POLÍTICA

Após revisão, Uberaba vai decidir sobre adesão ao Minas Consciente

Comitê Técnico está focado em discutir sugestões para apresentar até terça-feira ao governo mineiro para adequação dos protocolos previstos no plano

Gisele Barcelos
Publicado em 18/07/2020 às 12:58Atualizado em 18/12/2022 às 07:59
Compartilhar

Secretário Municipal de Saúde, Iraci Neto, é esperada para o dia 29 a apresentação da versão atualizada do programa (Foto/Jairo Chagas) 

Uberaba deve aguardar revisão do programa Minas Consciente para decidir se vai aderir ao plano estadual de reabertura gradativa da economia. A informação é do secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, manifestando que o Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus está focado no momento em discutir sugestões para apresentar na próxima semana em consulta pública aberta pelo governo mineiro para adequações nos protocolos previstos em cada fase do plano.

O titular da Saúde afirma que, até terça-feira (21), diversas reuniões serão feitas pelos integrantes do comitê para tratar das propostas de alteração no programa. O prazo para envio das sugestões termina no dia 22 de julho. Encerrada a consulta pública, as ideias enviadas serão analisadas pela equipe estadual e a previsão é que no dia 29 deste mês seja apresentada a versão revisada do programa.

De acordo com o secretário, Uberaba precisa aguardar para ter conhecimento sobre quais alterações serão feitas nos protocolos que regem as etapas de reabertura das atividades econômicas. “O município neste primeiro momento vai fazer um trabalho de apresentar sugestões para a adequação do Minas Consciente. Consequentemente, haverá uma decisão [sobre aderir ou não] depois do dia 29 de julho e da reestruturação do programa”, pondera.

Iraci informa que, até o momento, a Prefeitura ainda não foi notificada sobre a liminar do Tribunal de Justiça que determina aos municípios obedecer às normas estaduais de flexibilização. Pela ordem, os municípios que não aderiram ao Minas Consciente deveriam cumprir os critérios previstos na deliberação estadual número 17, que levaria ao fechamento de estabelecimentos de alimentação na cidade e de lojas em galerias comerciais e shopping centers.

Sem a notificação da Justiça até o momento, o titular da pasta declara que nada muda no momento quanto ao funcionamento de empresas em Uberaba. “Vamos manter o decreto que está atendendo à maioria dos segmentos. Entendemos a angústia dos setores não incluídos. Mas as regras vigentes têm mantido os nossos números de casos estáveis e sem esgotamento da rede hospitalar”, posiciona.

Além disso, o secretário afirma que a questão judicial barra a possibilidade de avançar para a liberação de funcionamento de novos segmentos econômicos em Uberaba, como é o caso das academias. O setor está fechado há mais de três meses e aguardava a autorização para retomar as atividades. Por enquanto, somente o atendimento individualizado e em área externa está permitido. “Paramos o processo em respeito à liminar judicial. Estamos fazendo a gestão das medidas de enfrentamento, mas precisamos entender e acatar decisões”, encerra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por