao vice, Gilberto Dias.

Rufem os tambores!

Engana-se quem pensa que as eleições de outubro estão frias ainda. Os primeiros sinais de movimentação intensa nos bastidores já são visíveis. O prazo de desincompatibilização é o sinal mais forte de quem de fato está almejando ser candidato e podem esperar que muitas surpresas virão. Este ano os brasileiros irão eleger o presidente da República, os governadores de Estado, dois terços do Senado Federal e os deputados federais, bem como os deputados estaduais ou distritais. O primeiro turno da eleição ocorrerá em 7 de outubro e o segundo turno, se for necessário (somente para governador e presidente), no dia 28 de outubro.

Quem vai sair?

Quem pretende sair candidato tem de respeitar o prazo estipulado para desincompatibilização do cargo ou função pública, sob pena de ser considerado inelegível pela Justiça Eleitoral. Essas normas variam de acordo com o cargo público. Por exemplo, se o cargo ocupado for de presidente, governador ou prefeito, não há obrigatoriedade de afastamento para concorrer à reeleição. Mas, para concorrer a outro cargo, o afastamento é definitivo e deve ocorrer seis meses antes do pleito. Ou seja, se Paulo Piau for candidato a outro cargo, terá de se desincompatibilizar no dia 7 de abril, no sábado da próxima semana. A conferir.

Tá chegando

A Lei Complementar nº 64/90 prevê regra específica para os vices (vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito), segundo a qual eles poderão candidatar-se a outros cargos, preservando seus mandatos, desde que, nos seis meses anteriores ao pleito, não tenham sucedido ou substituído o titular. Já vereadores que queiram se candidatar a deputado, tanto estadual quanto federal, não precisam deixar o mandato. A questão é diferente para secretários municipais, porque, nesse caso, o limite também é de seis meses de afastamento, ou seja, 7 de abril. Isso significa que a próxima semana será decisiva para quem quiser se candidatar.

Conjecturas

Caso Marcos Montes ou Paulo Piau venha a ser o vice em chapa majoritária na disputa pelo governo de Minas, tudo muda. Ambos já foram cotados tanto para ir com Anastasia quanto com Márcio Lacerda. Piau teria que renunciar. Já Marcos Montes não, por ser parlamentar. O mesmo vale se algum dos dois for disputar o Senado. Vale lembrar que Paulo Piau tem dito que vai cumprir seu mandato de prefeito até o final.

Clima de Páscoa

O Shopping Uberaba está em clima de Páscoa, com eventos diversos nas lojas que comercializam chocolates, e também a todo vapor com o início da programação de aniversário do empreendimento. O Shopping entra no vigésimo ano e vai lançar um selo alusivo à data na próxima quarta-feira, dia 4.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por